POR: Carlos Carracha – Gestor de Produto da Infocontrol
A crise da Covid-19 confirmou tendências importantes na vida das empresas: os métodos de trabalho evoluíram, o sucesso das empresas requer mais mobilidade. Confinados em suas casas, os funcionários têm, mais do que nunca, ativado os modos “ágil” e “remoto”, auxiliados por ferramentas digitais cada vez mais variadas e eficientes, sendo que essa capacidade de trabalhar fora do escritório se tornou uma necessidade em todos os setores da economia.
Para muitas empresas a constatação de que as suas soluções não funcionavam remotamente tornou-se um desafio. Os departamentos de RH depararam-se com uma nova realidade, a começar pela dificuldade em cumprir a legislação laboral. De forma geral, é inegável a tendência na digitalização da função de RH, facto que ficou claro durante os confinamentos que vivemos. É ainda previsível que vários tipos de trabalho remoto se tornem comuns no futuro:
- Teletrabalho regular: Ex. todas as quartas-feiras;
- Teletrabalho distribuído: Ex. autorização de efetuar cinco dias de teletrabalho por mês.
É por isso necessário ter um software de Gestão de Recursos Humanos SaaS ou com hospedagem na Cloud, que possibilite o trabalho e a gestão do trabalho à distância.
O que diz a lei relativamente aos trabalhadores remotos?
Tal como os restantes colaboradores, os trabalhadores remotos estão sujeitos à legislação laboral (art.o 202) no que diz respeito ao horário de trabalho, bem como ao acordado nos contratos de trabalho e ao estipulado por diretivas internas das empresas, garantindo o empregador que a carga de trabalho do funcionário remoto permaneça razoável e adaptada ao seu horário de trabalho.
Kelio | Um software totalmente adaptado ao teletrabalho
Para responder a estes novos requisitos, a Bodet tem vindo a escalar o seu software de GRH, transformando-o numa solução “multi-dispositivo” em modo SaaS (“Cloud”). Isto significa que se pode aceder ao Kelio a partir de qualquer local e através de diferentes aparelhos: smartphones, PCs, tablets, etc.
É uma ferramenta que é utilizada por todos os colaboradores da empresa, mediante diversos perfis de acesso. Os colaboradores podem participar, realizando ações de recursos humanos (marcações online, pedidos de falta, agendar dias de teletrabalho, consultar saldos de horas, férias, etc.) onde quer que se encontrem.
Quanto aos gestores de equipas e aos profissionais dos departamentos de recursos humanos, o seu trabalho de gestão pode igualmente ser realizado remotamente, como seja:
- Monitorizar o tempo de trabalho remoto: os horários de trabalho dos funcionários (a partir da marcação virtual em PC ou smartphone).
- Acompanhar os colaboradores em trabalho presencial e em teletrabalho no mesmo ecrã.
- Visualizar os funcionários autorizados para teletrabalho, os dias autorizados de teletrabalho e as quotas de teletrabalho para cada funcionário.
- Gerir solicitações de teletrabalho, e outras.
Gerir diferentes tipos de trabalho
Em resumo, teletrabalho, horários flexíveis, part-time… diferentes tipos de trabalho devem ser geridos no dia a dia. Estes ritmos de trabalho específicos implicam o acompanhamento das horas/ dias trabalhados, de forma a garantir o cumprimento do contrato estabelecido.
Artigo publicado na edição n.º 133 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2021.