Multinacional de e-learning GoodHabitz aposta em Portugal para democratizar a formação empresarial. A empresa oferece às empresas uma plataforma com mais de 150 cursos de formação “on-demand” e já está a formar, no país, profissionais em empresas nos mais variados setores como retalho, saúde, hotelaria, banca, entre outros. A RHmagazine falou com Pedro Monteiro, Diretor Comercial e porta-voz da GoodHabitz em Portugal, que aborda as razões por trás da aposta da empresa no mercado nacional.
D
e acordo com um estudo desenvolvido pela GoodHabitz, 70% dos colaboradores quer trabalhar no seu desenvolvimento pessoal, mas precisa de um “empurrão”. Tendo esta necessidade em conta, a multinacional holandesa funciona como um serviço de streaming para “aprendizagem ao longo da vida”.
Para aceder à plataforma, as organizações pagam uma subscrição e, de forma ágil e intuitiva, todos os colaboradores podem ter acesso a mais de 150 cursos online de soft skills, idiomas, competências digitais, e nas mais variadas áreas transversais que são importantes nos diferentes setores de atividade.
Em Portugal, a GoodHabitz tem neste momento 42 cursos disponíveis em português, – acrescenta quatro cursos por mês ao seu portfólio – e mais de 150 cursos no total das línguas, com foco nas competências do futuro, como por exemplo bem-estar no trabalho (gestão de stress, desconexão, burnout), a liderança remota (gestão de equipas, delegação, coordenação entre equipas virtuais), produtividade (como priorizar, gestão de tempo, definição de objetivos), comunicação (verbal e não verbal), entre outros. Estas formações estão disponíveis para todas as organizações, de todos os setores e dimensões, já que o objetivo da empresa é a promoção da aprendizagem online e desenvolvimento pessoal e profissional, independentemente do setor em que a organização atue e da função dos colaboradores.
Pedro Monteiro, GoodHabitz: “Sentimos uma lacuna na área de formação online em Portugal”
Porquê esta aposta em Portugal?
Na verdade, foi um processo bastante natural. Tínhamos entrado em Espanha em 2018 e, quando o negócio já estava no bom caminho, achámos que era o momento certo para expandir o negócio para toda a Península Ibérica, uma vez que as nossas economias e processos de decisão nas empresas acabam por estar interligados. Além disso, sentimos uma lacuna na área de formação online em Portugal e vimos espaço para posicionar a GoodHabitz como o primeiro fornecedor global de e-learning que aposta diretamente no mercado português, com uma estrutura local e conteúdos no idioma nativo.
Por outro lado, além da transformação digital das empresas que está a provocar mudanças metodológicas, estruturais e funcionais, foi em plena pandemia que muitas empresas compreenderam a importância de integrar o e-learning na sua estratégia de Desenvolvimento de Recursos Humanos, dado os novos formatos em termos da organização do trabalho. Neste sentido, da análise que fizemos, chegámos à conclusão de que o mercado não estava preparado para responder a estes desafios com abordagens mais tradicionais ou conservadoras, e por isso, chegámos para preencher exatamente essa lacuna.
Numa altura em que as empresas precisam de estratégias mais flexíveis e ágeis de desenvolvimento de competências, a GoodHabitz quer ser a solução.
E estamos convencidos de que uma estratégia mais robusta de aprendizagem digital pode ser a chave do sucesso de muitas empresas portuguesas, assim como dos seus colaboradores, e que a Goodhabitz, terá um papel fundamental nesse processo.
Como tem sido o feedback?
Temos tido um feedback bastante positivo. A avaliação média da satisfação dos nossos cursos está perto dos 90% e só em 2021 formámos cerca de 10.000 pessoas em Portugal, número que esperamos aumentar para perto de 100.000 até final deste ano. Várias pessoas nos disseram que nunca viram nada assim!
Passado um ano da nossa entrada no mercado português já temos cerca de 35 clientes em Portugal, em diversos setores, como por exemplo o Grupo Jerónimo Martins. A nível global temos também clientes que recorrem aos nossos cursos em português, como é o caso da Prosegur, Melia Hotels International ou a Opticalia.
O que a GoodHabitz oferece de diferente em relação à concorrência?
Em primeiro lugar, toda a nossa proposta de valor é construída para ativar a motivação intrínseca dos alunos. Dou alguns exemplos: uma plataforma com uma usabilidade muito semelhante à da “Netflix”, muito visual e intuitiva, uma ferramenta que inclui um estudo de personalidade e motivação que proporciona um caminho de aprendizagem único por pessoa, conteúdos ajustados a diferentes perfis, conteúdos com especialistas nacionais e internacionais, e muitos outros pormenores que fazem com que a satisfação dos nossos alunos esteja muitas vezes acima dos 90%!
A nossa plataforma e abordagem promovem a auto-aprendizagem através de um modelo “on demand” pioneiro no mercado.
Distanciamo-nos do conceito tradicional de e-learning – marcado por conteúdos pouco diversificados, formatos pouco atrativos e sem qualquer método didático subjacente, que se traduzem num engagement baixo -, pois oferecemos métodos didáticos únicos, eficazes e divertidos, pensados com base em modelos pedagógicos reconhecidos (ex: taxonomia de bloom).
Exemplo disto, é que podemos ensinar aos colaboradores linguagem corporal com um jogador de poker, ou conceitos chave sobre feedback com uma equipa de dança profissional.
Gostamos de acreditar que nos diferenciamos, porque levamos às empresas e aos colaboradores métodos de ensino que promovem uma cultura de aprendizagem moderna, menos mandatória, em que o colaborador é proativo porque gosta dos conteúdos e toma iniciativa de os fazer por si próprio.
Assim, conseguimos mudar hábitos de aprendizagem, pois o colaborador ganha autonomia e capacidade de decidir como, quando, e o que quer em termos de formação, sendo ele o principal (mas não o único) responsável pelo seu desenvolvimento.
Somos também pioneiros na democratização da formação empresarial na Europa, pois temos conteúdos para todos os grupos funcionais e chegamos a todos. Mesmo em áreas mais operacionais, em que muitas vezes os colaboradores não têm computador ou email, mas todos têm um telemóvel.
Por fim, damos ainda aos gestores dos projetos nas empresas acesso a outras funcionalidades para dar uma maior robustez e eficácia ao processo de desenvolvimento: o Promo Studio, ferramenta que permite criar campanhas de comunicação, o GoodScan que permite a cada aluno ter um percurso de aprendizagem ajustado ao seu perfil, um coach que ajudará a definir a estratégia de formação e um painel de controlo com estatísticas de utilização dos cursos e assim ter a perceção da produtividade, entre outras ferramentas.
Que novidades perspetiva a GoodHabitz para 2022?
Haverá muitas novidades. A nível do catálogo, por exemplo, serão lançados cerca de 50 cursos novos este ano.
Posso levantar um pouco mais o véu e dizer que vamos ter assessments (avaliações) de competências na nossa plataforma e um sistema de gamificação.
2022 será um ano de crescimento e consolidação da nossa presença no mercado português. Esperamos ter o dobro dos elementos na nossa equipa dentro de um ano, queremos aumentar consideravelmente o número de pessoas formadas e lançar novas funcionalidades. Com a entrada em novos continentes e diversos novos países, como a América Latina e Ásia, passaremos também de um parceiro europeu para um parceiro global.
Sem dúvida, que será um ano muito desafiante e positivo para a GoodHabitz.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!