«O Livro do Empreendedorismo: guia teórico-prático para criar um negócio de sucesso» é uma obra que apresenta os passos a dar desde a ideia à concretização de um negócio. Fomos falar com os autores para perceber como o empreendedorismo está diretamente ligado à Gestão de Pessoas.
Este livro, que dá a conhecer as bases teóricas por trás da criação de um negócio, bem como as principais práticas e exemplos de empreendedores reconhecidos em Portugal, é da autoria de Raquel Soares, diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Empresariais da Universidade Europeia, e conta também com a coordenação de Ana Sabino e Luís Pimentel, também docentes e coordenadores da licenciatura e mestrado em Gestão de Recursos Humanos e do Master in Management, respetivamente.
Para percebermos de que modo a área de Gestão de Pessoas se torna relevante na criação de um negócio, a RHmagazine foi falar com os autores, que deixam ainda vários conselhos para quem pretende aventurar-se no mundo do empreendedorismo.
BC: De que forma pensam ser relevante a área da Gestão de Pessoas e os conhecimentos e práticas a ela inerentes para o empreendedorismo e para se criar um «negócio de sucesso»?
A importância da gestão de pessoas é fundamental quando se fala de empreendedorismo e de criação de um negócio. Este livro tem um capítulo que aborda as competências específicas que um empreendedor deverá possuir e, tendo em conta que as pessoas são o ativo principal de cada negócio, um negócio não se faz sem elas. Para que seja possível criar um «negócio de sucesso», deve existir uma gestão de pessoas efetiva, desenvolvimento de competências e o assegurar de uma comunicação eficaz – temas estes aprofundados ao longo do livro.
A criação e a gestão de uma equipa é fundamental, e competências como liderança, inteligência emocional, comunicação, entre várias outras, são imprescindíveis a um empreendedor.
Este livro vem reforçar a importância da gestão de pessoas, podendo ser uma ferramenta interessante para que todos possam desenvolver um negócio que tenha sucesso.
Porque surgiu a necessidade de criar este guia? Existem muitos empreendedores que não sabem por onde começar? Ou existem muitos negócios que têm vindo a falhar por falta de bases, conhecimentos e experiência?
Este livro foi concebido para colmatar a lacuna detetada na formação dos estudantes e potenciar a criação de negócios. O projeto surgiu há dois anos, no âmbito do Innovation Lab da Universidade Europeia, e da aposta da nossa instituição no empreendedorismo e na inovação. Fazia todo o sentido reunir, num único manual, a visão de docentes com valências académico-científicas e profissionais que abarcam todos os domínios técnico-científicos essenciais ao lançamento, com sucesso, de projetos empreendedores inovadores.
Sim, existem inúmeros empreendedores que não sabem por onde começar, existem muitos negócios que têm vindo a falhar por falta de bases, conhecimentos e experiência.
Para além disso, a taxa de sucesso conhecida no mundo inteiro de projetos de empreendedorismo é baixa, pelo que é fulcral que um empreendedor tenha acesso a todas as ferramentas e informação necessárias para criar um negócio de sucesso.
Enquanto instituição de ensino superior temos a responsabilidade de promover estes temas: da ideia à concretização do negócio, passando pelo financiamento ou marketing, o livro aborda todos os passos a dar, para quem pretende iniciar esta aventura no mundo do empreendedorismo.
Este livro aborda vários passos para quem pretende tornar-se empreendedor e suceder no mundo dos negócios. Em resumo e com base nesta obra, que conselhos deixam a quem pretende aventurar-se no mundo dos negócios?
Bom-senso, ouvir os outros, sobretudo antes da tomada de decisão, ter sentido crítico e assegurar que a ideia é nova e diferente – ou seja, que está a acrescentar valor. O risco é elevado, pelo que sugerimos que o empreendedor seja suficientemente cuidadoso e faça estudos de forma a prever os diversos cenários que podem ocorrer. Acrescentamos o cuidado que deve existir a nível de equilíbrio entre os valores do investimento a realizar e as correspondentes necessidades de financiamento, o que implica a obrigatoriedade de conhecer bem as alternativas de financiamento que o empreendedor pode encontrar no mercado. Para este efeito, a elaboração de um plano de negócios é muito importante. Destacamos também que o empreendedor não deve iniciar o seu negócio focando-se apenas em uma área. Este livro é muito transversal nos temas debatidos de forma a que os empreendedores compreendam que o desenvolvimento dos seus negócios inclui diferentes valências como a financeira, a legal, questões éticas, o marketing, a relação com outros stakeholders e o desenvolvimento das suas competências pessoais.
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