No Dia Mundial da Rádio, o InfoRH entrevistou a diretora de recursos humanos, Carla Caracol, do grupo Renascença Multimédia.
Carla Caracol é diretora de recursos humanos do grupo Renascença Multimédia há dois anos – desafio profissional que “surgiu no timing certo”. No Dia Mundial da Rádio, o InfoRH entrevistou a responsável que, com “dedicação, entusiasmo, capacidade de trabalho, paixão, proatividade e competência”, e em conjunto com os restantes quadros da direção de recursos humanos, procura criar valor para a empresa, através do desenvolvimento do potencial e talento dos colaboradores. Hoje, as palavras são para a família Renascença e para os seus ouvintes.
É diretora de recursos humanos do grupo Renascença Multimédia há dois anos. Como é que surgiu a oportunidade?
A oportunidade surgiu através do contacto por parte da Dra. Ana Braga, gerente do Grupo responsável pelo pelouro dos recursos humanos, convidando-me para uma breve reunião, tendo aceite de imediato com enorme expectativa, interesse e, sobretudo, entusiasmo. Nessa primeira reunião, de cariz exploratório, foi-me apresentado um projeto no domínio da gestão de pessoas altamente desafiante em termos estratégicos e/ou funcionais, assentes em princípios éticos e deontológicos que estão no meu ADN enquanto profissional. Era o desafio profissional que estava alinhado com as minhas expectativas e que surgiu no timing certo.
Transitou do ramo dos seguros para um grupo de comunicação social. Que diferenças foi encontrando ao longo do tempo no que diz respeito à prática e gestão de recursos humanos?
Ao fim de 16 anos de trabalho na atividade seguradora, tinha consciência que gostaria de abraçar um desafio profissional noutro setor, pelo que o convite para trabalhar na comunicação social era esse antípoda ultra desafiante. Sabia que correria riscos inerentes a uma mudança tão drástica, mas foram decisões conscientemente assumidas e cujos eventuais constrangimentos sentidos poderiam ser ultrapassados, com maior ou menor dificuldade, arregaçando as mangas, trabalhando com entusiasmo e paixão. As diferenças entre os referidos setores são gritantes e a diferentes níveis, começando, por exemplo, pela legislação aplicável. No entanto, considero que onde constatei maior diferença foi na organização interna. Nos seguros o ambiente era altamente regulado, com maior formalismo e formatação, vivendo-se diariamente essa necessidade de controlo por parte da gestão e de mitigação dos riscos inerentes à actividade. Por seu lado, na comunicação social deparei-me com um ambiente informal, mais descontraído, assente no fomento do rigor, mas também da criatividade. No entanto, a variável principal à prática da gestão de pessoas, independentemente do setor, é comum: otimizar o capital humano detido, procurando criar valor para a empresa através do desenvolvimento do potencial e talento dos colaboradores, bem como promovendo o seu sentido de pertença.
É um desafio acrescido gerir os profissionais de um grupo de comunicação social que integra quatro rádios?
O grupo Renascença Multimédia, para além das quatro rádios que detém – Renascença, RFM, Megahits e Sim –, tem ainda uma empresa de promoção de eventos, espetáculos e formação – Genius Y Meios – e outra de publicidade – Intervoz –, pelo que os desafios inerentes às diferentes marcas e atividades são consideráveis, sobretudo se considerarmos os respetivos públicos-alvo e as diferenças no que respeita às estratégias implementadas e respetivo alinhamento na gestão de pessoas. Contudo, não considero que seja um desafio acrescido. É apenas um desafio maior e mais exigente, que implica um conhecimento aprofundado do negócio, do contexto de atuação e dos vários stakeholders, para que a linguagem utilizada pela direção de recursos humanos seja próxima dos diferentes interlocutores.
A que palavras recorreria se tivesse de descrever um dia na direção de recursos humanos do grupo Renascença Multimédia?
A direção de recursos humanos do grupo Renascença Multimédia pauta-se pela experiência dos seus quadros, procurando o seu contributo para a maturidade dos processos já existentes e para o desenvolvimento de outros que foram recentemente iniciados, decorrentes do início de uma abordagem mais estratégica à gestão de pessoas. O quotidiano da DRH no Grupo assenta na dedicação, entusiasmo, capacidade de trabalho, paixão, proatividade e, sobretudo, na competência.
No Dia Mundial da Rádio, que mensagem gostaria de deixar a todos os profissionais que fazem parte do grupo Renascença Multimédia?
O grupo Renascença Multimédia desenvolve toda a sua atividade em estrita observância dos valores católicos. Nesse sentido, e perante a efeméride que hoje se comemora, faço votos para que o espírito de diálogo, do respeito, de tolerância e de paz que, com toda a certeza são particularmente vividos no Dia Mundial da Rádio, seja uma forma de ser, de estar e de sentir em todos os dias do ano e acredito que assim será, espírito esse partilhado no seio da família Renascença e com os nossos ouvintes.