Até já férias!
A Your People apresenta estratégias que facilitam a readaptação à rotina:
Para muitas pessoas, setembro representa o final das férias e o regresso ao trabalho. Como esta transição pode despertar melancolia e ansiedade, a Your People, empresa de consultoria de gestão e desenvolvimento de recursos humanos do Grupo Your, apresenta estratégias para facilitar a readaptação ao trabalho.
Vera de Melo, CEO/Partner da Your People, explica que “durante as férias aumenta a sensação de felicidade, segurança e bem-estar, uma vez que os dias são vividos com mais calma, sem horários rigorosos para cumprir, rotinas, prazos e objetivos. Para algumas pessoas, o regresso ao trabalho pode ser acompanhado por um conjunto de emoções negativas, na medida em que volta a existir agitação diária e a necessidade de cumprir uma rotina mais rígida”.
Para encarar o regresso de forma positiva e com entusiasmo, a Your People apresenta sete estratégias que podem facilitar a readaptação ao ritmo de trabalho:
1. Encarar o regresso com naturalidade – o regresso ao trabalho implica a mudança de rotinas, pelo que é normal existir ansiedade. Quando vamos de férias não conseguimos desligar imediatamente de assuntos relacionados com o trabalho e pode acontecer o mesmo no processo inverso. O corpo e a mente podem ter dificuldades de adaptação, mas trata-se de uma reação natural.
2. Relativizar – nos primeiros dias de trabalho é necessária uma adaptação às rotinas, pessoas e espaços físicos. Assim, o decréscimo de produtividade deve ser aceite por cada pessoa sem grande problema, uma vez que, brevemente, voltará tudo ao habitual.
3. Não fazer tudo num dia – voltar ao escritório é um processo gradual. Por isso, é importante perceber quais os assuntos pendentes mais importantes e urgentes. Os restantes ficam para os dias seguintes. Quem tentar tratar de tudo no mesmo dia e não for bem sucedido pode ficar frustrado e com sentimento de culpa.
4. Definir prioridades – é importante planear o dia de trabalho, para que este seja mais produtivo. Deve-se começar por analisar a caixa de email e assuntos pendentes. Depois, identificar quais são os prioritários, os que podem receber atenção mais tarde e os que podem ser delegados a outros colegas.
5. Ter tempo para socializar – as pausas são ótimos momentos para interagir com colegas. Contar histórias das férias e ficar a par do que aconteceu no período de ausência do escritório, são momentos fundamentais para um regresso descontraído. Além disto, parar durante o dia permite descansar e focar no que é importante.
6. Aproveitar o tempo livre – as férias terminaram, mas os fins de semana e as folgas devem ser aproveitados da melhor forma possível. Planear programas para estes dias permite descontrair, relaxar e manter o sentimento de férias.
7. Viver o presente – pensamentos como “quem me dera ir de férias outra vez” são recorrentes após o período de descanso. Contudo, não trazem qualquer benefício para o regresso à rotina. Agora serão vividos momentos únicos no local de trabalho. O foco em momentos atuais e que proporcionam felicidade traduz-se em realização diária.
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