A Data Science Portuguese Association (DSPA), associação sem fins lucrativos focada em capacitar pessoas e empresas na área dos dados, acaba de anunciar, em parceria com a Microsoft, a primeira certificação em Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) desenvolvida por equipas portuguesas.
Destinada a todos os profissionais que querem explorar as potencialidades da IA Generativa, é possível obter a certificação após realização de um exame com 80 questões, focadas em boas práticas e princípios éticos da Inteligência Artificial Generativa.
À medida que a IA Generativa começa a impactar todos os setores de atividade, esta certificação permite aos profissionais não apenas demonstrarem as suas competências e habilidades nesta área, bem como diferenciar-se no mercado, preparando as empresas e a força de trabalho para uma nova era marcada pela inteligência artificial.

“Esta nova certificação portuguesa aspira dar resposta à rápida evolução da tecnologia e das ferramentas de IA. Garantindo que qualquer profissional, independentemente do seu setor de atividade, tem as competências necessárias para criar impacto e valor nas suas empresas. A área de IA Generativa é uma realidade de que todos fazemos parte e, portanto, não há dúvidas de que, cada vez mais, a capacitação das pessoas e das empresas para esta realidade é imprescindível”, afirma Fernando Matos, Presidente da DSPA.
Para obter esta certificação, é necessário realizar, em 90 minutos, um exame online que incide nas áreas de Learning Language Models, Prompt Engineering, Use Cases de IA Generativa em diferentes setores, Responsible AI e, por último, o impacto da IA Generativa na sociedade. A seleção dos temas e o seu conteúdo garantem os conhecimentos sólidos para aqueles que desejem iniciar a sua jornada no campo da inteligência artificial generativa e pensar estrategicamente as suas questões fundamentais.
Segundo Manuel Dias, Diretor Tecnológico Nacional da Microsoft, “a IA Generativa é uma área emergente que está a estimular a inovação e a criatividade em diversos setores da economia. É, por isso, cada vez mais importante apostar na qualificação nesta área, tanto a nível individual como de forma mais transversal nas empresas. A nossa parceria com a DSPA nesta iniciativa resulta do caráter estratégico desta certificação, promovendo o reforço das competências digitais em IA e em última análise a competitividade futura do país.”