ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Agosto 2, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Como o conteúdo criado pelos colaboradores está a transformar o employer branding nas empresas

Saiba como as empresas estão a usar o poder criativo dos seus colaboradores para construir confiança, atrair talentos e fortalecer a cultura organizacional.

IIRH Por IIRH
27 de Janeiro, 2025
em DESTAQUES, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
0
Como o conteúdo criado pelos colaboradores está a transformar o employer branding nas empresas

Como o conteúdo criado pelos colaboradores está a transformar o employer branding nas empresas

15
Partilhas
172
Visualizações

Num mundo saturado de publicidade, a criação de conteúdos tornou-se uma alavanca essencial para as marcas se relacionarem com os utilizadores. No entanto, para além das possibilidades que oferece para o marketing e a comunicação, muitas empresas estão a aplicar esta prática para melhorar o seu employer branding e impulsionar o recrutamento de talentos, o que gerou o crescimento do chamado conteúdo gerado pelo empregado.

O que é o conteúdo gerado pelos trabalhadores?

É uma tendência que tem vindo a ganhar força nos últimos anos e que propõe que as empresas tirem partido do potencial criativo e da autenticidade dos seus próprios colaboradores. Surge como uma evolução natural do conteúdo gerado pelo utilizador, mas procura capitalizar o valor que os empregados podem trazer para a narrativa de histórias e de marcas.

A prática ganhou popularidade num contexto de utilização crescente das redes sociais em relação ao ambiente de trabalho. De acordo com um estudo realizado pela CareerArc junto de adultos norte-americanos, 58% dos candidatos a emprego procuram informações sobre potenciais empregadores nas redes sociais e 48% da Geração Z e dos Millennials com experiência profissional candidataram-se a empregos que encontraram nestas plataformas.

Por isso, as empresas começaram a dar destaque às suas equipas como uma maneira, não só para comunicar e criar comunidade, mas também para despertar o interesse da nova geração de trabalhadores. Assim, hashtags como #workilife, #officelife ou #officecontent acumularam milhares de vídeos publicados e milhões de reproduções.

A maioria destes vídeos é orquestrada e/ou protagonizada pelos departamentos de redes sociais das organizações.

Por exemplo, um vídeo do escritório luxemburguês da empresa de consultoria PwC acumulou mais de 5,5 milhões de visualizações. Nele, de uma forma humorística, é retratada a relação de amizade entre dois funcionários e a sua paixão por fazerem todas as tarefas em conjunto. Veja o video aqui.

A maioria das empresas que publicam este tipo de conteúdo são aquelas com forte conteúdo corporativo, como consultoras, agências ou empresas de tecnologia. Embora também haja uma presença considerável de marcas de moda ou de cosméticos. Deloitte, Salesforce e Cisco são algumas das empresas que utilizam este tipo de conteúdo.

Na sua maioria, trata-se de conteúdos de humor que também se inspiram noutras tendências dominantes nas redes sociais. Por exemplo, em vez de vídeos sobre “o que tenho na mala”, muitas empresas criam vídeos sobre “o que tenho na secretária”. Também pode haver conteúdo sobre o estilo de vestuário do escritório, a comida que cada colaborador usa ou as idiossincrasias do escritório e da empresa. Veja aqui.

Num tom leve e bem-humorado, as empresas também optam por apresentar os funcionários, transmitindo as vantagens e benefícios de trabalhar na empresa. Outras também partilham as experiências dos seus funcionários. A Cisco, por exemplo, publicou um vídeo sobre o dia de trabalho de um estagiário de marketing. Veja o video aqui.

As vantagens dos conteúdos gerados pelos colaboradores

O principal objetivo é transmitir autenticidade e criar confiança, uma vez que o conteúdo criado ou protagonizado por funcionários é visto como genuíno e credível. Numa altura em que muitos consumidores desconfiam da publicidade tradicional e anseiam por ligações reais com as marcas, o conteúdo gerado pelos funcionários pode ser uma janela para mostrar a empresa através daqueles que a vivem todos os dias.

Além disso, traz uma diversidade de vozes e perspetivas que enriquecem a narrativa da marca. Cada colaborador tem a sua própria história, a sua própria experiência e a sua própria forma de ver a empresa, o que ajudará a empresa a ressoar com diferentes segmentos de público, alargando o alcance e o impacto da mensagem da marca.

É também uma opção para reforçar o envolvimento e a cultura interna.

Mas o principal ponto de impacto desta tendência é o employer branding. Num contexto em que atrair e reter talentos é cada vez mais difícil, o conteúdo gerado pelos trabalhadores funciona como uma carta de apresentação para potenciais candidatos. Ao mostrar a cultura da empresa através de experiências da vida real, as organizações podem oferecer uma visão autêntica do que significa fazer parte da sua equipa.

Para além dos conteúdos criados como parte da estratégia de comunicação de uma empresa, os conteúdos gerados pelos trabalhadores também incluem conteúdos que estes publicam de forma espontânea e orgânica. Muitos utilizadores partilham as suas rotinas de trabalho ou o seu dia a dia no escritório, quer como resultado de uma ligação emocional autêntica com a empresa, quer como resultado da integração da empresa nas suas vidas.

Os desafios dos conteúdos gerados pelos trabalhadores

No entanto, estes conteúdos podem ser uma faca de dois gumes, precisamente quando se trata de conteúdos publicados espontaneamente. A falta de controlo da mensagem por parte das empresas pode gerar situações que põem em causa a reputação da marca ou gerar crises de comunicação.

Nos últimos meses, em linha com a revisão que muitos colaboradores estão a fazer do trabalho nas empresas, sobretudo entre os jovens, têm-se multiplicado os conteúdos em que, por exemplo, se partilham despedimentos ou se criticam as condições de trabalho. Veja aqui.

A gestão de tais conteúdos pelas empresas é um verdadeiro desafio. O despedimento é muitas vezes a via escolhida pelas grandes organizações em particular, o que muitas vezes leva a queixas públicas dos afectados e a uma reação simpática dos utilizadores, o que acaba por manchar a perceção da marca.

É por isso que muitas empresas já incluem a publicação de conteúdos nas suas políticas empresariais, seja proibindo-a ou limitando-a de alguma forma. Outras, que entendem a prática como um meio de auto-expressão dos colaboradores, optam por geri-la, planeando ou formando as suas equipas para comunicarem a marca de forma eficaz e responsável.

Num equilíbrio delicado entre a sua contribuição de valor e os seus desafios, os conteúdos gerados pelos trabalhadores estão a ganhar presença nas redes sociais. Pode proporcionar visibilidade, marca do empregador e autenticidade, e tornar-se uma das principais alavancas para a diferenciação da marca.

 

 

Mais sobre EmpresasEntrevistaIA e Recrutamentorecursos humanostrabalho
Notícia anterior

Orçamentos salariais em Portugal serão mais baixos em 2025, revela estudo da WTW

Notícia seguinte

Cegid expande presença ibérica com aquisição da PHC Business Software

Recomendamos

Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
cegid

Cegid expande presença ibérica com aquisição da PHC Business Software

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');