ICF PORTUGAL organiza conferência anual ON LINE, com o tema “Lead the future – Inspire Action, Impact Greatness”
A Conferência anual da ICF Portugal, chapter local da maior organização mundial de coaches, terá lugar on-line nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2020. A Conferência contará com 20 oradores nacionais e 4 oradores internacionais, entre agentes de cultura, académicos, coaches profissionais e gestores, incluindo nomes como Diana PrataClara Celestino, Carlos Sezões, Gracinha Viterbo, Francisco Teixeira, Manuel Domingos, Andrew Shea, Kathy Harman e Pauline Fatien.
As intervenções terão temas tão atuais, diversos e pertinentes como: O que o cérebro nos diz (Neurociência e Coaching); Bem-estar, Saúde e Felicidade – Uma prioridade das organizações; Gerir a Mudança – Desafiar as Oportunidades; Going Digital; Os Grandes Desafios da Liderança – Pensar o Futuro Hoje e Vamos falar de Coaching
Poderá consultar o programa completo em: https://www.icf.pt/conferenciaanualicf
A RHmagazine foi entrevistar o Presidente da ICF Portugal, João Laborinho Lúcio, para sabermos os pormenores deste evento e ficarmos a conhecer a sua opinião no que toca aos efeitos que esta pandemia está a ter no coaching em Portugal.
O que podem os participantes esperar da Conferência da ICF Portugal deste ano, que está a ser tudo menos um ano “normal” para as empresas e para os profissionais?
A ICF Portugal organiza todos os anos a sua conferência anual. Este ano, apesar do momento atual e de todos os cuidados que são exigidos a toda a população, a ICF soube adaptar-se à mudança e preparar-se para continuar a ser uma voz ativa quando se fala de Coaching e de ativação de potencial humano. Este ano a ICF Portugal apresentará a sua conferência, totalmente em formato digital, que decorrerá entre os dias 10 e 12 de Novembro, em dois períodos ao longo do dia. Entre as 10 horas e as 12 horas e entre as 14.30 horas e as 16.30 horas. A conferência sob o título “Lead the Future – Inspire Action, Impact Greatness” procura dar resposta às necessidades manifestadas pelos membros da ICF e pela comunidade em geral, abordando os temas que foram sendo identificados de maior relevo no momento atual. Para isso, a ICF (cuja atividade é feita toda em regime de voluntariado) conta com o notável empenho de uma equipa de membros na organização do evento, equipa esta que convidou, para cada tema a abordar na conferência, oradores nacionais e internacionais, com as mais variadas experiências para que quem assista à conferência possa ter diferentes perspetivas sobre cada tema.
De forma muito direta, arrisco dizer que quem assistir à Conferência Anual da ICF Portugal 2020 vai assistir a um momento de elevadíssima qualidade e que muito poderá contribuir para as suas vidas pessoais e profissionais. Enquanto membro da ICF (não apenas como seu atual Presidente), estou muito entusiasmado por poder assistir a uma conferência com a qualidade da que a ICF preparou.
Que tema gostaria de destacar e que se torna importante debater neste momento e neste contexto em que todos estamos a viver?
A ICF Portugal teve o cuidado de preparar a sua Conferência Anual auscultando, em primeiro lugar, os seus membros e, depois, a comunidade em geral questionando quais os temas mais relevantes no momento atual. Toda a conferência é feita em resposta às diferentes sugestões recebidas, pelo que a escolha dos temas da Conferência responde à questão ora colocada. A saúde e bem-estar individual e coletivo é um tema cada vez mais premente nas organizações e o Coaching, juntamente com outras áreas de atividade, surge como uma abordagem cada vez mais escolhida pelas organizações. Também por isso, a importância de debatermos o que o cérebro diz e o que as neurociências nos têm ensinado e que tanto tem contribuído para práticas de Coaching cada vez mais profissionais e bem-sucedidas como aquela que a ICF advoga. Numa época de grande incerteza e complexidade, o tema da mudança (que também envolve uma revolução digital apressada) não pode deixar de ser debatido, quer do ponto de vista da liderança da mudança, quer das oportunidades que lhe estão associadas. E por fim, numa conferência da ICF também se fala de Coaching, da sua relevância na sociedade e do quão importante é o recurso a um Coaching que seja profissional, rigoroso e ético, como aquele que os membros da ICF defendem e praticam.
Esta pandemia vai mudar a forma de ver e pensar em Coaching?
A ICF tem como Visão que o “Coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do Coaching profissional”. Temos, portanto, uma visão que acolhe o momento atual. Acresce que a ICF tem no seu quadro de referência um quadro de competências base que qualquer Coach deve dominar, e um Código de Ética robusto e constantemente atualizado o que são a garantia de que qualquer Coach que siga o quadro de referência da ICF – que tenha feito formação acreditada pela ICF, que seja credenciado pela ICF, que se comprometa com formação contínua e respeite o seu Código de Ética – está preparado para as mais variadas adversidades e situações de mudança que a conjuntura lhe traz. Dito isto, estou em crer que os coaches da ICF estão preparados para lidar com mudanças de paradigma e têm todos os recursos para acolher de forma segura os seus clientes que lidam com uma vertiginosa mudança de cenário, quer seja em desafios quer seja em oportunidades.
A pandemia trouxe maior visibilidade, em especial às empresas, sobre a importância de terem em curso programas de Coaching devidamente estruturados.
E trouxe a noção de que os coaches que seguem o modelo da ICF (aquele que sigo e sobre o qual me posso pronunciar) estão devidamente preparados para acompanhar os seus clientes, em proteção total, quer seja presencial quer seja remotamente.
Na sua opinião, qual a importância do coaching em momentos como este, de crise?
O Coaching é um espaço de segurança onde os clientes podem maximizar o seu potencial. Trata-se de um processo que o Coach oferece ao seu cliente para, através de um pensamento crítico e criativo, este possa ganhar uma maior consciência sobre si mesmo e sobre o que o rodeia e aproximar-se mais rapidamente, de forma segura, dos seus objetivos. É também um espaço de reflexão acompanhada, onde o cliente pode colocar-se todas as questões e desenhar todas as hipóteses para evoluir. Não diria que o Coaching ganha importância num momento “como este” porque acredito que o Coaching é essencial em momentos “como este” ou em qualquer outro momento. Mas acredito que num momento de maior incerteza e complexidade, como o atual, a noção do impacto positivo que o Coaching pode ter nas pessoas, nas equipas e nas organizações, ganhou importância.
Os bilhetes para esta conferência encontram-se já à venda em: https://www.icf.pt/conferenciaanualicf