• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Fevereiro 28, 2021
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Fernando Boavida, professor catedrático e autor: «Uma adequada gestão do tempo é a única forma de maximizar a produtividade»

Beatriz Cassona Por Beatriz Cassona
17 Fevereiro, 2021
em GESTÃO DA CARREIRA RH, PESSOAS
0
Fernando Boavida, professor catedrático e autor: «Uma adequada gestão do tempo é a única forma de maximizar a produtividade»
21
Partilhas
233
Visualizações

«Gestão de tempo e organização do trabalho» é o novo livro de Fernando Boavida, professor catedrático na Universidade de Coimbra com uma extensa experiência de ensino, investigação e engenharia. Fomos falar com o autor para perceber se uma boa gestão do tempo é, afinal, o segredo para a produtividade, e que implicações trouxe o teletrabalho.

Fernando Boavida aperfeiçoou e desenvolveu, ao longo da sua carreira profissional de mais de 38 anos e a nível pessoal, várias técnicas de gestão de tempo e organização do trabalho. Esta obra é, no fundo, um guia prático que mostra o que fazemos de errado e nos oferece técnicas eficazes para organizar melhor o tempo.

O livro aborda várias vertentes: planeamento a curto, médio e longo prazo; organização das tarefas (duração, datas-limite, interrupções, urgências…); gestão de agendas, listas, reuniões, equipas e projetos; produtividade em teletrabalho, entre outros.

BC: Por muitas tarefas e funções que tenhamos à nossa responsabilidade, acredita que uma boa gestão do tempo é o segredo para uma maior produtividade?

FB: Uma adequada gestão do tempo é, de facto, a única forma de maximizar a produtividade. Intrinsecamente associada à gestão do tempo estão as estratégias e técnicas de organização do trabalho, que, em conjunto, determinam, em grande medida, os resultados que alcançamos no curto prazo e os que poderemos alcançar no médio e longo prazo.

Sem gestão de tempo poderemos atingir – pontualmente e/ou por acaso – um ou outro resultado que se destaque, mas isso não acontecerá em regra.

Por outro lado, com uma correta gestão de tempo e organização do trabalho alcançaremos objetivos de forma consistente e sustentada e tudo isso se refletirá não só na nossa atividade profissional como em todos os aspetos da nossa vida. Esta é, com efeito, uma das grandes linhas subjacentes ao livro.

Veio o teletrabalho dificultar esta gestão do tempo? A verdade é que os níveis de produtividade, em muitos casos, se mantiveram, e noutros até aumentaram… Porque é que isto acontece? Tem diretamente que ver com a gestão do tempo ou estarão os trabalhadores, simplesmente, a trabalhar mais?

Estas são questões muito interessantes, também analisadas no livro. O teletrabalho conduz a um conjunto de alterações de hábitos e procedimentos que podem ter impacto – positivo ou negativo – na produtividade. A adoção de boas práticas de gestão de tempo é uma condição necessária para a eliminação do impacto negativo que o teletrabalho pode ter e para a maximização dos seus aspetos positivos.

Quanto ao aumento dos níveis de produtividade em teletrabalho, de que muito se tem falado nos últimos tempos, deve ser encarado com cautela. Naturalmente, o teletrabalho elimina tempos não produtivos gastos em deslocações e, portanto, de um momento para o outro, passámos a dispor de mais tempo. Mesmo sem utilizar qualquer estratégia de gestão de tempo, ter mais tempo disponível para trabalhar significa realizar maior quantidade de trabalho, em média. É esse efeito que está a ser sentido.

No entanto, sem uma gestão adequada do tempo total, mais trabalho não significa melhor trabalho, melhores resultados, melhor satisfação, podendo, até, no médio-longo prazo, ser prejudicial e conduzir a uma acentuada quebra de produtividade.

O livro aponta formas de evitar estes efeitos indesejáveis.

O título do seu novo livro é “Gestão de Tempo e Organização do Trabalho”. Pergunto-lhe: agora com uma pressão acrescida de produzir os melhores resultados em tempo limitado, este equilíbrio entre estes dois fatores tornou-se mais difícil de atingir?

São dois fatores complementares, fortemente relacionados, e qualquer pressão adicional só reforça essa complementaridade e a necessidade de gerir criteriosamente o tempo e organizar meticulosamente as diversas tarefas que temos em mãos. O livro ensina-nos, precisamente, a fazer essa gestão criteriosa e organização meticulosa. Ao fazê-lo, dá-nos ferramentas para eliminar a pressão e assumir o controlo da trajetória que traçamos para as nossas vidas.

