A consultora PwC tem academia de formação e, no seu âmbito, vem dedicando especial atenção à área comportamental. João Menescal Dantas, um dos principais rostos da PwC’s Academy, enuncia quais os temas mais procurados e formatos possíveis.
Na sua academia de formação, a PwC institucionalizou a área comportamental. O que significa esta opção e como se concretiza?
Ao longo da minha carreira enquanto formador, tenho desafiado centenas de líderes a avaliar quais as competências em maior carência nas suas equipas e é curioso que a larga maioria das competências identificadas são de natureza comportamental, chamadas soft skills ou human skills.
No retrato desta realidade, sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas já não se centram apenas nos cursos, pós-graduações e mestrados, em que o foco passa essencial- mente pelo desenvolvimento das competências técnicas. É preciso desenvolver outro tipo de competências para se destacar da concorrência e para preparar os nossos talentos para um mundo em constante mudança.
Face a esta realidade do mercado, a PwC’s Academy tem como objetivo estratégico continuar a reforçar a sua presença, não só através das suas soluções de aprendizagem na área técnica, mas também partilhar o seu know-how e experiência no desenvolvimento de programas experienciais ao nível das human skills.
A nossa abordagem ao mercado divide-se em formações em formato de inscrição aberta, onde qualquer pessoa pode inscrever-se nos nossos cursos, que são periodicamente divulgados nos nossos canais de comunicação, e em formato à medida, onde criamos soluções de aprendizagem específicas às necessidades e expetativas dos nossos clientes.
Nesta dimensão comportamental, quais são as formações ou temas emergentes, aquelas que mais têm crescido no interesse despertado no mercado?
Para responder a esta questão, é necessário refletir sobre as mudanças profundas que aconteceram durante o período da pandemia.
Uma grande percentagem de empresas foi apanhada des- prevenida nesta situação, o que tornou urgente a necessidade de adaptação e capacitação do seu capital humano. Este foi um período de grande esforço individual e coletivo, em que as exigências das nossas funções se alteraram de forma constante em todos os níveis do nosso trabalho, o que veio criar um conjunto de novas necessidades de adaptação e desenvolvimento de competências humanas e técnicas.
Foi nesta base que lançámos um conjunto de novos cursos de modo a dar uma resposta ágil às necessidades do mercado de trabalho. Estamos a falar de: “Gestão do trabalho à distância: boas práticas”; “Liderança e gestão de equipas em ambiente remoto”; “Do presencial ao online: técnicas para formadores”, entre outros (alguns destes cursos tiveram a sua adaptação para os modelos híbridos de trabalho, com um conjunto de novas exigências a superar).
Identificámos por parte dos nossos clientes uma tendência crescente para trabalhar temas relacionados com o autoconhecimento, a felicidade e bem-estar, a resiliência e a gestão de stress
Para além da criação destes cursos, identificámos por parte dos nossos clientes uma tendência crescente para trabalhar temas relacionados com o autoconhecimento, a felicidade e bem-estar, a resiliência e a gestão do stress. Hoje em dia, temos cada vez mais presente a ligação que existe entre o corpo e a mente, e a noção de que as dimensões físicas e emocionais trabalham em conjunto.
A vossa formação “Dar e receber feedback” tem obtido grande sucesso. O que a distingue?
As formações da PwC ́s Academy pretendem trazer uma componente fundamentalmente prática ao nível da experiência de aprendizagem dos participantes em relação aos conteúdos e aos objetivos pedagógicos a atingir. Neste curso, os participantes são desafiados a sair das suas zonas de conforto e a colocar em prática as ferramentas e metodologias ao nível das boas-práticas de dar e receber feedback. Para este efeito, foi criado um conjunto de casos práticos, inspirados em situações reais, em que os participantes são convidados a interpretar papéis, ora como emissores ora como receptores de feedback na solução de problemas reais que colocam em causa objetivos de natureza relacional e operacional ao nível da gestão de equipas.
As formações da PwC articuladas com os vossos clientes, ou seja, “à medida”, são bastante procuradas?
Sem dúvida, diria que mais de 80 por cento das nossas formações na área comportamental acabam por ser implementadas num formato à medida. Nestes casos, acreditamos que um bom diagnóstico é a chave para uma boa solução formativa.
Para a eficácia deste processo, propomos o envolvimento dos intervenientes chave para a definição dos exemplos e exercícios usados ao longo da formação. Para tal, realizamos um conjunto de ações que nos permitem obter informação relevante a três níveis: caracterização do ponto de partida; identificação do ponto de chegada e recolha de informação para a conceção de casos práticos.
Importa referir que os referenciais programáticos que apresentamos no nosso portefólio de “Desenvolvimento de talento” são totalmente flexíveis em termos de conteúdos programáticos, cargas horárias e formatos de formação.
Artigo publicado na edição 145 da RHmagazine, referente aos meses de março e abril