• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Empresas com número elevado de imigrantes na equipa de liderança têm 75% mais probabilidade de serem líderes em inovação

Sara Moutinho Lopes Por Sara Moutinho Lopes
9 de Janeiro, 2023
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
Inovação
7
Partilhas
79
Visualizações

A migração transfronteiriça tem vindo a gerar um produto económico anual de cerca de 9 biliões de dólares. O relatório da BCG, realizado em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas, estima este valor poderá mais do que duplicar até 2050, para cerca de 20 biliões por ano, oferecendo uma vantagem competitiva de peso que ainda está a passar ao lado de muitas empresas

O relatório da BCG, intitulado “Questões de Migração: Uma Causa Humana com um Business Case de 20 biliões de dólares”, revela que a escassez de mão-de-obra está a custar às empresas mais de 1,3 biliões de dólares.
O mesmo estudo aponta a migração como uma oportunidade que as organizações devem agarrar para ajudar a fazer face a estes custos. De acordo com a BCG, a migração transfronteiriça gera, atualmente, um produto económico anual de cerca de 9 biliões de dólares. Este valor poderá mais do que duplicar até 2050, para cerca de 20 biliões de dólares por ano.

“É essencial que as empresas mudem de atitude em relação à migração se querem ganhar uma vantagem competitiva”, afirma Johann Harnoss, Partner & Associate Director de Inovação da BCG. “O que é hoje um custo de oportunidade de mais de 1 bilião de dólares, pode tornar-se numa oportunidade de 20 biliões até 2050. Há certamente um business case em relação à migração, mas permitir que esta seja segura e legal é também uma questão de justiça global”.

Mais de 280 milhões de pessoas, ou seja, 3,6% da população mundial, vivem atualmente fora do país onde nasceram. Durante as últimas cinco décadas, os EUA têm sido o principal destino dos migrantes. Em 2020, foi o lar de mais de 50 milhões de imigrantes, seguidos pela Alemanha (16 milhões) e pela Arábia Saudita (13 milhões). Nesse mesmo ano, aproximadamente 169 milhões de imigrantes eram trabalhadores, dos quais 70 milhões eram mulheres.

A migração como uma prioridade estratégica

Um recente inquérito, também da BCG, a executivos em dez países revelou que os CEOs apoiam a migração. 72% dos executivos acreditam que a migração é benéfica para o desenvolvimento do país, contra 41% do público em geral nestes países. Mas enquanto 95% dos CEOs afirmam que pretendem criar equipas mais diversas a nível global e 80% tomam algumas medidas a este respeito, apenas 5% o fazem de forma a garantir um impacto de longo prazo. Além disso, a migração não está na lista das cinco principais preocupações sociais dos líderes empresariais, que são pobreza mundial, clima e sustentabilidade, estabilidade geopolítica, educação e automatização.

“Apesar das inegáveis contribuições dos migrantes para as economias globais – segundo a BCG, a migração transfronteiriça gera atualmente um produto económico anual de cerca de 9 biliões de dólares -, ainda há trabalho significativo a fazer para defender os direitos dos migrantes e capitalizar todo o seu potencial”, defende Ugochi Daniels, diretor-geral adjunto da OIM. “Investir em migração segura, ordenada e digna não é apenas o mais correto, mas também o mais inteligente a fazer para o setor privado”.

As organizações com um elevado número de imigrantes na sua equipa de liderança relatam em média uma rentabilidade cerca de 15% mais elevada – 2,2 pontos percentuais, medida pelos ganhos antes de juros e impostos em termos de vendas – e têm 75% mais de probabilidade de serem líderes em inovação a nível mundial. Em 2020, 28% das 2.000 maiores empresas cotadas em bolsa do mundo revelaram a cidadania dos seus membros do conselho de administração e da sua equipa de liderança executiva, e concluíram que 26% dos executivos a nível de conselho de administração eram de um país que não o da sede da empresa.

