“A Cápsula de Café Portuguesa”: é desta forma que a Kaffa, empresa da indústria do café e do chá, que produz café encapsulado e em grão, faz as honras da sua marca. Com cerca de 105 colaboradores, é precisamente às suas pessoas que atribui parte do segredo por detrás das cápsulas de café. E foi também numa das componentes de gestão dos seus recursos humanos que a Kaffa sentia, mesmo trabalhando com uma empresa especializada, falta de acompanhamento nas áreas de medicina e segurança no trabalho e formação, tendo em conta a sua dimensão e exigência. A empresa pretendia, sobretudo, aumentar a formação dos trabalhadores, diminuir os índices de sinistralidade, criar uma maior participação dos trabalhadores nesta área e um maior fortalecimento/enraizamento da cultura de segurança no trabalho.
“Temos um elevado grau de exigência e queríamos mais acompanhamento, que a empresa não conseguia dar. Embora já existisse uma cultura de segurança e documentação neste âmbito – por exemplo, instruções escritas, fichas de prevenção de riscos, etc. –, estas precisavam de ser revistas e adaptadas à dimensão e às alterações da empresa”, explica Maria Gabriela Madeira, Chief Operating Officer (COO) da Kaffa.
Foi na Centralmed, que, desde 2015, a Kaffa encontrou o parceiro ideal em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Empresa portadora de um know how diversificado na área e distinguida, nos últimos dois anos (2021 e 2022), pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como “Melhor Fornecedor RH”, no que à SST diz respeito.
“A Centralmed é uma empresa que, em matéria de SST, acompanha a complexidade, evolução de negócio e dinâmica de trabalho das empresas, adaptando a sua intervenção às necessidades destas”, refere à RHmagazine, por sua vez, Paulo Castanheiro e Cátia Figueiredo, Técnico e Técnica Superior de Segurança no Trabalho da Centralmed.
Estabeleceu-se, então, uma parceria entre ambas as empresas, com o objetivo comum de minimizar os riscos e manter a segurança dos trabalhadores, mas também de consciencializá-los para os riscos profissionais a que estão expostos.
As soluções implementadas
Ao longo destes sete anos de trabalho conjunto, têm sido várias as soluções implementadas na Kaffa, das quais se destacam:
- reforço no acompanhamento de segurança no trabalho, com vistorias semanais, bem como na criação de formação de SST, sobre vários temas adaptados à realidade do cliente;
- avaliação de riscos de cada função e de acordo com uma metodologia criada em conjunto com a Kaffa, dando cumprimento legal a esta obrigatoriedade, nomeadamente com avaliações de exposição a ruído, iluminação, conforto térmico, monóxido de carbono, etc.;
- adequação, criação e atualização de procedimentos adaptados aos trabalhos desenvolvidos pelos trabalhadores;
- análise cuidada e estatística de todos os acidentes de trabalho, elaboração dos respetivos relatórios e alteração/atualização dos procedimentos existentes, consoante a ocorrência dos acidentes;
- reforço da formação/informação aos acidentados; criação e atualização de documentação na área de segurança – fichas de prevenção de riscos profissionais; implementação de dinâmica de ginástica laboral na empresa;
- adequação de equipamentos de proteção coletiva e individual;
- cumprimento legal no âmbito de SST.
Com uma implementação fácil e bem aceite, Paulo Castanheiro e Cátia Figueiredo referem como principal desafio do projeto a exigência, acima da média, da Kaffa, que abriu condições para a superação da empresa de SST: “Essa exigência fez-nos superar em algumas situações, de modo a conseguirmos exceder também as expectativas do cliente – que é sempre o nosso foco”.
Os resultados não poderiam ser mais positivos. “Conseguimos um aumento da formação dos trabalhadores, uma diminuição dos índices de sinistralidade, uma maior participação dos trabalhadores nesta área e um maior fortalecimento da cultura de segurança no trabalho”, garante a COO da Kaffa [ver destaque].
Entre 2020 e 2021, a Kaffa registou: +155,6% formações aos colaboradores -37,5% acidentes de trabalho 18X menos dias de ausência por acidentes de trabalho
A relação que se foi construindo entre a Centralmed e a Kaffa, ao longo do tempo, permitiu ir alargando o âmbito, por exemplo, do plano de prevenção e controlo da Legionella, da medição das vibrações e das poeiras, da avaliação de riscos psicossociais e continuar a medição dos fatores de riscos para a saúde. “Isso permitiu-nos atuar em conformidade, pelos inputs da segurança no trabalho, com o aconselhamento na implementação de medidas preventivas e corretivas”, reforça ainda Maria Gabriela Madeira. “[Como tal,] sentimo-nos tranquilos neste âmbito”, conclui.
Artigo publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!