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Como dizer «não» em contexto de trabalho

Dizer que «sim» a tudo pode desencadear sobrecarga de trabalho e até estorvar mais do que ajudar.

Beatriz Cassona Por Beatriz Cassona
2 Dezembro, 2020
em GESTÃO DA CARREIRA RH
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Como dizer "não" em contexto de trabalho
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Dizer «não» em contexto de trabalho é importante em determinadas alturas. Dizer que sim a tudo pode desencadear sobrecarga de trabalho e até estorvar mais do que ajudar.

No entanto, dizer que não a colegas ou chefias pode ser um desafio, principalmente numa altura em que o ritmo de trabalho acelera e a competição nas empresas se eleva. Contudo, dizer que sim a tudo o que lhe é pedido pelos seus chefes, colegas de trabalho, ou clientes pode levar ao não cumprimento das suas próprias tarefas e dos seus objetivos, afetando a sua imagem profissional e o seu próprio sucesso.

De acordo com a BBC News, estas são as estratégias que deve adotar para dizer «não»:

  • Faça as perguntas certas e tire notas

Quando lhe é pedido algo, deve colocar as questões certas e tomar notas. Isto porque, quanto mais perguntar sobre a tarefa e quanto mais interesse demonstrar no pedido, menos complicado é de dizer não. Colocar questões pode até ajudar o seu colega a perceber a magnitude da tarefa entre as prioridades da empresa.

  • Apresente boas razões para negar o pedido

Tem de ter atenção à maneira como responde. Ao responder «não», o ideal é explicar o porquê e apresentar alternativas. Seja claro sobre as atividades que o impedem de ajudar noutras funções. Explique do que se tratam essas atividades e forneça os detalhes necessários para que a sua resposta não pareça uma desculpa.

Se o pedido vier da parte do seu chefe, pode sempre optar por perguntar ao seu superior se ele quer rever as suas prioridades de trabalho. Desta forma, a sua chefia entenderá melhor as tarefas que tem em mãos e a sua disponibilidade. Uma outra forma de dizer «não» é mostrar que não se sente capacitado para lidar com as funções em questão.

  • Colabore com os seus colegas

A colaboração entre colaboradores é muito importante em qualquer empresa. Assim, se um colega lhe pedir ajuda e se o pedido não for urgente, pode sempre informá-lo sobre a sua disponibilidade para ajudar. Ou então pode também indicar outro colega que esteja mais disponível ou que tenha mais capacidades para ajudar no pedido. Esta é uma forma de mostrar o seu profissionalismo e vontade de ajudar.

  • Acompanhe o caso

Mostre interesse e pergunte ao seu colega como acabou por resolver a questão. Esta é uma forma de manter também um bom relacionamento com o seu colega, mesmo que a resposta ao pedido tenha sido negativa da sua parte.

[Fonte: BBC News e Alerta Empregos]


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