A dreamMedia, a maior empresa nacional em publicidade exterior, foi premiada pelo Great Place to Work® como “Best Workplace 2022” na dimensão “101 a 500 colaboradores”, ocupando a 18.ª posição. Ao longo dos anos, o seu crescimento tem sido notório: se, em 2016, a empresa tinha cerca de 30 colaboradores, ao dia de hoje integra mais de 100.
O que faz da vossa empresa um lugar de excelência para trabalhar?
A dreamMedia é uma empresa em franco crescimento, com ambições concretas, que a colocam numa posição vantajosa para todos os profissionais que pretendam iniciar um projeto de evolução profissional estruturado e de sucesso. Ingressando na empresa, os novos colaboradores tornam-se “dreamers”, passando a fazer parte de uma família que vive de um espírito de união e cooperação únicos. A nossa cultura laboral assenta em valores como excelência, integridade, dinamismo, resiliência e inovação. Neste sentido, o nosso mote é promover o desenvolvimento dos colaboradores através de formação contínua, obtendo, assim, uma equipa dinâmica, motivada e com elevados níveis de conhecimento.
Considera que este reconhecimento influencia na atração e retenção de talentos?
Face à curva de crescimento ascendente pela qual a empresa está a passar atualmente, a vários níveis, temos sentido que os nossos colaboradores vibram connosco em cada conquista e isso é, de facto, muito positivo para garantir a satisfação de todos e o espírito de união que nos caracteriza.
O nosso mote é promover o desenvolvimento dos colaboradores através de formação contínua
Se tivesse de destacar algumas das que acredita serem as melhores práticas de RH da empresa, quais destacaria?
Habitualmente, são realizados diversos eventos que promovem a camaradagem e tornam o ambiente divertido, de união e, mais do que isso, de vinculação entre todos os colaboradores. Por exemplo, temos a comemoração dos aniversariantes de cada mês, de eventos específicos, como o Dia dos Namorados, da Mulher, do Pai, da Mãe, a Páscoa, os Santos Populares, o almoço e jantar de Natal, etc.
Em 2020, fomos forçados a colocar “on hold” os eventos presenciais, mas não deixámos de celebrar. No Natal, por exemplo, fizemos uma atividade em que entregámos cabazes a todos os colaboradores e presentes aos seus filhos.
No ano de 2021, fizemos um calendário adaptado à nova realidade, reforçando a nossa ligação, mesmo que por meio online. A título de exemplo, no Dia da Mulher, organizámos uma serenata online a todas as mulheres da empresa.
Concretamente, em termos de Employee Value Proposition (EVP), destacamos o seguro de saúde, a remuneração atrativa, a publicação de revista interna, os eventos de team building e o ambiente de trabalho familiar.
Ao viverem este clima tão familiar e harmonioso, os colaboradores criam o sentimento de pertença e, isso, verifica-se nos ótimos resultados obtidos e no esforço, muitas vezes a dobrar, para cumprir os objetivos propostos.
Em que consiste a vossa política de “porta aberta”?
Na dreamMedia, qualquer nova ideia é facilmente partilhada com as hierarquias e, mesmo, com o CEO. Nas reuniões, é frequente a participação dos líderes de departamento, bem como das suas equipas. Valorizamos a participação de todos no crescimento da empresa. Da parte do departamento de RH, a “porta está sempre aberta” para os colaboradores entrarem e colocarem questões ou esclarecerem dúvidas. Além disso, temos um local onde podem deixar as suas sugestões e melhorias, que são analisadas diariamente e recebem o respetivo feedback. Por norma, as sugestões são aceites e aplicadas – por exemplo, quem pediu para trabalhar alguns dias em casa viu o seu pedido ser aceite por parte de muitas chefias.
Em termos de Employee Value Proposition (EVP), destacamos o seguro de saúde, a remuneração atrativa, os eventos de team building e o ambiente de trabalho familiar
Trabalham com perfis muito díspares – dos qualificados aos mais técnicos. Em quais notam uma maior dificuldade de recrutamento e como trabalham a sua retenção?
A dreamMedia é bastante heterogénea ao nível dos recursos humanos, sendo multidisciplinar e diversificada. Temos um conceito único em relação às empresas concorrentes: pautamo-nos pela total autonomia. Temos profissionais com funções muito distintas, desde serralheiros e pintores a arquitetos e designers. Atualmente, apenas sentimos alguma dificuldade de recrutamento para a equipa de Operações, que abrange profissionais para a implementação e manutenção dos nossos suportes de comunicação.
Nº de colaboradores: 115
Nº de localizações: 2
Dimensão da equipa RH: 4
Soluções de comunicação: +30, entre os quais, outdoors estáticos e digitais, ativação e roadshow e mobiliário urbano
Grau de satisfação dos clientes: +98%
Funções a recrutar: Assessor de Direção, Gestor de Projeto, Técnico de Expansão, Accounts, Técnicos de Montagem, Técnico de Manutenção, Técnico de Planeamento
Entrevista publicada no suplemento especial “Melhores Práticas em RH” que acompanhou a edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!