Carlos Vieira
Gestor de conteúdos do site Formação Financiada
Muitos especialistas acreditam que o quociente de inteligência emocional (QE) de uma pessoa pode ser mais importante do que o seu QI, sendo o primeiro comprovadamente um melhor preditor de sucesso, qualidade dos relacionamentos e felicidade em geral. Então, ao contratar funcionários emocionalmente inteligentes, uma empresa irá usufruir de todos estes benefícios inerentes.
As pessoas emocionalmente inteligentes destacam-se por serem auto-conscientes, auto-reguladas, motivadas, empáticas e terem habilidades sociais acima da média. Enquanto funcionários de uma empresa, este tipo de pessoas geralmente expressam-se e comunicam melhor, são proativas, lidam melhor com a pressão, geram um bom ambiente de trabalho e preocupam-se com a imagem da empresa e a satisfação dos clientes.
Mas como encontrar funcionários com alto nível de inteligência emocional?
- Pergunte sobre o passado
Pergunte aos candidatos como eram as suas relações com os colegas de trabalho e
chefes, nas empresas por onde passaram. Uma questão muito boa para aferir o quão um candidato é emocionalmente inteligente é a seguinte: “Como constrói confiança com os outros?”. A resposta a esta questão deixará claro se o candidato realmente sabe como estabelecer uma relação de confiança com as outras pessoas, se é bom a manipular ou se não tem qualquer ideia de como criar confiança com os outros. Além disso, se o
entrevistado meter os pés pelas mãos pode ser um sinal de baixa autoconsciência.
- Avalie as reações dos candidato
Ao fazer perguntas stressantes ou instigantes, preste atenção ao modo como os candidatos reagem e respondem. O tom e as expressões deles provavelmente mudarão com o tom da entrevista e provavelmente imitarão a sua linguagem corporal sem darem por isso. Se forem emocionalmente inteligentes, saberão como lidar com a situação.
- Coloque cenários hipotéticos
Apresente cenários hipotéticos e atente no comportamento e nas respostas dos candidatos. Um exemplo de questão que pode ser colocada: “Imagine que um cliente está chateado com algo que não é culpa da empresa.
O que é que você faria? Como reagiria?”. Perante este tipo de cenários as pessoas emocionalmente inteligentes serão capazes de responder com calma e provavelmente colocarão perguntas para saber mais sobre
o cliente e a situação que o levou a ficar chateado.
Implementando estas estratégias durante a entrevista, você pode aferir a inteligência emocional dos candidatos. Obviamente que este tipo de avaliação pode ser subjetiva, contudo irá fornecer-lhe informações importantes para decidir quais candidatos são emocionalmente mais inteligentes.