A Easy Talk é a escola de línguas que, desde 2004, desenvolve a sua atividade em estreita colaboração com as empresas, providenciando aos seus colaboradores cursos e serviços adaptados às suas necessidades.
Em entrevista, Sofia Nascimento, managing director da Easy Talk, refere que a escola providencia um “serviço chave na mão”.
Que oferta propõem às organizações?
Antes de mais somos uma escola de línguas e só fazemos formação em línguas, pelo que nos orgulha sermos especialistas nesta área e, por isso, conseguimos aconselhar de forma aprofundada. Providenciamos aos nossos clientes empresariais todo o tipo de cursos e serviços, que poderão passar por cursos de aumento de nível de conhecimentos, cursos de área específica, abrangemos a área jurídica, a área da comunicação empresarial, conceção de minutas, relatórios, e-mails, preparação de apresentações e reuniões de negociação internacional, entre outras. Depois temos também serviços como as traduções (área que está em crescimento nos nossos clientes que iniciam uma relação connosco através da formação). Após essa primeira etapa, vão aumentando as áreas com as quais trabalham connosco. É uma relação de verdadeira parceria com o nosso cliente.
Como é que se processa a conceção de programas para empresas?
A conceção dos programas inicia-se com uma reunião com o cliente, que nos permite conhecer as dificuldades com que se depara no dia-a-dia da empresa, conhecer o perfil dos formandos, perceber quais os objetivos de fluência, assim como o prazo que temos para os atingir e, claro, as condições de que iremos dispor, por exemplo, quantas horas por semana os colaboradores poderão dedicar à aprendizagem de determinada língua. Quando a nossa gestora de cliente volta da reunião, a primeira coisa que faz é enviar os acessos para a realização dos testes de nível online. O conhecimento do nível de cada colaborador é fundamental. Só com esta formação conseguimos criar uma proposta real com conteúdos programáticos. Já com o conhecimento do nível dos colaboradores, a gestora de cliente, em conjunto com a nossa director of studies, irá criar, de forma bastante célere, uma proposta de conteúdos, de calendarização e de grupos a realizar. Esta proposta será validada pelo cliente, que poderá dar o seu contributo, sobretudo em áreas mais técnicas e específicas, por exemplo, aumentar os módulos de área específica em detrimento da área profissional geral. A gestora irá reajustar a proposta e volta a enviar para nova validação. Orgulha-nos sermos uma escola que providencia um serviço muito “chave na mão”. Gostamos de incluir o nosso cliente no processo, mas não lhe pedimos que nele trabalhe. Organizamos, gerimos, formamos e entregamos todos os elementos da formação, como certificados SIGO, registos mensais de assiduidade e relatórios de progressos. Tudo para que o nosso cliente tenha os resultados pretendidos, com o máximo de envolvimento e o mínimo de trabalho.
Que diferenças existem entre o serviço de coaching em línguas e um curso concebido de acordo com as necessidades do cliente?
O serviço de coaching é um serviço extremamente personalizado, direcionado para os muitos alunos que temos e que são diretores, administradores, que, além de terem aulas individuais, trabalham com o seu professor as áreas e temas que mais precisam, sendo que as nossas sessões são sempre focadas na vida pessoal e profissional dos alunos. Preparamo-los para as apresentações internacionais, reuniões, negociações, escrita de relatórios e “e-mails”. Até os preparamos para socializarem nos almoços de negócios, tornando o seu discurso mais fácil e confiante.
Que características apresenta o curso de inglês para os recursos humanos?
Para os recursos humanos temos um curso de área específica que atravessa muitas das áreas do seu trabalho, como o recrutamento, negociação de condições salariais, avaliação de desempenho e motivação. Fazemos imensos role-plays e exercícios práticos. É um curso muito engraçado, pois usamos imensos casos reais.
Entrevista publicada na edição 118 da RHmagazine.
Easy Talk – Escola de línguas
Contactos:
Edif. Mar do Oriente, Rua do Polo Norte, 18 – 1.1 1990-266 Lisboa
Telf: 21 053 36 79
Email: geral@easytalk.pt
www.easytalk.pt