ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Agosto 2, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Espelho, espelho meu… haverá alguém mais só do que eu? – a dicotomia da liderança

Saiba como é fundamental o papel dos gestores de RH quando o assunto é a liderança.

IIRH Por IIRH
29 de Maio, 2024
em CRÓNICAS & OPINIÃO, MERCADO RH
0
Espelho, espelho meu… haverá alguém mais só do que eu? – a dicotomia da liderança
11
Partilhas
117
Visualizações

Autora: Inês de Castro | Head of People da Worten


Na vida organizacional parece existir uma inevitabilidade… a partir do momento em que nos tornamos líderes, a nossa escalada na hierarquia da liderança é proporcional à solidão inerente ao papel que representamos.

Qualquer pessoa que já tenha experienciado ser líder por certo sentiu esta dicotomia: quantas mais ou maiores as equipas e mais linhas de reporte, quanto mais próximo se está do topo da pirâmide do poder da organização, mais sós nos encontramos.

É suposto o líder ser “amigo” das equipas, mas simultaneamente conseguir manter o “distanciamento higiénico” para que consiga tomar decisões sem se deixar afetar pelas relações que estabelece e, por outro lado, é suposto ser um “filtro” aos temas, desafios e pressões que chegam impostos pelos stakeholders superiores e pelos pares, permitindo à equipa manter-se focada na entrega operacional e tática.

A competição silenciosa também costuma aumentar à medida que nos aproximamos do topo (gosto deste termo “competição silenciosa”, adotei-o na minha gestão RH porque considero que representa muito bem a competição que existe a partir de um certo nível da hierarquia das organizações, ou seja, aquela que não é necessariamente explícita e que possivelmente até escapa aos olhos da maioria, mas que está lá, bem presente, nas “bocas” entre pares nas reuniões de direção, na luta pelos projetos, na procura pela ribalta junto à Comissão Executiva ou ao board, no gostinho discreto em ver o falhanço do colega do lado… Faz sentido, menos lugares disponíveis, maior a competição e a exigência para conquistar e manter esse mesmo lugar).

Hoje quero falar-vos de um outro papel fundamental dos Gestores de RH: garantir que os líderes não estão demasiado sós, garantir que têm no Gestor RH o suporte, a “bengala”, o confidente de que tanto necessitam

Pensemos então no CEO: acima dele está habitualmente o chairman ou o presidente da empresa ou grupo… pares, habitualmente, não tem, a não ser que sejam os CEO de outras empresas do grupo, mas por norma distantes (não esqueçamos que a “competição silenciosa” também ocorre a este nível)… abaixo tem centenas e centenas de pessoas, mas das quais necessita manter a devida distância para conseguir ter uma visão holística da empresa e tomar as decisões necessárias. Quando necessita de “bater umas bolas”, ou seja, trocar ideias ou pensar em conjunto sobre um tema, com quem o vai fazer? Quando quer desabafar porque teve um mau dia ou “praguejar” sobre o seu chefe (o chairman/ presidente), com quem será seguro fazê-lo sem consequências?

Estamos sempre tão preocupados com os processos, os regulamentos, os projetos… que às vezes nos esquecemos que o maior valor que um profissional RH tem para a organização é este trabalho invisível de detetar a fragilidade e estar lá para suportar e orientar

O papel dos RH junto das lideranças não é importante apenas porque necessitamos de desenvolver as competências dos nossos líderes ou garantir que fazem bem o seu trabalho junto das equipas que lideram. Tudo isto é muito importante para qualquer organização funcionar, mas hoje quero falar-vos de um outro papel fundamental dos gestores RH: garantir que os líderes não estão demasiado sós, garantir que têm no gestor RH o suporte, a “bengala”, o confidente de que tanto necessitam, a pessoa com quem podem desabafar, pedir conselhos sobre a gestão das equipas ou para a sua própria carreira, fazer um comentário sobre a chefia num dia mau ou até admitir que estão perdidos no caminho a seguir num determinado tema…

Já fiz este papel vezes sem conta. Já assisti a profissionais seniores, verdadeiros “tubarões” do retalho e de outras indústrias em que já trabalhei a chorarem como crianças, cansados da pressão ou frustrados pela ausência de reconhecimento ou simplesmente porque se “perderam no caminho” e já não sabem qual o próximo passo. Costumo dizer às minhas equipas que o papel do Gestor RH é exatamente igual ao papel de um padre: sabemos tudo sobre toda a gente, mas guardamos para nós e tentamos ajudar ou simplesmente limitamo-nos a escutar.

Estamos sempre tão preocupados com os processos, os regulamentos, os projetos… que às vezes nos esquecemos que o maior valor que um profissional RH tem para a organização é este trabalho invisível, de detetar a fragilidade e estar lá para suportar e orientar.

As organizações vivem de sinergias, interligações e conexões entre os indivíduos que nelas trabalham. Se pensasse numa imagem que representasse uma organização, pensaria numa rede neuronal, em que os elementos simples, interligados entre si e em interação com o ambiente constituem a forma de funcionar de uma empresa. Os gestores RH seriam um (ou mais) desses neurónios que recebem e enviam informação constante, permitindo à rede continuar a funcionar.

É este o nosso papel para além dos processos, do cumprimento da legislação, das regras e regulamentos. É este o nosso verdadeiro valor nas organizações. Ser gestor RH é primeiramente compreender que todos – mesmo o CEO – somos pessoas. Com as nossas fraquezas, dúvidas, ansiedades e a necessidade de não nos sentirmos completamente sós, apesar de rodeados de muitas pessoas.

Assim, o conselho que deixaria é que invistam o vosso tempo a escutar, a estarem disponíveis para conversar, a conhecerem as pessoas por detrás das funções ou dos títulos. O ritmo acelerado que todos levamos tira-nos o tempo para esta nossa missão elementar – estar e escutar as pessoas, em especial os líderes – mas é fundamental que pelo caminho da nossa própria solidão mantenhamos a capacidade de ser o porto de abrigo e farol para os outros.

Artigo publicado na edição 150 da RHmagazine, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2024


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CEOgestor rhliderança
Notícia anterior

Nestlé Business vai contratar 150 colaboradores este ano

Notícia seguinte

Cláudia Ferreira, Novartis: “A saúde e bem-estar dos nossos colaboradores é um pilar estratégico da Novartis”

Recomendamos

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

25 de Junho, 2026
Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

25 de Junho, 2026
“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

25 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Cláudia Ferreira, Novartis: “A saúde e bem-estar dos nossos colaboradores é um pilar estratégico da Novartis”

Cláudia Ferreira, Novartis: "A saúde e bem-estar dos nossos colaboradores é um pilar estratégico da Novartis"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');