Por Protásio Leão
Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de RH do ISAG – European Business School
É inegável o papel atribuído, hoje em dia, à Gestão de Recursos Humanos, na otimização do contributo das pessoas que constituem a empresa para o seu sucesso, traduzido na produtividade, capacidade dos colaboradores a nível multidisciplinar e conhecimento integrado sobre a realidade organizacional. Para este fim, é necessário tirar partido de um conjunto mais ou menos vasto de ferramentas de gestão de informação, fundamentais para o dia a dia da gestão.
Os departamentos de Recursos Humanos estão a aperceber-se dos benefícios de adicionar o business intelligence às suas ferramentas operativas existentes, disponibilizando informação estratégica aos seus empregados e gerir, mais efetivamente, todas as matérias relacionadas com os recursos humanos.
Os colaboradores podem visualizar e gerir a sua informação pessoal, através de portais self-service e intranets. Os gestores estão apenas a alguns cliques de distância de analisar o desempenho dos trabalhadores e níveis de aptidões.
Atualmente os sistemas de gestão de informação de RH deixaram de ser utilizadas apenas com foco meramente analítico e passaram a ser uma ferramenta indispensável aos vários membros da organização. Fornece suporte aos órgãos decisores e aos colaboradores, permitindo a visualização de desempenhos e escolha de melhores decisões, redução dos custos e tempo de processamento da informação.
Um sistema de apoio à decisão é um sistema destinado aos gestores organizacionais, que inclui dados, ferramentas analíticas com potencial preditivo e vários modelos, com o intuito de os ajudar na tomada de decisões semiestruturadas e não estruturadas.
Qualquer organização, necessita de informação para levar a cabo a sua atividade. Esta necessidade, varia de acordo com a complexidade das atividades e com as características da organização. Aliado ao conceito de quantidade de informação, surge a expressão utilidade ou o valor da informação.
A introdução de intranets nas empresas origina alterações extremamente importantes, pois a difusão da informação é feita através da rede e não apenas por meio de documento. Com o aumento da informação disponível dentro das organizações há que evoluir para conceitos de push da informação necessária em cada momento.
Atualmente, a preocupação central é criar organizações informadas, em vez de automatizadas e, neste caso, a forma de perspetivar os sistemas de informação assume um papel central.