A Cognizant, consultora informática multinacional, tem planos de expansão em Portugal. Durante os próximos cinco anos, a consultora quer que Portugal seja um dos principais países no desenvolvimento do negócio.
Ao mesmo tempo, a Cognizant tem desenvolvido várias campanhas de recrutamento, procurou feedback do seu processo seletivo e tem aumentado as suas práticas de Diversidade e Inclusão.
Criada em 1994, a Cognizant emprega mais de 345 mil trabalhadores mundialmente e encontra-se classificada como a 208ª empresa no ranking da Fortune 500 em 2023. Para conhecer melhor o que tem sido feito ao nível nacional, a RHmagazine conversou com Maximino Gouveia, Country Head da Cognizant em Portugal.
Atualmente, a Cognizant emprega quantos colaboradores em Portugal?
A Cognizant registou um crescimento exponencial desde o inicio da sua operação em Portugal em Outubro de 2018 e tem atualmente 1900 colaboradores.
Que tipo de campanhas de recrutamento fazem e quais os meios que dispõem?
Em primeiro lugar, fazemos imensas campanhas internas de modo a dar aos nossos colaboradores a possibilidade de mudar para um projeto que gostem mais ou se sintam mais confortáveis. Além disso, também com o objetivo de lhes proporcionar um percurso de carreira com oportunidades de crescimento e promoções para os níveis seguintes, privilegiando deste modo as promoções internas em detrimento de ir ao mercado.
Depois temos as campanhas dirigidas ao talento externo, cuja escolha dos melhores meios a serem utilizados depende do público-alvo e do cargo em aberto. Para tal utilizamos plataformas online como LinkedIn, Indeed, Glassdoor e outros para anunciar as vagas disponíveis.
As redes sociais proporcionam um retorno significativo, mediante a criação de posts atraentes com informações sobre a vaga, os requisitos e benefícios. Incentivamos os nossos colaboradores a partilharem essas vagas nas suas próprias redes, ampliando o alcance da campanha.
Temos também um programa de Referrals, em que oferecemos recompensas para colaboradores que recomendem candidatos que sejam contratados com sucesso.
A nossa equipa de Recruiters e Sourcers também faz pesquisa e abordagem direta, identificando perfis de candidatos desejados e conduzindo pesquisas em bancos de dados profissionais, redes sociais e sites especializados.
Possuímos também uma vasta rede de parceiros nacionais e internacionais especializados em recrutamento e com quem trabalhamos ativamente o que nos permite ter uma maior escala e abrangência.
Para além disso, a Cognizant, sendo uma multinacional, possui equipas de recrutamento em muitos países da Europa que trabalham em contínua colaboração com a nossa equipa local. O que nos permite também atacar melhor o mercado internacional.
Podem descrever alguma campanha mais “fora da caixa” que tenham feito? Recrutam fora de Portugal? Como?
Como saberão a Cognizant é um dos principais patrocinadores da equipa de Formula 1, Aston Martin. Temos tido necessidade de engenheiros de software especializados em reverse engineering que são muito procurados, pois fazem parte de uma área de nicho dentro da engenharia de software.
Para tal recorremos a nossa imagem nos carros da Aston Martin e a imagem de Fernando Alonso com o slogan “Para ser o melhor, trabalha com o melhor. Junta-te a uma equipa ganhadora”.
A Cognizant Portugal tem mais de 70 nacionalidades distintas e essa diversidade é um motivo de orgulho para nos.
Uma parte importante dos nossos colaboradores são recrutados nos países de origem e utilizamos parceiros de recrutamento que tenham também eles uma presença global em conjunto com a nossa equipa de recrutamento localizada nesses países.
Poderia descrever-nos as etapas do processo de seleção da Cognizant Portugal? Que métodos são utilizados para avaliar as habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos?
Na Cognizant, tivemos que nos adaptar aos novos ambientes em que os candidatos se movem e mudamos os processos de seleção.
Os nossos candidatos são cada vez mais digitais e ativos. Pertencem a diferentes ecossistemas, países, culturas, redes sociais…enfim, são mais exigentes, informados e determinados.
Por isso, tivemos que adaptar nossos processos seletivos por meio de avaliações digitais que nos deram maior agilidade, como a realização de testes online com nossos especialistas para nos adequarmos à velocidade do mercado e o uso de algoritmos preditivos em nossos testes, que por sua vez são combinados com entrevistas “one to one”.
Além das etapas iniciais, como é que a Cognizant Portugal avalia continuamente os candidatos durante o processo seletivo? Há algum feedback fornecido aos candidatos após cada etapa?
As novas metodologias que estamos a incorporar têm mais a ver com a experiência. O que do ponto de vista do candidato é, e será, o seu percurso ao longo do processo e como colaborador, uma vez admitido.
É preciso fazer com que os candidatos se sintam atraídos de diferentes maneiras, partilhando com eles o porquê de fazermos o que fazemos como empresa, para que fazemos e quais serão os benefícios para eles e para a sociedade.
Ao longo de todo o processo de seleção, acompanhamos os candidatos, dando-lhes feedback e partilhando com eles todos os momentos críticos da sua passagem pelo processo, uma vez que esta primeira experiência do candidato é o que mais tarde irão conhecer como experiência de colaborador.
O que definiram como práticas para assegurar a diversidade e inclusão das vossas práticas de recrutamento, uma vez que a Human Rights Campaign Foundation nomeou, em 2022, a Cognizant como um dos Best Places to Work para a igualdade LGBTQ+?