Escassez de mão-de-obra em 2022 com custos sem precedentes

A escassez global de trabalhadores atingiu um ponto máximo em meados de 2022, com deficiências mais pronunciadas nos EUA, China, Alemanha, Reino Unido e Canadá. Numa análise da BCG às 30 maiores economias do mundo, foram identificados 30 milhões de postos de trabalho em aberto. Entre os vários tipos de competências, a escassez estrutural de mão-de-obra está a custar a estes países mais de 1,3 biliões de dólares por ano. Embora a prática de salários mais elevados, a automatização, a educação e a requalificação sejam todos necessários para resolver este problema, as empresas devem também aceitar a migração. O relatório estima que, se a migração colmatasse apenas 20% da lacuna projetada entre os países que esperam uma diminuição da população e os que esperam um crescimento, o seu valor económico aumentaria para valores entre os 13 e os 25 biliões de dólares por ano até meados do século XXI.

“Líderes inovadores reconhecerão que a migração é mais do que uma causa humana. É tanto uma oportunidade de negócio como uma oportunidade social que promove o bem-estar económico, a inovação e a competitividade global”, acrescenta Janina Kugel, Senior Advisor da BCG, membro não executivo do conselho de administração e ex-diretora de recursos humanos da Siemens.

Estratégias para as empresas adotarem a migração

Embora os casos económicos e humanitários para a migração sejam claros, as empresas também têm um papel importante e a BCG deixa três recomendações:
Desenvolver uma estratégia global para o talento: Adotar novas normas linguísticas, globalizar as contratações, utilizar novas plataformas de recrutamento para descobrir talento ignorado e permitir operações mais remotas.

Implementar uma estratégia de inovação global: Aproveitar a variedade cognitiva de equipas globalmente diversas, através da criação de redes de migração e de programas de “externship”, e defendendo as diferenças.

Defender os direitos humanos a nível global: Aceitar e proteger os direitos dos migrantes antes, durante e depois da migração, assegurando que as práticas empresariais estão alinhadas com os padrões internacionais de trabalho. O envolvimento empresarial reforça as estruturas de governação que protegem e salvaguardam os direitos dos migrantes e é vital para desenvolver percursos migratórios mais sustentáveis e legais.

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre emigraçãoEmpresasInovaçãoliderançamigraçãorecrutamentorh magazineTendências de recrutamento
Notícia anterior

Da inércia ao movimento: como avançar na carreira quando se sente estagnado?

Notícia seguinte

Quase metade dos empregadores portugueses não vão contratar nem despedir no primeiro trimestre de 2023

Notícia seguinte
40% das empresas em Portugal prevê recrutar mais em 2018

Quase metade dos empregadores portugueses não vão contratar nem despedir no primeiro trimestre de 2023

RHmagazine

Últimas entradas

retenção na fonte

Atualidade laboral: Alteradas as tabelas de retenção na fonte de IRS para o primeiro semestre do ano de 2023

Por Orlando Santos Silva
2 de Fevereiro, 2023
0

  Autor: Orlando Santos Silva, Advogado   O...

Internacionalização

Quais os desafios do recrutamento de talento em novos países? Conheça a resposta a esta e outras questões sobre internacionalização, no próximo dia 8

Por Sara Moutinho Lopes
2 de Fevereiro, 2023
0

Ainternacionalização é uma realidade cada vez mais...

Witseed

Apelida-se de “Netflix da formação para empresas” e acabou de entrar no mercado português. Conheça a Witseed

Por Sara Moutinho Lopes
2 de Fevereiro, 2023
0

Autointitula-se da “Netflix da formação para empresas”...

gapp

Ana Bispo Ramires, coach de alta performance: “A minha missão é desenhar um contexto que favoreça a saúde mental e excelência na organização”

Por IIRH
2 de Fevereiro, 2023
0

Conte-nos como se iniciou este seu percurso...

Tecnologias de Informação

Conheça as estratégias do mercado de IT para captar e reter talento

Por Sara Moutinho Lopes
2 de Fevereiro, 2023
0

O mercado laboral mudou e os colaboradores...

Reskilling – os 5 benefícios sobre a arte de fidelizar talento

Reskilling – os 5 benefícios sobre a arte de fidelizar talento

Por IIRH
1 de Fevereiro, 2023
0

POR: Cristina Rosa National Leader Permanent Placement...

VEJA MAIS

Compensação

Maio 2023
Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist