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Como otimizar a utilização do LinkedIn para encontrar um novo projeto profissional em 2022

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
28 de Fevereiro, 2022
em DESTAQUES, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
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Esta é a nova ferramenta do LinkedIn que permite encontrar emprego e ainda melhorar competências
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Numa transmissão online de análise ao Relatório LinkedIn de Emprego em Portugal no 4.º trimestre de 2021 e início do 1.º trimestre de 2022, Pedro Caramez, especialista em serviços de formação e consultoria para empresas, associações, organizações e profissionais no âmbito das redes sociais, nomeadamente no LinkedIn, deixa-lhe algumas estratégias de utilização desta rede social para encontrar o seu novo projeto em 2022. É o momento de se atualizar!

Entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, saltaram à vista alguns dados do LinkedIn sobre o emprego em Portugal. Se ainda não os conhece, a RHmagazine apresenta-lhe os principais:

  • 38 mil profissionais mudaram de emprego no período em análise (entenda-se a mudança de emprego quer ao nível de alteração de empresa, como de cargo dentro da mesma organização);

 

  • Os setores de atividade que apresentaram um maior crescimento, com aumentos das contratações, foram as TI, a evidenciar claramente o “boom” da digitalização. À área das TI juntaram-se a Publicidade e os RH;

 

  • Como empresas, com atuação em Portugal, com maior aumento de novos colaboradores, destacaram-se a Sonae MC, incorporando 184 novos colaboradores, seguida da Capgemini Engineering e, a ocupar a 3.ª posição, a Farfetch,  que nos últimos anos tem apresentado um constante volume de contratações;

 

  • De onde vieram a maior parte dos colaboradores que entraram em novas empresas? Também da Sonae MC (534), considerando que podem ter sido promovidos a outro cargo; da Deloitte (378) e, em terceiro lugar, da Accenture (346);

 

  • As empresas com maior número de colaboradores (mais de 10.000 colaboradores) e as empresas entre os 11 e os 50 colaboradores foram as mais ativas no recrutamento;

 

  • O topo dos recrutados apresentava mais de 10 anos de carreira;

 

  • Como idioma dos perfis mais recrutados destacou-se a língua portuguesa (27.000/38.000);

 

  • Iniciantes (19.000) e seniores (15.000) foram os níveis de experiência que se destacaram;

 

  • Por fim, em termos de funções para as quais houve mais pessoas a serem recrutadas, ocuparam as três primeiras posições as Operações, a Engenharia e o Desenvolvimento de negócios.

Quero que o meu perfil de LinkedIn seja notado. O que fazer?

Apresentados os principais resultados do relatório, Pedro Caramez deixa-lhe algumas dicas para melhorar a utilização do LinkedIn e, dessa forma, alcançar um novo projeto profissional à sua medida, em 2022. Tome nota!

  • Nas configurações, desativar a opção “Pessoas também viram”, uma vez que não queremos que os utilizadores que abrem o nosso perfil vejam, na tela do lado direito, os nossos potenciais concorrentes.

 

  • Ainda nas configurações, em visibilidade, editar o perfil público, garantindo que a fotografia está visível para todos, e tornar também o endereço de correio eletrónico mais visível aos utilizadores (conexões de 1º e 2º graus). Não podemos desmotivar o recrutador que quer chegar até nós, apresentando-lhe dificuldades em estabelecer contacto.

 

  • Na área do perfil, utilize uma imagem de capa que demonstre a sua área de atuação; a imagem a que pretende ser associado. Renove a sua foto de perfil, mantendo-a sempre atualizada. Evitar a utilização do selo “#OpenToWork”, que ao permitir que seja contactado por qualquer pessoa na sua rede, gera algum desinteresse aos recrutadores. No título profissional, incluir o cargo(s) atualmente ocupado(s), para que, sem grande pesquisa, os recrutadores saibam de imediato quem somos e onde atuamos. Incluir nos destaques as certificações ou projetos mais relevantes em que tenhamos estado envolvidos; mostrar os pontos fortes do nosso perfil. No “sobre”, escrever uma espécie de carta de apresentação que responda à questões: “Quem sou?”; “Como posso ajudar a sua empresa?”; “Que funções/cargos posso desempenhar?”; “Que ferramentas sei usar?”; “Que competências chave tenho?”; “Quais os pontos altos da minha carreira?”. Sem as palavras certas o nosso perfil não é visitado. Os títulos dos cargos anteriores devem estar completos (ex: não colocar apenas “marketing digital”, mas “técnico de marketing digital”) e nos descritivos devemos inserir três elementos fundamentais: a quem reportávamos, quais as principais responsabilidades e quais os principais resultados no exercício da nossa atividade.

 

  • O número de contactos é importante, porque estes são o nosso primeiro público, os mais favorecidos para nos encontrar. Contudo, temos de ter as pessoas certas no nosso perfil. “Tragam pessoas do mundo do recrutamento para a vossa rede”, aconselha Pedro Caramez. Para isso, devemos filtrar a nossa pesquisa por empresas que atuam em Portugal na área de recrutamento.

 

  • Ao utilizar o portal de vagas, os passos a seguir são: candidatar-se; clicar na página da empresa e segui-la; clicar nas pessoas que lá trabalham e procurar identificar os recrutadores ou até os C-level da organização. “Não podem dizer numa primeira entrevista que não conhecem nada da organização. Não se limitem a fazer a candidatura e pesquisem”, conclui Pedro Caramez.

Preparado para se movimentar no mercado de trabalho?

Se tem especial interesse nestas temáticas, aceda ao blog de Pedro Caramez e saiba como potenciar os seus resultados com a ajuda das redes sociais, sobretudo do LinkedIn!

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