Na Cognizant, trabalhamos todos os dias para criar as condições necessárias para que todos possam prosperar. É um compromisso que vai muito além dos nossos próprios locais de trabalho. Quando todos nós aparecemos como líderes inclusivos, profundamente conscientes e empáticos com os outros, com a coragem de aproveitar o poder da diversidade em tudo o que fazemos, elevamos o nosso trabalho e criamos um poderoso efeito cascata em nossas equipas, clientes e comunidades.
Acreditamos que, ao celebrar a inclusão e promover a diversidade, podemos ter sucesso a longo prazo.
A Cognizant é uma empresa com imenso alcance em vários setores e geografias. Promovemos a igualdade de gênero e trabalhamos para implementar programas que promovam a diversidade de gênero em todo o ecossistema da Cognizant, tornando a uma empresa mais inclusiva:
- Black, Latinx and Indigenous Group (BLING): Comprometidos com o desenvolvimento de ideias inovadoras por meio de uma força de trabalho e líderes que abraçam a diversidade, tornando a Cognizant a líder global do mercado. Também oferecemos oportunidades de networking para BLING;
- Cognizant Veterans Network: A Cognizant valoriza o serviço dos veteranos. Por meio da nossa rede de veteranos, recrutamos e transferimos militares, veteranos e os respectivos cônjuges para novos empregos. Este programa é mais utilizado nos USA;
- Embrace, para Colaboradores e Membros LGBTQ+: Promovemos práticas no local de trabalho onde todos na equipa podem ser eles mesmos e atingir todo o seu potencial. A Embrace apoia uma forte comunidade de colaboradores e membros LGBTQ+;
- Millennial Council: Este grupo reúne jovens profissionais selecionados para gerar novas perspectivas e estratégias de ação com foco nos negócios. O objetivo: oferecer integração perfeita entre formadores de opinião e tomadores de decisão;
- Pan-Asian Group: Este grupo dedicasse a apoiar colaboradores, managers e líderes na criação de ambientes inclusivos e igualitários para PAN-asiáticos – no trabalho e em nossas comunidades;
- Unite: Oferece um espaço seguro e confidencial para os colaboradores partilharem o seu estado de espirito, como se sentem, ajudar a ter acesso ao suporte necessário, ferramentas, etc. Os líderes apaixonados deste grupo estão comprometidos em oferecer um lugar onde todos são bem-vindos;
- Women Empowered: WE, está empenhada em recrutar e expandir as oportunidades de carreira para todas as mulheres na nossa organização. A Cognizant trabalha para criar uma comunidade crescente de mulheres no setor de tecnologia.
Que estratégias ou práticas foram implementadas na Cognizant para encorajar a transparência e um ambiente de trabalho colaborativo?
Na Cognizant encorajar a transparência e promover um ambiente colaborativo é crucial para promover a confiança, a comunicação aberta e um trabalho em equipa eficaz.
Desde sempre incutimos nos nossos colaboradores essa cultura e que passa, entre outras, por utilizar algumas estratégias e best practices para alcançar esse objetivo.
A Cognizant possui um conjunto de valores transversais a toda a organização e que são amplamente comunicados e debatidos com os nossos colaboradores sendo que o nosso CEO, nas suas comunicações, faz questão de assentar a sua mensagem nesses valores. Exemplifico dois ou três.
Primeiro, criar condições para que as pessoas possam vingar, em que incluímos, permitimos e investimos naqueles que nos rodeiam. Segundo, trabalharmos todos como um, em que entregamos soluções que utilizem o poder total e escala da Cognizant. E, em terceiro, fazer a coisa certa, da forma certa (ou seja, fazer sempre a escolha ética).
Por outro lado, existe um outro conjunto de mensagens e ações tomadas e implementadas que visam justamente esse tema em que posso destacar algumas delas:
- Dê o exemplo: Todos os que tem funções de gestão devem dar o exemplo com comportamentos transparentes e colaborativos, priorizando uma comunicação aberta, partilhando informação e buscado ativamente a contribuição dos colaboradores. Tal estabelece o tom para toda a organização.
- Enfatizar o valor da transparência: “educando” os colaboradores sobre os benefícios da transparência, como tomada de decisão aprimorada, aumento da confiança e solução de problemas mais eficaz, sublinhando que a comunicação transparente é essencial para o sucesso da empresa.
- Fornecendo atualizações regulares: partilhando atualizações relevantes sobre o desempenho da empresa, objetivos e principais decisões estratégicas.
- Incentivando o feedback e a participação: criando oportunidades para que os colaboradores deem feedback, sugestões e ideias procurando a sua contribuição em decisões que envolvam o seu departamento/projeto certificando que são valorizadas e reconhecidas.
- Estabelecendo um ambiente de trabalho colaborativo: fomentando uma cultura que incentive a colaboração, promovendo o trabalho em equipa entre diferentes departamentos, fornecendo espaços colaborativos e implementando ferramentas e tecnologias colaborativas.
- Reconhecendo e celebrando o trabalho em equipa: reconhecendo e recompensando esforços e conquistas colaborativas. Para o efeito implementamos o programa Cheers que reconhece não só o trabalho individual como em equipa através da atribuição de pontos que podem ser depois trocados por artigos de uma loja online.
- Investindo em formação e desenvolvimento: promovendo a comunicação eficaz, a escuta ativa, a resolução de conflitos e os skills de colaboração.