De acordo com os especialistas em recrutamento da Hays, a maioria dos colaboradores prefere ser elogiado pelos seus sucessos, em detrimento de receber benefícios de que vai tirar partido.
Os especialistas em recrutamento da Hays acreditam que as organizações poderiam renunciar certas regalias em favor de um simples “obrigado”, ou seja, um reconhecimento por um trabalho bem feito. “O tema dos benefícios tem sido uma tendência para muitas organizações nos últimos anos”, diz Paula Baptista, managing director da Hays Portugal. “No entanto, quando se trata de atrair e reter os melhores talentos, melhorar o reconhecimento da equipa geralmente é muito mais benéfico.”
Nos últimos anos, os benefícios e os prémios não comuns têm sido cada vez mais utilizados como diferenciadores para muitas organizações. Desde levar 6400 colaboradores de férias, como a empresa chinesa Tiens Group fez em 2015, ou a oferta de congelamento de óvulos para colaboradores do sexo feminino como a Apple e o Facebook têm feito, as empresas têm procurado novas maneiras de atrair e reter talentos. Mas, de acordo com Hays, a resposta é muito mais simples.
O estudo “Global State of Employee Engagement de 2017” da Officevibe, que inquiriu mil empresas em 157 países, constatou que 63% dos colaboradores sentem que não recebem elogios suficientes, sendo que 8% admite que nunca recebe. “O fato de tantos locais de trabalho estarem a renunciar este tipo de reconhecimento é preocupante, dado o impacto que pode ter no negócio, incluindo também na cultura da empresa”, afirma a managing director da Hays Portugal.
De acordo com Paula Baptista, este reconhecimento dos colaboradores não precisa de ser dispendioso para ser benéfico. “Em vez disso, trata-se mais de aproveitar o tempo para valorizar o sucesso e fazer com que os seus colaboradores se sintam reconhecidos. Deve ser pessoal e, portanto, mais eficaz. Boas chefias sabem o que motiva e envolve as suas equipas e por isso, é crucial investir tempo a tratá-los como indivíduos.”
Com objetivo de ajudar as lideranças a saber reconhecer o trabalho das suas equipas, a Hays dá alguns conselhos:
1-Agradecer
Como Alexander Lovell, Manager of Institute Research & Assessment, da O.C. Tanner, explica no mais recente Hays Journal, “um ‘obrigado’ deliberado aumenta o sentimento de apreciação de um colaborador em 116 por cento, o elogio espontâneo aumenta em 172 por cento, enquanto o reconhecimento formal aumenta a valorização em 355 por cento.”
2-Reconhecimento do topo
O reconhecimento eficaz dos colaboradores deve ser feito pelas pessoas que estão no topo, através do reconhecimento do empregador ou manager das contribuições dos colaboradores. Pode ser feito através de forma tangível, como a apresentação de um prémio, ou formas intangíveis, como elogios verbais.
3-Utilizar as redes sociais internas
Muitos programas de reconhecimento atuais utilizam as redes sociais internas, tais como ferramentas ou aplicações específicas, para reconhecer de forma instantânea os profissionais que vão para além dos resultados pretendidos. Com os resultados apresentados na intranet ou nas redes sociais da empresa é uma excelente motivação até para outros colaboradores.
4-Eventos anuais
Os eventos de premiação de reconhecimento anual destacam os melhores desempenhos, por exemplo, de atendimento ao cliente ou por demonstrar os valores da empresa. O efeito é muitas vezes para inspirar outros colaboradores a fazer o mesmo.