A myMentor.pt, que foi apresentada pelo IEFP na “Semana do Empregador do IEFP” nos dias de 22 a 26 de maio de 2023, é uma plataforma de gestão de carreiras e constitui uma ferramenta útil para empregadores e pessoas que procuram um emprego ou têm intenção de realizar ações de reskilling e upskilling.
A plataforma myMentor foi criada como forma de “dar uma resposta sobre estas transformações do mercado de trabalho emergentes e como é que pode haver esta aproximação entre aquilo que são exigências dos empregadores e as competências da população ativa disponível para se candidatar”, explica Inês Menezes, fundadora e gestora da plataforma em declarações ao Dinheiro Vivo.
Inês Menezes diz que a myMentor “tem um manancial de informação muito grande” para colmatar este gap. Isto porque, como um dos dois grandes objetivos da sua plataforma é a capacitação das pessoas que estão à procura de emprego, criou ferramentas que ajudam e facilitam essa procura de emprego com algoritmos de Inteligência Artificial.
Estes, descreve, agregam o mercado de trabalho online – os anúncios de emprego que estão dispersos pela internet – numa única funcionalidade e apresentam tudo organizado por profissão, região e data.
“Quem procura emprego tem aqui a oportunidade, de forma muito mais agregada de encontrar aquilo que procura”, conclui.
A plataforma também disponibiliza outros tipos de informação – como tutoriais, vídeos, etc. – com especialistas que abordam o tema da preparação para o mercado de trabalho. São dadas dicas sobre como uma pessoa se deve posicionar perante uma entrevista, como é que deve atualizar as suas competências e estar a par das necessidades do mercado de trabalho. Outras informações também são dadas – desde a construção do CV e do currículo, até como nos prepararmos e respondermos às perguntas do entrevistador.
O segundo aspeto para o qual a myMentor também está muito vocacionada, e que pode partilhar com os presentes, foi acerca de que como se devem ajudar as empresas, por um lado, os técnicos de emprego e, por outro, as pessoas individualmente na gestão da sua carreira, a perceberem quais são as grandes mudanças do mercado de trabalho, em termos de competências e do futuro das profissões, de modo a fazerem atualizações a tempo e horas antes de ficarem desempregadas. Como? Através do reskilling – mudança de rumo profissional – ou do upskilling – aumentar de competências dentro da sua função, explica a responsável.
Saber que profissões os empregadores mais querem

Outra ferramenta crucial que a myMentor dispõe é um conjunto de informação sobre as competências que os empregadores ditam atualmente ser as mais importantes, quer em termos de profissões, quer em termos de região.
Baseando-se na informação do dicionário da ESCO, a do European Skills, Competences, Qualifications and Occupations, a myMentor poderá depois fazer uma comparação das ofertas de emprego dos últimos 2 anos e, daí, extrapolar para aquilo que os empregadores requerem e ditam que sejam as competências necessárias no recrutamento para determinadas funções e em determinadas regiões.
“E isto vai ser uma vai ser também um tanque potencial de informação para políticas públicas, para políticas de novas formações, enfim, para definição de campos de empregabilidade brutal, porque nós vamos ter informação atualizada sobre competências, competências por profissão e competências como por região”, afiança a fundadora da myMentor, Inês Menezes.
A plataforma myMentor é de acesso gratuito e pode ser consultada aqui. Além de ter como parceiro o IEFP e a ANQEP, a myMentor foi desenvolvida pela Better Future com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Portugal Inovação Social.