ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Outubro 27, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Da crise à oportunidade: a formação profissional como potencializador do crescimento empresarial

IIRH Por IIRH
29 de Julho, 2021
em APRENDIZAGEM & FORMAÇÃO, CRÓNICAS & OPINIÃO
0
OPINIÃO: Da crise à oportunidade: a formação profissional como potencializador do crescimento empresarial
25
Partilhas
277
Visualizações

 

Autora:  Luísa Pestana Bastos, Advogada Associada do Departamento Laboral da SMFC

 


O rumo imprevisível imposto pelo ano de 2020 veio comprovar que a capacidade de adaptação se revelou numa das competências mais importantes para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização.

Desde o ano passado que o mundo laboral teve de se adaptar forçosamente, quer porque teve de transferir parte muito substancial dos seus recursos, incluindo capital humano, para o trabalho à distância, quer porque se viu na necessidade de suspender ou até de encerrar a sua atividade.

Algumas das circunstâncias excecionais vividas desde 2020 – e cujas consequências estão longe de ter um caráter transitório – anunciaram e implementaram mudanças profundas e permanentes, como se afigura, por exemplo, o caso da interação dos trabalhadores no meio digital, através da utilização, em permanência, de meios de comunicação à distância.

Acresce que a capacidade das empresas para recuperar das grandes perdas sofridas no último ano depende das iniciativas tomadas desde já para uma reconversão parcial ou total da atividade, do desenvolvimento dos meios digitais ao serviço da prática organizacional, bem como das oportunidades de flexibilização oferecidas pela crise pandémica.

«De um modo geral, na evolução de toda a vida, assim como na das sociedades humanas e dos destinos individuais, os maiores sucessos couberam àqueles que aceitaram os maiores riscos» (Henri Bergson in “A evolução criadora”).

Aproveitando este pensamento de Bergson, atrevemo-nos ainda a afirmar que os maiores sucessos couberam em 2020 e cabem, ainda, também àqueles que, arriscando, olham para os desafios e dificuldades como verdadeiras janelas de oportunidade, designadamente nos domínios da recapacitação e da requalificação.

É indubitável que a atual crise pandémica suscitou no mundo empresarial atual novas necessidades de negócio e de adaptação empresarial. Se a necessidade de passar a assegurar a força de trabalho quase exclusivamente através de meios de comunicação à distância tornou mais clara a urgência na aposta da formação profissional para aquisição de novas competências, inclusive do foro tecnológico, tendo em vista uma otimização do desempenho dos trabalhadores (no sentido de os mesmos se tornarem mais criativos, inovadores e disruptivos), também é verdade que, em setores de atividade de base mais tradicional – e por natureza, menos tecnológica -, surgiu a necessidade de apostar continuamente na formação profissional dos trabalhadores, que tiveram de se readaptar nas suas próprias funções. É neste contexto que entendemos poderem aplicar-se os conceitos de «upskilling» e de «reskilling», respetivamente.

A formação profissional deve, pois, ser encarada – no atual contexto e mais do que nunca – como uma aposta estratégica das organizações, com vista ao seu crescimento, funcionando como um potencializador do desenvolvimento empresarial, orientado para a busca de novas soluções de mercado e de práticas laborais inclusivas, inovadoras e adaptadas.

A este propósito, veja-se, a título meramente exemplificativo, uma iniciativa que é exemplo paradigmático do que validamos, num dos setores de atividade mais devastados pela Covid-19 – a “Academia Digital” – promovida pelo Turismo de Portugal, que visa promover o desenvolvimento das pessoas e a capacitação das empresas no setor do turismo.

De notar ainda que, tanto no âmbito do apoio extraordinário à retoma progressiva, como no apoio à manutenção dos contratos de trabalho – vulgo lay-off simplificado – foram aprovados planos de formação profissional desenvolvidos e apoiados pelo IEFP, I.P. Estes apoios à formação profissional visam mitigar situações de crise empresarial, reforçar a qualificação dos trabalhadores, incentivar a retoma da atividade, contribuindo para o incremento da competitividade das empresas e para potenciar a empregabilidade.

Neste contexto, e não restando dúvidas de que as empresas se encontram, ainda, a atravessar um período repleto de desafios e de adversidades, entendemos que a forma como o seu órgão de gestão encara o contributo que um bom planeamento em formação profissional pode representar (dado que continua a constituir uma obrigação a cargo de qualquer empregador) pode ser um fator diferenciador e um instrumento estratégico de combate à infoexclusão, propiciando, por outro lado, a captação e a manutenção de mais e de melhor talento dentro das organizações, quer como catalisador, por excelência, da construção de uma cultura empresarial inovadora, dinâmica, evolutiva e coesa, que se revela como um instrumento de desenvolvimento de negócio e de competitividade de relevo.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre CrescimentodigitalformacaoOportunidadeprofissionalreskillingupskilling
Notícia anterior

Escritórios mais sustentáveis: Carmo Wood lança mobiliário de escritório nacional e em madeira

Notícia seguinte

Teleperformance Portugal nomeia novo CEO

Recomendamos

Portugal já tem seis escolas entre as melhores do mundo na formação executiva. E há uma estreia no ranking do Financial Times

Há três MBA portugueses entre os 100 melhores do mundo. Um deles subiu 26 lugares

12 de Outubro, 2026
Pessoas & Talento. Cumprir as 40 horas ou preparar para o futuro? Sara Dória (Grow-ing) aponta o caminho para reskilling “muito intencional”

Pessoas & Talento. Cumprir as 40 horas ou preparar para o futuro? Sara Dória (Grow-ing) aponta o caminho para reskilling “muito intencional”

7 de Outubro, 2026
ISEG reforça apoio às carreiras dos Alumni com novo nível do Programa de Mentoria

O segundo melhor mestrado em gestão do mundo é português

7 de Setembro, 2026
Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

28 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026
Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

6 de Agosto, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Teleperformance Portugal nomeia novo CEO

Teleperformance Portugal nomeia novo CEO

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

“A longevidade e as escolhas de vida(s)”, por Catarina João Morgado

27 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Reforma laboral vai mesmo avançar? Ministra do Trabalho considera-a “inevitável”, mas deixa dúvida no ar

27 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');