Realizou-se hoje, dia 06, no Salão Nobre do ISEG, o evento de lançamento da 3.ª edição do Rock in Rio Academy em Portugal, projeto de formação para executivos, que tem como inspiração o modelo de negócio do maior festival de música e entretenimento do mundo. A RHmagazine marcou presença e traz-lhe as principais novidades!
M
úsica ao vivo, petiscos, café, sumo de laranja natural…É desta forma que o Salão Nobre do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa recebe os convidados para o lançamento da 3.ª edição da “sala de aula”, a céu aberto, da Cidade do Rock – o Rock in Rio Academy -, que acontece no próximo dia 22 de junho. O evento de formação para executivos conta com a parceria da SFORI, consultora de formação e desenvolvimento, e com o patrocínio do ISEG.
É justamente a Presidente da instituição de ensino da Universidade de Lisboa, Clara Raposo, que dá as boas-vindas aos assistentes, ressalvando que o lançamento da 3.ª edição do Rock in Rio Academy coincide com o ano em que se celebra o 111.º aniversário da primeira escola de Economia e Gestão fundada em Portugal. Para a Presidente do ISEG, a associação da Faculdade ao Rock in Rio serve para “para aproximar diferentes gerações”, contribuindo para o “desenvolvimento pessoal, a vários níveis”, naquele que será um ambiente de “co-criação, partilha de experiências, olhar para casos reais”.
Do lado de lá do oceano está Roberta Medina que, a partir da sua terra natal, o Brasil, expõe à audiência os pormenores por detrás do maior festival de música e entretenimento do mundo. Sabia que só em Portugal os quatro dias do evento envolvem mais de 370 empresas e 8.000 pessoas? É precisamente esta grandeza que faz do Rock in Rio um ótimo exemplo de inspiração para outros modelos de negócio.
“O Rock in Rio Academy representa a vontade de usar a nossa melhor ferramenta que é inspirar”, diz a VP Executiva do festival.
Os quatro dias do Rock in Rio Lisboa envolvem mais de 370 empresas e 8.000 pessoas
Segue-se a intervenção de Agatha Arêas, Vice-Presidente de Learning Experience do Rock in Rio, que aborda algum do contexto por detrás do nascimento desta Academia. O Rock in Rio Academy foi criado em 2015, no Brasil, assente na vontade de partilhar conhecimento, e chegou pela primeira vez a Portugal em 2018. Depois de dois anos de adiamento, devido à pandemia, foi necessário reinventar a iniciativa. E é por isso que, hoje, a 3.ª edição é mais imersiva do que nunca. Serão 11 horas de formação ao vivo, real e interativa, com uma proposta de multiexperiência, isto é, os conteúdos estarão distribuídos por diferentes espaços da Cidade do Rock, permitindo aos participantes maior interação e contacto no terreno com os temas que vão sendo abordados.
“Tenho muito orgulho da nossa organização, por ter aberto este espaço para a educação. Nós acreditamos verdadeiramente que a partilha do conhecimento acelera a evolução das pessoas e dos negócios”, refere Agatha Arêas. ” A junção do conhecimento com entretenimento é a nossa pegada, a nossa marca”, acrescenta.
Concretamente, em que irá consistir o Rock in Rio Academy? É isto que Filipe Ferreira e Alexandre Real, Co-Founders da SFORI, explicam aos participantes de seguida.
Os temas principais a explorar serão:
- Parcerias que constroem valor compartilhado;
- O papel da cultura na gestão da incerteza;
- Digitalização da Experiência;
- ESG (Environmental, Social and Governance);
- Processos de Excelência: RiR enquanto benchmark mundial;
- Conteúdo como ferramenta da fidelização e construção de comunidades;
- Criatividade como instrumento de alta performance;
- A importância do diálogo interno e externo (Humanorama);
- Networking e Diversidade Cognitiva.
A iniciativa consistirá em vários casos de estudo para resolver e pautar-se-á por uma aprendizagem multiestímulos – se em 2018 o conteúdo esteve concentrado num único espaço (área VIP), em 2022 vai tratar-se de uma multiexperiência com conteúdos nos diferentes espaços da Cidade do Rock: palestras, rodas de conversa, desafios de equipa que fomentam a criatividade na resolução de problemas e atividades de networking.
Para Alexandre Real, Co-founder da SFORI, “esta edição do Rock Rio Academy será a edição mais experiencial de todas as edições”. “Teremos uma completa imersão na Cidade do Rock e acesso a conteúdos exclusivos partilhados pelos executivos do Rock in Rio. Como é hábito, existirão vários momentos práticos e que promovem de uma forma natural o networking nos mais de 250 participantes”, diz ainda.
Ainda a respeito das novidades para esta nova edição do Rock in Rio Academy, o projeto conta com a marca InfiniteBook como parceira, que proporcionará aos participantes um welcome kit que inclui este “caderno reutilizável”, uma ferramenta sustentável que pode ser usada durante as atividades e na qual os participantes poderão registar insights durante o dia.
Os bilhetes para o evento que abre a porta da Cidade do Rock a executivos e scholars encontram-se disponíveis aqui.
Além de todas as experiências incluídas nas 11 horas de formação, o bilhete para o Rock in Rio Academy dá, ainda, acesso a um dia de festival no segundo fim de semana (25 ou 26 de junho), para que o participante possa ver em funcionamento os conceitos aprendidos.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!