Qual é, afinal, a maneira mais rápida de aprender eficazmente? A técnica é bastante simples: utilizando a palavra «Fast».
De acordo com Jim Kwik, CEO da Kwik Learning, citado pela Inc., «as nossas habilidades são limitadas quando a nossa mente se sente oprimida».
Jim Kwik passou mais de 25 anos a estudar o cérebro e a ensinar funcionários em empresas sobre como melhorar a memória e desbloquear o potencial do cérebro. No último evento de streaming da Inc. Real Talk, o CEO explicou que o stress da pandemia está a afetar a rapidez com que as pessoas são capazes de adquirir novas informações e competências – desde aprender novas línguas, a aprender sobre um novo software. De acordo com Kwik, citado pela Inc., «quando há tanto para processar – trabalho, saúde familiar, o mundo e a vida em geral – a conexão entre o cérebro sobrecarregado e o resto do corpo pode ter um sério impacto na positividade, desempenho, paz de espírito e prosperidade».
Assim, o CEO partilha quatro truques para facilitar a aprendizagem, sob a sigla F.A.S.T.
- Forget (Esquecer)
Parece contraintuitivo que, para aprender algo novo, tenha de esquecer tudo o que sabe sobre esse assunto. No entanto, Kwik explica que deve pensar no seu cérebro como um paraquedas: só funciona quando está aberto.
O CEO dá o exemplo de alguém com 20 anos de experiência em vendas. Esse funcionário pode pensar que tem muito conhecimento, mas é possível que esteja apenas a repetir um ano de informações equivocadas, ano após ano. E essas informações ficam desatualizadas muito rapidamente.
Por isso, o ideal é que esqueça tudo sobre o assunto em questão, e aborde a temática com uma mentalidade curiosa. Kwik deixa a sugestão de algumas questões que pode fazer a si próprio: Onde está aqui a lição? Como posso usar essa lição? Como posso aplicar isto? Por que devo usar isto? Quando vou usar esta informação?
- Active (Ativo)
Permaneça ativo na sua aprendizagem: tome notas, aplique conceitos e faça perguntas. O cérebro humano não aprende através do consumo, mas sim através da criação. Por isso, em vez de copiar uma informação para um caderno, mantenha o foco e seja ativo no processamento das informações, anotando perguntas e fazendo a ligação das novas informações com as informações de que já dispõe. Pense, inclusive, sobre como vai aplicar estas novas informações.
- State (Estado)
De acordo com Kwik, a informação ligada à emoção torna-se inesquecível. Isto é, ao aprender, as emoções que sente vão ajudá-lo a fixar a informação ou a competência na sua memória a longo prazo. Ou seja, se se sente entediado, é muito provável que esqueça as novas informações. No entanto, e de acordo com o CEO, se sorrir e corrigir a sua postura, forçando uma atitude positiva através de uma conversa interna, a aprendizagem vai tornar-se mais fácil.
- Teach (Ensinar)
O truque é também ouvir e aprender como se tivesse de ensinar as mesmas informações a alguém posteriormente. A intenção de ensinar leva a uma melhor aprendizagem, até porque provavelmente fará muitas mais perguntas esclarecedoras. Quando sabe sobre algo bem o suficiente para ensinar é quando sabe que ganhou essa nova habilidade com sucesso.
[Fonte: Inc.]
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!