O que contém este novo livro que nos possa tornar melhores profissionais? Quais são os pontos-chave?

Apesar de ser um guia bastante breve, são abordados múltiplos aspetos chave da gestão de tempo e organização do trabalho, de forma inovadora e refrescante. Com o livro pretende-se dar resposta a um leque alargado de questões, nomeadamente: Que estratégias de gestão de tempo existem? É suficiente maximizar a eficiência na execução de tarefas? Quando e como priorizar tarefas? Que tarefas aceitar e que tarefas recusar? Como se pode multiplicar o tempo de que se dispõe? Como se pode ganhar tempo? Quando se deve começar a trabalhar numa tarefa? Como se devem definir datas-limite? O que fazer e como organizar o curto, médio e longo prazo? Vale a pena multiplexar tarefas? Como é que a multiplexagem de tarefas deve ser feita? Como organizar o nosso tempo, a nossa agenda e a nossa lista de tarefas? Como lidar com reuniões? Como gerir equipas e projetos? Qual o impacto do teletrabalho na gestão de tempo e organização do trabalho? Que filosofia deve presidir à gestão do tempo de que dispomos?

Uma boa gestão do tempo pode levar a um maior sucesso profissional, e, consequentemente, à felicidade no trabalho. Para quem ainda não consegue gerir o seu tempo da melhor forma, o que aconselha?

A boa gestão de tempo é essencial não só para o sucesso profissional, mas, também, para o sucesso pessoal.

Para quem não sabe gerir o tempo, o meu conselho é muito simples: ler o livro. Essa é a forma mais rápida de perceber o que está a impedir o seu caminho para o sucesso e para a felicidade. Mas o livro também é muito útil quer para os que reconhecem as suas limitações e consideram que necessitam de saber mais sobre o assunto, quer para os que acreditam que tudo sabem sobre o tema, já que é sempre bom considerar outros ângulos para atacar um problema.

No fundo, todos podemos aprender mais, em especial os profissionais, trabalhando individualmente ou em equipa, sujeitos à pressão de produzir os melhores resultados em tempo limitado. Mas mesmo pessoas que não exerçam qualquer atividade que exija a produção de resultados para terceiros, mas que queiram organizar melhor a forma como ocupam o seu tempo, poderão encontrar no livro conselhos úteis.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre felicidadeFernando BoavidaGestão de tempo e organização do trabalhogestão do tempolivroobraOrganizaçãoprodutividadeprofessorteletrabalhoTempotrabalho
Notícia anterior

OPINIÃO: Desenvolver pessoas nas organizações

Notícia seguinte

Inetum distinguida pela SAP

Notícia seguinte
Inetum distinguida pela SAP

Inetum distinguida pela SAP

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Assine aqui

Últimas entradas

Eduardo Continentino, business partner da Gamefic: «A Gamefic permite feedbacks instantâneos, formações e comunicação efetiva entre líderes e liderados»

Eduardo Continentino, business partner da Gamefic: «A Gamefic permite feedbacks instantâneos, formações e comunicação efetiva entre líderes e liderados»

Por IIRH
26 Fevereiro, 2021
0

Em operação desde meados de 2016, a...

Oito tendências que vão definir o futuro do trabalho

Oito tendências que vão definir o futuro do trabalho

Por IIRH
26 Fevereiro, 2021
0

A pandemia mudou o paradigma de decisão...

OPINIÃO: As dificuldades das empresas em adaptarem-se à tecnologia: frustração e perda de produtividade!

OPINIÃO: As dificuldades das empresas em adaptarem-se à tecnologia: frustração e perda de produtividade!

Por IIRH
25 Fevereiro, 2021
0

  Autor: Luís Lemos, SMB Sales Director...

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

Por IIRH
24 Fevereiro, 2021
0

 ...

Estudo do ManpowerGroup mostra que empresas que inovam mais criam mais emprego

Estudo ManpowerGroup: Empresas que inovam mais criam mais emprego

Por IIRH
24 Fevereiro, 2021
0

O estudo «Skills Revolution Reboot: Os Três...

VEJA MAIS

Siga-nos

AGENDA

Março 2021
Mar 02 2021

Webinar AproCS | Recrutamento e Seleção para Contact Center

No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

 

Somos 100% RH há 25 anos!

 

Twitter
Facebook-f
Youtube
Instagram
Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

RECEBA A NOSSA

NEWSLETTER SEMANAL

CLIQUE AQUI