Com o fim do Estado de Emergência e o levantamento das medidas de confinamento, as organizações começam a definir como vão trazer os trabalhadores de volta aos locais de trabalho.
Para apoiar as empresas no regresso dos colaboradores ao escritório, a Cushman & Wakefield criou uma checklist de boas práticas que as empresas devem garantir neste momento crítico. Confira todos os passos para garantir que providencia aos seus profissionais uma retoma em segurança:
1- Prepare o edifício/espaço
- Garanta a segurança de todos os trabalhadores
- Confirme a validade dos sistemas mecânicos, de climatização e segurança contra incêndio
- Realize todos os processos de limpeza com produtos aprovadas pelas autoridades de saúde e governamentais
- Garanta a conformidade com as políticas de requisitos do proprietário
- Envolva os fornecedores no plano de regresso ao trabalho
- Reveja e prepare planos sobre alterações nos processos de limpeza ou em quaisquer serviços adicionais
- Verifique se todas as inspeções, obras e trabalhos nas instalações estão concluídas antes da reabertura
2- Prepare a força de trabalho
- Tente atenuar a ansiedade dos colaboradores em regressar ao local de trabalho através da gestão de planeamento e comunicação de mudanças
- Fale com os seus colaboradores sobre os benefícios de regressar ao local de trabalho: produtividade; proximidade com os colegas; socialização; facilidades no acesso às ferramentas e recursos de trabalho
- Considere que as pessoas podem beneficiar da continuidade do teletrabalho: questões de saúde e prioridades da família; tempo de deslocação reduzido; a tecnologia permite teletrabalho sem perda de produtividade
- Desenvolva e execute um plano detalhado de como regressar ao trabalho e comunique-o
- Aconselhe os profissionais sobre meios alternativos de transporte mais seguros
- Prepare e envie informações sobre os protocolos de distanciamento e limpeza
3- Controle os acessos
- Controle os pontos de entrada do escritório, incluindo as entregas externas
- Reconfigure as áreas de reunião e lobby para garantir o distanciamento social
- Instale escudos de acrílico conforme apropriado
- Comunique claramente os protocolos de distanciamento através de sinalização e marcações no piso
- Considere a medição de temperatura
- Forneça desinfetante, toalhetes e EPIs apropriados
- Desative as telas sensíveis ao toque assim como os controles de acesso por toque
4 – Crie um plano de distanciamento social
- Considere a criação de turnos com base em funções e prioridades, incluindo trabalhadores temporários, se necessário: semanas de trabalho alternadas no escritório e teletrabalho; horário de chegada e partida alternados; permita que as equipas negoceiem os seus próprios horários de trabalho no escritório
- Introduza planos para apoiar o distanciamento social
- Monitorize o uso do espaço
- Especifique locais de trabalho (secretárias) para garantir que a equipa mantém as distâncias mínimas de trabalho
- Redesenhe espaços, alterne mesas e cadeiras para manter o distanciamento social
- Adicione painéis entre as mesas se necessário
- Imponha protocolos de limpeza rigorosos para espaços compartilhados
- Reduza a capacidade de espaços – por exemplo, remova algumas cadeiras de grandes salas de conferências
- Proíba o uso compartilhado de salas pequenas e converta-as para o uso de apenas um profissional
- Escolha e indique a direção de tráfego de colaboradores nas principais vias de circulação evitando cruzamento entre pessoas
5 – Reduza os pontos de contacto e reforce as rotinas de limpeza
- Mantenha práticas rigorosas de limpeza e desinfecção
- Forneça desinfetantes em cada mesa ou área de trabalho, principalmente nos espaços que são partilhados
- Remova contentores de comida e bebidas (copos, pratos etc.) – considere comprar com itens de utilização única
- Higienize todas as áreas do espaço de trabalho, incluindo escritórios, salas de conferências, refeitórios, banheiros e outras áreas antes da reabertura
- Certifique-se de que os aparelhos e equipamentos estão em boas condições de funcionamento
- Limite as reuniões pessoais
- Reconsidere a necessidade de usar interruptores, portas, gavetas e outros acessórios
- Deixe as portas todas abertas
- Remova as ferramentas partilhadas de toque, como marcadores de quadro branco, controles remotos e mantenha uma política de “mesa limpa”
- Crie áreas de armazenamento designadas e seguras para itens pessoais
- Crie uma sala fechada específica para isolar qualquer pessoa que se identifique com sintomas
6- Comunique com confiança
- Garanta o alinhamento da liderança no regresso à “normalidade”
- Estabeleça comunicação bi-direcional
- Garanta uma cultura de confiança e transparência sobre todas as medidas tomadas
- Defina claramente o que se espera dos colaboradores nesta fase, com ênfase em fazê-los sentir-se seguros
- Reforce as políticas de recursos humanos relacionadas com doenças e apoio a cuidadores