Nos últimos meses, temos sido confrontados com a necessidade de adaptação digital, e não estávamos preparados para que o nosso local de trabalho e a nossa casa se confundissem, e muito menos para que um conjunto vasto de tarefas fosse digitalizado.
A necessidade de adaptação alavancou o processo de transformação digital do tecido empresarial e, consequentemente, da economia. A transformação digital é muito mais do que uma presença digital, ou do que uma mera digitalização de processos – é a delegação de competências e conhecimentos na tecnologia, colocando-a ao serviço das organizações.
O InnergyRH, desde 2016 e em particular nos últimos meses, tem contribuído ativamente para o processo de transformação digital de várias organizações. Este contributo concretiza-se através dos projetos de investimento desenvolvidos em pessoas, no conhecimento, na tecnologia e na mudança de metodologias de gestão de projetos. Esta estratégia permitiu, primeiramente, reduzir o tempo de implementação para poucas semanas e, posteriormente, diminuir a carga horária dos profissionais de gestão de pessoas em 45%, com as tarefas administrativas inerentes a obrigações legais e corporativas.
A transformação digital trouxe no imediato uma redução significativa de custos
Com a otimização dos processos, os profissionais de gestão de pessoas ganham tempo de qualidade para o desenvolvimento de estratégias e implementação de boas práticas de gestão, que podem ser igualmente suportadas pelo InnergyRH. A possibilidade de centralizar toda a informação e as necessidades de gestão, independentemente do seu nível estratégico, a linguagem adaptada à Gestão de Pessoas, bem como à realidade e cultura da organização, a aposta na experiência de utilização e o suporte dedicado e especializado, são alguns dos fatores diferenciadores das soluções que propomos.
A facilidade de comunicação foi, e é, um dos principais desafios dos períodos de confinamento que vivemos. Neste sentido, torna-se fundamental a implementação de ferramentas de comunicação, como, por exemplo, um portal corporativo que permita o acesso à informação e facilite a comunicação e gestão entre e intra-equipas. Este tipo de ferramentas agiliza, por exemplo, uma gestão mais eficiente dos planos de formação, permitindo o planeamento e replaneamento de todas as iniciativas, à medida das necessidades de cada colaborador, equipa e da organização.
A necessidade de adaptação que provocou e continua a provocar uma transformação digital disruptiva trouxe, no imediato, uma redução significativa de custos e uma minimização do impacto negativo da pandemia nos proveitos organizacionais. Numa segunda fase, irá trazer confiança e tempo de qualidade, ao confiar nas tarefas delegadas na tecnologia. O tempo de qualidade ganho poderá ser reinvestido em atividades de valor acrescentado para as organizações.
Artigo publicado na edição n.º 133 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2021.