A DIMEP – Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso – é pioneira e líder no mercado de produtos para controle de acesso e registo de ponto. Em 2021, a companhia comemorou 85 anos em constante evolução, consolidando a sua atuação nacional e os processos de expansão para o estrangeiro. Estivemos à conversa com Hugo Lança, atual CEO da empresa.
A gestão da assiduidade é muito mais do que o controle de entradas e saídas que por vezes imaginamos. Qual a amplitude das vossas soluções?
Sendo uma empresa com mais de 80 anos de história nesta área, gestão de assiduidade é parte integrante do ADN da DIMEP. Em todas as nossas soluções, seja de assiduidade, acesso ou gestão de processos, o que queremos oferecer é produtividade, poupança, controlo e confiança.
Que novidades tecnológicas apareceram mais recentemente? Desde o reconhecimento facial à medição de temperatura, o que há de novo?
No que respeita ao reconhecimento facial, tanto na área de gestão de ponto como controlo de acesso, a DIMEP vem desde há 10 anos a apostar nesta tecnologia, que, além de ter uma excelente relação custo VS benefício, permite uma identificação bastante rápida e higiénica, pois não existe contacto entre o equipamento e o utilizador. Hoje em dia, todos privilegiamos a tecnologia sem contacto, e o investimento da DIMEP passa também por agregar identificação com QRCODE, NFC e Bluetooth às suas soluções, pois permitem a utilização de um simples smartphone, garantindo absoluta segurança.
Que necessidades surgiram durante a pandemia e como conseguiram dar resposta?
Com o aparecimento da pandemia, além do que a DIMEP já vinha a trabalhar no mercado da identificação facial e soluções cloud para a gestão de assiduidade, surge a necessidade de medição da temperatura, por forma a garantir que os funcionários/visitantes de determinado espaço cumpriam as regras imposta pela DGS. Dessa forma, os pontos-chave do sucesso da DIMEP em plena pandemia foram, em primeiro lugar, a extraordinária rapidez com que dotou os seus equipamentos com câmaras de medição de temperatura e deteção de máscara, assim como aperfeiçoou os seus softwares para integração com este tipo de equipamentos. As câmaras termográficas, totens de desinfeção com medição de temperatura, entre outros, fazem parte do portfólio de produtos disponíveis para ajudar os nossos clientes a evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2.
“No que respeita ao reconhecimento facial, tanto na área de gestão de ponto como controlo de acesso, a DIMEP vem desde há 10 anos a apostar nesta tecnologia”
Vi que propõem uma solução de gestão de assiduidade com reconhecimento facial em aplicações para telemóvel. Como é que o mercado está a reagir a esta solução?
Efetivamente, prosseguindo na linha do investimento que estamos a fazer, recentemente a DIMEP desenvolveu um algoritmo de identificação facial com máscara que permite aos funcionários marcarem o ponto através da APP Mobile do KAIROS, num tablet ou smartphone com localização GPS, em modo multiutilizador; ou seja, várias templates faciais num único dispositivo integrados em tempo real com a plataforma KAIROS, onde os gestores podem verificar de imediato quem está presente e receber alertas de quem está em atraso, ou ausente.
Podemos dizer, com muita satisfação, que estamos a ter uma recetividade incrível, pois, efetivamente, os nossos clientes percebem a facilidade e fiabilidade com que os funcionários, de uma forma simples e rápida, realizam as suas marcações de ponto, permitindo a todo o instante gerir os recursos disponíveis. Exemplo disso é o uso desta funcionalidade em atividades económicas que até então estavam limitadas ao uso deste tipo de tecnologia.
Entrevista publicada na edição n.º 133 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2021.