Para evitar erros de comunicação, o melhor a fazer é planear e organizar todas as suas atividades profissionais.
Sair de férias é sempre bom. Mas para que os seus dias de descanso e o seu regresso não sejam tomados pelo stress, precisa deixar o seu trabalho bem organizado e facilitado para quem vai ocupar a sua função durante este período.
Certamente que não quer que seus colegas de trabalho fiquem a ligar constantemente para esclarecer dúvidas ou a pedir para lhe resolver pendências.
Por isso, nada melhor do que planear adequadamente suas férias e atividades.
Dicas básicas:
– Antes de fazer qualquer planeamento, converse com o seu diretor. Alinhe adequadamente as possíveis datas da sua saída, de forma que você não se stress tendo que reagendar ou cancelar as suas férias. Esses “baldes de água fria” podem atrapalhar e muito o seu desempenho no trabalho.
– Faça uma lista das atividades que precisa realizar. Dessa forma ficará mais fácil visualizá-las e identificar quais precisa resolver antes de viajar e quais você pode delegar.
– Defina quem ficará no seu lugar durante as férias e comece o quanto antes a passar as informações e a inserir a pessoa na sua rotina. Quanto mais dúvidas você esclarecer, menos complicada será essa transição temporária de tarefas.
– Limpe as gavetas. Você pode aproveitar as férias para encerrar um ciclo e, desse modo, fazer uma limpeza na sua mesa e gavetas. Descarte corretamente a papelada que não utiliza mais, digitalize o que for necessário e evite deixar alimentos no local, pois podem perder a validade, estragar e deixar odores desagradáveis.
– Avise os clientes antecipadamente. Não será nada agradável eles a saber da sua ausência dias antes. Com antecedência pode deixar as atividades alinhadas e evitar problemas. Além disso, o colega que irá lhe substituir terá tempo hábil para conhecer melhor os seus clientes.
– Informe também seus colegas de trabalho. Certamente que tem atividades em andamento e ao fazer o aviso com antecedência, podem adiar ou antecipar prazos com calma.
– Deixe uma mensagem de férias em seu e-mail. Dessa forma as pessoas vão entender o motivo de não responder prontamente aos e-mails e terão a opção de aguardar quando voltar.
– Anote informações importantes num caderno, como senhas e tarefas a serem desempenhadas quando voltar. Depois de tanto tempo fora, é comum o profissional se desligar de tudo e esquecer de informações essenciais para a execução do seu trabalho.
Artigo publicado em: www.mundocarreira.com.br
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