O centro de formação GALILEU mudou, no início de janeiro, de morada. As suas novas instalações, em Entrecampos, têm capacidade para acolher um maior número de formandos.
A procura aumentou e, para responder às necessidades do mercado, o centro de formação GALILEU mudou de instalações e apresenta, agora, um espaço com maior capacidade para acolher o crescente número de formandos. O novo ano trará, também, à GALILEU novas ofertas formativas destinadas ao mercado particular e ao mercado empresarial, garante Cláudia Vicente, diretora-geral do centro de formação. Em entrevista ao InfoRH, a responsável considera que o mercado da formação, em 2019, irá caracterizar-se pela “afirmação da formação à distância, em regime de b-learning e de e-learning” e pela “formação na área das soft skills, principalmente de comunicação”.
A GALILEU começa o novo ano com uma nova morada. Nas novas instalações, há mais salas de formação, com maior capacidade. Esta mudança é uma resposta às necessidades do mercado?
A mudança de instalações surge como resposta à necessidade de um espaço criado de raiz para a realidade da GALILEU enquanto centro de formação. Sentíamos a necessidade de ter um espaço dedicado inteiramente à formação e aos formandos, que tivesse uma maior capacidade, quer ao nível do número de formandos que pode acolher, quer ao nível do número de salas disponíveis. Este espaço veio dar resposta a esta necessidade, contando com 18 salas de formação disponíveis ao longo de quatro pisos e com uma capacidade total para 223 formandos. Criadas de raiz, as novas salas de formação são mais versáteis, equipadas com quadros/projetores interativos e os diferentes espaços estão pensados para se poderem adaptar às mais variadas metodologias e tipos de formação, inclusivamente será possível criar pequenos ambientes de auditório. O novo centro de formação localiza-se estrategicamente junto à estação de comboios e metro de Entrecampos, um importante hub da rede de transportes de Lisboa, próximo de um dos principais centros empresariais da capital.
O investimento que a GALILEU realizou reflete, também, os resultados obtidos em 2018?
Os resultados positivos obtidos pela GALILEU em 2018 justificaram em grande medida este investimento, tendo registado um crescimento, mais significativo ao nível do mercado empresarial.
Há, então, mais pessoas a investirem em formação?
Sim, temos registado um crescimento, quer do número de formandos, quer do número de ações de formação que realizamos. Este crescimento tem-se verificado ao nível dos mercados empresarial e particular.
Como é que a GALILEU responde às necessidades de mercado?
A GALILEU conta com uma ampla variedade de soluções, fruto de uma vasta oferta formativa que se distingue pela complementaridade de produtos e serviços, que primam pela qualidade e flexibilidade, adaptando-se às exigências dos clientes. Dispomos também de uma rede de centros de formação com dimensão nacional e de uma equipa de profissionais especializada para apresentar a solução formativa mais adequada a cada cliente, de acordo com as suas reais necessidades.
Quais são, habitualmente, os cursos mais procurados?
Em 2018, registámos uma grande procura nos cursos de competências empresariais e comportamentais, nomeadamente nas áreas de liderança e gestão de tempo, e nos cursos de tecnologias de informação, com destaque para os cursos de Office.
Que novidades formativas apresentará a GALILEU neste novo ano?
Em 2019, a GALILEU irá apresentar novas ofertas formativas destinadas tanto ao mercado particular, como ao mercado empresarial, com o objetivo de dar resposta às necessidades do mercado e à inovação registada a nível tecnológico e empresarial, que brevemente iremos divulgar.
O lançamento de webcasts gratuitos acerca de diferentes temáticas é um sinal dos novos tempos?
De certa forma, sim. Através dos webcasts gratuitos, conseguimos alcançar outros públicos que de outra forma não chegariam até nós. Por outro lado, é-nos possível dar a conhecer algumas das nossas metodologias de formação, bem como a nossa oferta formativa, ao focarmo-nos em questões mais específicas de determinadas áreas de formação que dominamos. Um exemplo disso foi o último webcast que apresentámos, que tinha como objetivo fornecer aos participantes um conjunto de práticas que lhes permitem preparar e conduzir de forma mais eficaz uma reunião de avaliação de desempenho. Através dos webcasts, conseguimos ainda dar a conhecer a nossa plataforma de formação à distância, que permite transportar a interatividade de uma sala de aula para qualquer local com ligação à internet, em tempo real.
Que tendências considera que irão marcar o mercado da formação em 2019?
Em 2019, o mercado da formação ficará marcado pela afirmação da formação à distância, em regime de b-learning e de e-learning, sendo que o b-learning, ou blended learning, se refere a uma solução de formação que combina módulos presenciais e módulos de formação à distância. Este ano ficará também marcado pela formação na área das soft skills, principalmente de comunicação, cada vez mais valorizada pelas empresas, quer no momento de recrutar novos profissionais de acordo com os objetivos futuros da organização, quer no desenrolar da atividade diária da mesma.