Maria João Figueiredo
Managing partner da In2Action
Como podemos aumentar a nossa influência? Comecemos pela definição de liderança. O conceito de “liderança” tem sido alvo de inúmeras definições e evolução ao longo dos tempos. No dicionário podemos encontrar a seguinte definição: “função de líder; chefia; orientação”.
Já ao entrarmos no universo da gestão, muitas são as definições que encontramos nos livros, como, por exemplo, a de Jacobs & Jacques que descrevem liderança como “o processo que dá um propósito ao esforço coletivo”, ou a de Rauch e Behling que descrevem liderança como “o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo”.
Não procuramos aqui encontrar “a” definição mais correta, mas sim salientar a visão complementar que existe nas diferentes perspetivas que encontramos sobre este tema. Sugerimos neste artigo aceitar a “liderança” como a arte de mobilizar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos com o objetivo de alcançar um propósito comum.
E surge agora uma provocação. Será apenas dos cargos de liderança (ou de gestão, como preferir) o desafio de exercer “esta” liderança nas organizações? Ou poderá cada um exercer esta liderança dentro da sua esfera de ação e influência?
Segundo o autor John C. Maxwell, no seu livro O Líder 360, cada pessoa, dentro da sua esfera de atuação e influência, poderá exercer liderança no seu dia-a-dia, nomeadamente começando em si próprio e pelos temas que dependem diretamente de si (mesmo não sendo um “chefe”!) ou que pode influenciar. Podemos concluir que, para John, a liderança é sinónimo de influência, logo a nossa capacidade de liderança está diretamente relacionada com a nossa capacidade de influência.
E como podemos aumentar a nossa influência? Seis dicas para poder começar desde já.
1. Não assuma, pergunte. Faça perguntas abertas que o ajudem a compreender melhor a perspetiva do outro.
2. Escute, com mais interesse. Preste mais atenção quando está a ouvir/conversar com alguém, demonstre interesse e faça o outro sentir-se ouvido e valorizado.
3. Valorize pontos de vista diferentes. Aceite outras perspetivas e valorize opiniões diferentes da sua. Assuma a diferença no ponto de vista e reconheça o valor em enriquecer a sua perspetiva.
4. Procure as motivações autênticas. Qual a razão que leva aquela pessoa a pensar aquilo? Ou a ter aquele comportamento? Promova o diálogo, pergunte e procure descobrir a razão pela qual o outro tem determinada perspetiva ou comportamento (e o que espera ganhar com isso – os seus objetivos).
5. Clarifique os seus objetivos/intenção. Estão claros para si? Não? Comece por aí em primeiro lugar. Sim? Ótimo. Agora já pode partilhar com quem o pode ajudar a concretizar.
6. Nutra os relacionamentos. Promova o networking. Estabeleça relações de confiança e mantenha a sua palavra nos compromissos assumidos. Fomente relações honestas, transparentes e construtivas.
Quer alcançar resultados diferentes? Melhorar a sua influência? Construir alianças mais fortes? Arrisque e aceite o desafio de despertar o “líder” que há em si.
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