O
Rock in Rio Lisboa vai receber este ano um novo espaço dedicado à liderança, estratégia e futuro das organizações. Chama-se House of Leaders e é uma iniciativa da Nova SBE Executive Education, criada em parceria com o festival, para promover debates sobre os desafios da gestão, da inovação e da transformação das empresas num contexto pouco habitual para conversas empresariais.
Segundo a organização, a House of Leaders pretende “revelar os bastidores da liderança” e aproximar protagonistas de diferentes setores em torno de um objetivo comum: preparar organizações e líderes para um contexto cada vez mais complexo e imprevisível. O arranque oficial da iniciativa aconteceu no campus de Carcavelos da Nova SBE Executive Education, através de um momento público de reflexão dedicado ao papel das lideranças, das empresas e das marcas enquanto agentes de transformação.
O lançamento incluiu também a gravação ao vivo do primeiro episódio de uma série de conversas promovidas pela House of Leaders, com a participação de Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio Lisboa, e de Pedro Brito, CEO da Formação de Executivos da Nova SBE. Sob o mote “Big Ideas, Big Hits”, a conversa procurou explorar decisões, momentos inesperados e ideias que marcaram percursos de liderança.
![]()
IA, pressão e novas competências no centro da discussão
A iniciativa surge também como resposta às profundas mudanças que estão a transformar o mercado de trabalho e os modelos de gestão. Para Pedro Brito, “investir nas lideranças do futuro deixou de ser uma opção estratégica e passou a ser essencial para garantir competitividade, inovação e sustentabilidade a longo prazo”.
O responsável sublinha ainda que “num contexto marcado pela incerteza económica e social, pela pressão por resultados e pelo impacto da inteligência artificial, liderar torna-se cada vez mais exigente”. Na sua visão, “o papel dos líderes e as suas competências estão em profunda transformação”. “Uma gestão eficiente já não é suficiente: é fundamental saber atuar em ambientes complexos e incertos, tomar decisões informadas e desenvolver uma visão mais ampla e adaptável do negócio.”
Pedro Brito acrescenta que “é neste contexto que a educação assume um papel central, ao ir além da transmissão de conhecimento e ao preparar e transformar líderes, dotando-os das ferramentas necessárias para responder de forma informada, responsável e relevante aos desafios atuais”.
Um projeto que quer deixar impacto para lá do festival
Além da dimensão de networking e reflexão, a House of Leaders terá também uma componente ligada ao acesso à educação. O projeto conta já com parceiros como Bankinter, BBVA, Crédito Agrícola, Doutor Finanças, Grupo Brisa, KPMG, Lusíadas Saúde, Mastercard, Sport TV, Volvo Car Portugal, ZEISS e Zome. Através destas parcerias serão atribuídas bolsas de mérito a alunos da Nova SBE, numa lógica de democratização do acesso ao ensino e desenvolvimento de talento.
Para Roberta Medina, “as empresas são potentes ecossistemas de lideranças, que bem cuidadas e alinhadas por propósito, pode e devem gerar um impacto positivo escalável na sociedade, não só por negócio, mas, acima de tudo, por exemplo e inspiração”. A responsável diz ainda que “dar voz à humanidade de cada empresa, neste projeto materializada nas suas lideranças máximas, é um passo essencial para que esse futuro melhor possa ser construído”.
Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI