Surgem cada vez mais soluções, tecnologias e softwares que pretendem ajudar os RH a fazer uma gestão próxima, fácil e eficaz, principalmente numa altura em que o teletrabalho dita a norma.
Os profissionais precisaram de melhorar o controle de acessos dos seus colaboradores. A RHmagazine foi conversar com um dos especialistas neste segmento.
ENTREVISTA a Humberto Estrela, partner da NexusGen.
“Acreditamos que fazemos a diferença na análise e entendimento das expectativas
do cliente.”
A gestão da assiduidade é muito mais do que o controle de entradas e saídas que às vezes imaginamos. Qual a amplitude das vossas soluções?
A gestão de assiduidade é muitas vezes confundida com o “acesso” de trabalhadores à organização. A marcação e registo de ponto é somente uma das funções desta solução, que não deixa de ser fundamental para o seu funcionamento. A solução de assiduidade NexusGen Time é uma plataforma integrada que permite às equipas de recursos humanos e coordenadores gerirem de forma mais adequada e eficaz. Implementam uma filosofia de delegação de competências por níveis hierárquicos, disponibilizam processos de workflow de aprovação por níveis para faltas, férias, etc., têm módulos de escalas de pessoal e de registo de tarefas, e tudo isto usando um portal web ou dispositivos móveis com geolocalização.
É importante referir que a componente de integração bidirecional com os ERP e processamento de salários é fundamental para a maioria das empresas, conseguindo-se assim obter uma gestão mais inteligente e eficiente que contribui para a redução dos custos operacionais e otimiza os processos das organizações. Foco nas pessoas!
Que novidades tecnológicas apareceram mais recentemente? Desde o reconhecimento facial à medição de temperatura, o que há de novo?
Temos observado uma grande evolução nos equipamentos de reconhecimento facial e de leitura da palma da mão. São os chamados multi-biométricos, que incorporam várias tecnologias no mesmo equipamento, com leitura de faces, com ou sem máscara de proteção individual, leitura da palma da mão e com sensores de medição de temperatura corporal – tudo no mesmo equipamento. Estas são soluções com tecnologia de autenticação inequívoca.
O facto de ser uma solução Cloud é importante?
A tecnologia Cloud permite desenvolvermos soluções mais inovadoras e ajuda os utilizadores a conectarem-se e utilizarem aplicações através da Internet e/ou dispositivos móveis. A solução NexusGen Time Cloud permite que empresas de todas as dimensões possam optar por usufruir de uma solução completa, tendo apenas de ter um acesso à Internet e registar os seus funcionários por um euro/mês/funcionário.
Que necessidades surgiram durante a pandemia e como conseguiram dar resposta?
Houve uma grande procura de soluções de medição de temperatura corporal com equipamentos de todas as tipologias e diferentes preços de mercado. No nosso caso, os maiores desafios estiveram ligados à otimização do software para dar melhor resposta às necessidades criadas pelo teletrabalho e à implementação de soluções integradas com os softwares específicos já existentes nos clientes.
É vantajoso dispor de uma solução de gestão de assiduidade com reconhecimento facial? Que outros fatores diferenciadores apresenta a solução NexusGen?
A grande maioria dos nossos clientes tem optado por utilizar equipamentos de reconhecimento facial, sendo que a reação do mercado é bastante positiva. Acreditamos que fazemos a diferença na análise e entendimento das expectativas do cliente, tendo a máxima atenção e entrega nas fases de instalação, integração e formação da solução, e estamos continuamente a apoiar e suportar os clientes através de um HelpDesk gratuito, com ou sem contratos de suporte e manutenção.
Conheça esta solução em: https://nexusgen.eu/
Entrevista publicada na RHmagazine (março/abril 2021) – Dossier Especial Assiduidade e Controlo de Acessos