No contexto atual, surgiu um novo ambiente de trabalho. Com muitas empresas a adotarem o regime de trabalho remoto, é normal que estas se questionem sobre como medir a produtividade e o desempenho de trabalhadores que se encontrem em teletrabalho.
De acordo com Aram Lulla, Presidente e HR do Lucas Group, publicado na Forbes, o truque está em definir novos KPIs para o colaborador, novas métricas que tornem possível o acompanhamento do desempenho individual e organizacional. No entanto, alguns KPIs são diretos e específicos para a função de determinado colaborador. Alguém que trabalhe em vendas, por exemplo, poderá ser avaliado com base no crescimento mensal das vendas, nas chamadas e emails mensais, entre outros aspetos.
Mas, com o surgimento do teletrabalho, e de acordo com Aram Lulla, existem dois KPIs que podem abranger todos os colaboradores: a autodisciplina e a eficácia da comunicação. Estes KPIs podem ajudar os RH a avaliar a produtividade e o desempenho dos colaboradores que se encontram em teletrabalho. Sendo a autodisciplina a capacidade de trabalhar de forma independente, este KPI pode ser avaliado, por exemplo, através da quantificação de tarefas que determinado colaborador concluiu dentro do cronograma, sem contar com tarefas fora do controlo do colaborador. No entanto, este KPI, segundo o profissional citado na Forbes, deve ser abordado com flexibilidade, dados os desafios da gestão de vida pessoal e profissional. De acordo com um artigo publicado na Fast Company, é também muito importante perceber a qualidade da entrega. O colaborador apresenta diferenças, por exemplo, no trabalho individual e coletivo, estando a trabalhar remotamente? Para que este tipo de avaliação funcione, é também muito importante deixar claro que tarefa pertence a quem.
No que respeita à eficácia da comunicação, é avaliada a capacidade de um colaborador de comunicar claramente com colegas, clientes ou parceiros. Segundo Aram Lulla, citado na Forbes, embora possa parecer subjetivo, é algo possível de se medir com base na função e responsabilidades de um colaborador. Por exemplo, se um colaborador leva a cabo uma reunião semanal, é importante avaliar se a agenda é enviada com antecedência. O colaborador responde prontamente aos emails ou chamadas de clientes, com os quais tem de gerir um relacionamento? O colaborador é pontual em videochamadas ou chamadas telefónicas recorrentes? Estes são alguns dos aspetos que são possíveis medir. Também se pode optar, de acordo com Aram Lulla, pela avaliação de um colega de trabalho relativamente a outro colega, no que respeita a critérios como prontidão de resposta, clareza de direção, entre outros.
Para que este tipo de acompanhamentos funcione, é importante que haja uma atualização das expectativas de comunicação perante toda a empresa. O objetivo destas avaliações é dar a oportunidade ao manager de corrigir os erros e ajudar as equipas. Outra solução passa por melhorar a qualidade do feedback, que deve ser significativo e impactante, e entregue em tempo real. As conversas em tempo real são importantes e os check-ins devem ser regulares. Segundo um artigo publicado no site da Talentia Software, se toda a equipa tiver as mesmas informações em tempo real, o feedback transmitido e recebido será muito mais ajustado à situação.
Fontes: Forbes, Talentia Software, Fast Company
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!