A propósito do Dia Mundial da Poupança, que se assinalou no passado dia 31 de outubro, o grupo Your elaborou uma lista com sete dicas para uma gestão empresarial adequada.
O grupo Your, especializado em serviços de apoio à gestão, reuniu, a propósito do Dia Mundial da Poupança, profissionais das áreas de contabilidade e fiscalidade, compras e otimização de custos, recursos humanos e segurança e saúde no trabalho, para apresentarem estratégias que conduzam a uma gestão adequada dos lucros e das despesas dos orçamentos empresariais.
“Com 2018 a chegar ao fim, as empresas aproveitam para fazer um balanço da sua situação financeira e planificar o ano que aí vem. Quer se esteja a gerir uma startup ou uma empresa com mais anos de mercado, é fundamental garantir uma gestão adequada do orçamento disponível, garantindo um equilíbrio sustentável entre custos e ganhos”, explica Sara do Ó, CEO do grupo Your.
Eis algumas das soluções para redução de custos nas empresas:
1. Adote uma estrutura de custos mais flexível
Quanto mais flexível for a estrutura de custos, mais sustentável é o negócio e a tesouraria das empresas. Nomeadamente no que diz respeito aos gastos com os funcionários, por exemplo, devem ser contratadas pessoas que sejam essenciais para a parte operacional da empresa. Dependendo da dimensão das empresas, todas as restantes áreas devem ter custos flexíveis com o recurso ao outsourcing dessas mesmas funções ou tarefas.
2. Avalie os benefícios fiscais aplicáveis ao seu negócio
A legislação fiscal prevê diversos benefícios que podem representar poupanças significativas para as organizações. A realização de um diagnóstico regular e eficiente com vista a uma otimização fiscal destas oportunidades é essencial para garantir a rentabilidade dos negócios. Atualmente, a lei prevê incentivos à contratação de jovens ou desempregados, benefícios fiscais relacionados com investimento em ativos produtivos ou com o reinvestimento de lucros, benefícios fiscais à capitalização de empresas ou relativos à reabilitação de imóveis.
3. Desenvolva um plano de controlo de custos
Faça uma análise crítica às contas da sua empresa. Implemente workflows de aprovação rigorosos, incluindo a obrigatoriedade de uma autorização superior para qualquer aquisição para a empresa. Adote regras rígidas no uso de economato e racionalize os gastos com material informático. Implemente, também, indicadores de compras baseados na criação de valor e não só na poupança.
4. Invista em programas de retenção de colaboradores
Atrair e reter os colaboradores é o maior desafio das organizações, uma vez que a retenção de um colaborador custa menos do que a contratação de um novo. A sua substituição envolve custos de contratação, inerentes ao tempo gasto em recrutamento e seleção, custos de onboarding, referentes ao treino dos novos colaboradores e custos emocionais, devido à saída do colaborador e respetivo impacto no resto da equipa. Construa um diferencial competitivo, crie um ambiente que incentive o colaborador a ficar, uma vez que é uma medida vital para o sucesso do seu negócio.
5. Formação dos recursos humanos
Todas as empresas são obrigadas por lei a dar formação de pelo menos 35 horas por ano ao colaborador. A adoção de sistemas de formação interna certificada é essencial quer para a evolução profissional e técnica dos seus colaboradores, quer para a redução de custos. As empresas devem avaliar dentro de casa de que forma podem conseguir dar esta formação, otimizando desta forma estes custos.
6. Negociar com os seguros de saúde e segurança no trabalho
As empresas devem zelar, de forma continuada e permanente, pelo exercício da atividade em condições de segurança e de saúde para o trabalhador tendo em conta os princípios gerais de prevenção que estão descritos na lei do trabalho. Se a sua empresa tiver um registo zero de acidentes de trabalho num determinado período de tempo, tem uma forte possibilidade de negociar com a companhia de seguros para reduzir o prémio anual de seguro de acidentes de trabalho.
7. Avaliação cuidada dos seus fornecedores
Garantir sempre que obtém, de cada um dos seus fornecedores, o serviço com a quantidade e qualidade que deseja e necessita. Uma empresa deve sempre rever contratos, preços e produtos com os seus fornecedores.