• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Abril 1, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Fotografar, integrar e reportar: um workflow de autorização… para a gestão de despesas e viagens de trabalho

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
20 de Julho, 2022
em DESTAQUES, SOFTWARE RH
0
RH Express News 92 – 11 de maio 2017
18
Partilhas
202
Visualizações

Com colaboradores dispersos por vários pontos do mundo, a Gres Panaria Portugal sentiu a necessidade de implementar um software de gestão de despesas e viagens – e, para tal, contou com a ajuda da AMT Consulting.

AGres Panaria Portugal é uma empresa de pavimentos e revestimentos em cerâmica, com duas unidades produtivas: Ílhavo e Aveiro. A “casa-mãe” do Panariagroup é em Itália, estendendo ainda a sua presença a EUA e Índia. No total, a empresa conta com cerca de 1.800 colaboradores no mundo (450 em Portugal).

Perante toda esta dispersão geográfica e com tantos colaboradores envolvidos em despesas e viagens – desde promotores, vendedores, até aos responsáveis pela montagem de ambientes –, afigurou-se importante para a empresa a implementação de uma solução digital de gestão de consumos. Uma vez que a Gres Panaria Portugal já contava com vários módulos da SAP, afigurou-se útil integrar o SAP Concur, software de gestão de despesas e viagens, no módulo de contabilidade.

Um “envelope virtual”

O SAP Concur assenta num workflow de autorização, user friendly e intuitivo. Eis as etapas que o compõem: 1.ª o utilizador tira, através do seu smartphone, fotografias das despesas que, automaticamente, “alimentam” alguns campos – como a data, a localização e o valor; 2.ª atribui-lhes uma natureza (ex: refeições, viaturas, combustíveis, etc.); 3.ª fecha o relatório e submete-o. Numa primeira fase, esse relatório segue para a área financeira, que confirma se todas as despesas apresentam o número de contribuinte e se o total declarado no relatório coincide com o da fatura. Se tudo estiver em conformidade, o departamento financeiro dá o “ok” e o relatório segue diretamente para o superior hierárquico daquele utilizador, que, ao confirmar as despesas, fá-las regressar ao departamento financeiro para que se garanta a posse dos originais das despesas. Posto isto, o relatório é aprovado, as despesas são integradas na contabilidade e a tesouraria procede ao respetivo pagamento.

“O relatório é como um envelope virtual, onde colocamos todas as fotografias das despesas, que pode ser feito despesa a despesa ou periodicamente – no final do mês, juntamos todas as despesas, criamos um relatório e dá-nos um valor total a reembolsar”, explica Nuno Génio, CFO da Gres Panaria Portugal S.A.

O software tem, ainda, a possibilidade de colocar alertas (ex: despesa com mais de ‘x’ dias ou despesa realizada no fim de semana) e de agrupar despesas (ex: despesas por viatura) – dando resposta à tributação autónoma para efeitos fiscais.

Um pormenor interessante que importa também ressalvar é que, mediante o país onde é feita a despesa, o sistema assume automaticamente a taxa de IVA correspondente. “Se eu comprar um tinteiro na Alemanha, o sistema vai imediatamente assumir que o IVA é 19% (e não 23%, como em Portugal)”, exemplifica Nuno Génio.

Mediante o país onde é feita a despesa, o sistema assume automaticamente a taxa de IVA correspondente

O SAP Concur veio permitir, sobretudo, a desmaterialização e automação de processos, uma vez que antes da sua implementação o procedimento baseava-se no preenchimento manual de uma folha de Excel – “Folha de Despesas de Caixa” –, mais trabalhoso, moroso e sujeito a imprecisões.

Parceiro implementador

Face a algumas propostas, a Gres Panaria Portugal optou pela AMT Consulting como parceiro implementador do SAP Concur, uma vez que esta estava fortemente dedicada à implementação deste projeto no país. Tendo em conta que o processo coincidiu com a pandemia, a implementação foi realizada por videoconferência, porém, de acordo com Nuno Génio, não poderia ter corrido melhor.

“A AMT Consulting deu-nos uma formação no terminus da implementação e, depois, a estratégia foi identificar aqueles utentes mais aptos a trabalhar com tecnologia (key users), para passarem o conhecimento aos restantes”, refere.

Após esta sessão inicial, a própria empresa, internamente, ministrou formação por idiomas e específica para hierarquias, para ajudar os superiores hierárquicos com a tal etapa de aprovação de despesas.

Da implementação à aplicação efetiva do software (fevereiro de 2021) decorreram apenas seis meses. A facilidade da sua utilização pelos colaboradores é a medida do sucesso desta operação: “Nos primeiros meses, havia mais dúvidas, mas agora – e tendo em conta que temos um help desk assegurado pela área financeira – o processo já está em velocidade de cruzeiro e a funcionar muito bem”, conclui.

Artigo publicado na edição n.º 139 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2022.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre AMT ConsultingdespesasGres Panaria PortugalSAP ConcurSoftware RHviagens corporativas
Notícia anterior

E se, de repente, um desconhecido lhe oferecer emprego?

Notícia seguinte

Mercedes-Benz.io está a recrutar! Tecnológica quer abrir 150 vagas até ao final do ano – a maioria em Portugal

Notícia seguinte
Conheça as tendências de emprego em Portugal para 2019

Mercedes-Benz.io está a recrutar! Tecnológica quer abrir 150 vagas até ao final do ano – a maioria em Portugal

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

contrato permanente

Governo quer 25 mil jovens com contrato permanente

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

O Governo apresentou no dia 29 de...

Teletrabalho: os desafios

Teletrabalho: Empresas e Trabalhadores com novos desafios

Por IIRH
31 de Março, 2023
0

  Autora: Rita Canas da Silva, sócia...

Ageism

Ageism: será que a idade realmente define a competência no local de trabalho?

Por Sara Moutinho Lopes
31 de Março, 2023
0

Os estereótipos relacionados com a idade são...

Oferta de Emprego

Existem mais de 60 mil ofertas de emprego que ninguém quer

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Jornal...

profissões que nasceram com a cibersegurança

5 profissões que nasceram com a cibersegurança

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

Nos últimos anos, o número de ataques...

Taxa de desemprego

Taxa de desemprego recua e fixa-se nos 6,8% em fevereiro

Por Guilherme Lopes
30 de Março, 2023
0

Depois de três meses de subidas consecutivas,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Abr

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Segunda-feira
EVENT DETAIL
12 - 18 Abr

Formação: People Management

Quarta-feira
EVENT DETAIL
12 - 18 Abr

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Quarta-feira
EVENT DETAIL
17 - 21 Abr

ESG WEEK 2023

Segunda-feira, Atmosfera M
EVENT DETAIL
No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist