ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Os mitos da resiliência: como ser capaz de a manter sem perder o equilíbrio emocional

Ser resiliente é muito mais do que trabalhar e sentir que chegamos ao final do dia com a "missão cumprida". É importante também saber desligar.

IIRH Por IIRH
14 de Setembro, 2023
em SAÚDE E BEM-ESTAR, TENDÊNCIAS RH
0
4 Estratégias para prevenir o Burnout
20
Partilhas
219
Visualizações

O dicionário descreve a palavra “resiliência” de várias formas, mas uma das mais vezes citada provêm da psicologia. De acordo com a Infopédia, resiliência é “a capacidade de reagir a trauma ou dificuldade, sem perda do equilíbrio emocional“.

É como um jogo de Jenga. Trata-se de retirar blocos de madeira da base para colocar no topo da torre, procurando chegar o mais alto possível sem derrubar a estrutura.

Resiliência, roubando mais uma vez à psicologia, é a capacidade de correr contraventos e marés e de saber lidar com a adversidade.

Resiliência é recarregar, não durar

Num artigo publicado na Harvard Business Review, Shawn Achor e Michelle Gielan colocam a pergunta: se chegamos ao final do dia de trabalho, porque é que ainda sentimos que os objetivos que definimos ficaram incompletos?

Achor e Gielan explicam que isto é causado por uma falta de repouso, que reduz a capacidade de ser produtivo e resiliente. A falta de descanso, de acordo com os autores, pode adevir de coisas inócuas como falar do trabalho em casa, verificar emails antes de ir dormir ou estarmos a pensar em todo o trabalho que ainda resta fazer amanhã.

A falta de descanso – quer por interromper o sono com pensamentos de trabalho ou pela constante necessidade de vermos os nossos telefones – está a custar às empresas 62 mil milhões de dólares em produtividade, por ano.

Um outro sintoma que surge com esta necessidade de estarmos a pensar no trabalho todo o dia, especialmente durante os períodos de repouso, é o “workaholism”. A necessidade de estar constantemente preocupado com o trabalho, conduzida por uma motivação incontrolada, e investindo muito tempo e esforço em trabalho que bloqueia a vida pessoal.

Como recuperar a resiliência: dez dicas

Investigadores Zijlstra, Cropley and Rydstedt escreveram em 2014 que uma das melhores maneiras para promover a recuperação é através de “curtos períodos de relax que acontecem durante o dia de trabalho”, através da mudança do foco em outras tarefas ou mediante pausas diárias.

A Zurich, companhia de seguros suíça, também pensou na questão e apresentou dez dicas para melhor recuperar a resiliência:

  1. Procurar apoio: estabelecer relações com pessoas que podem dar suporte social – e que deem ouvidos – pode ajudar a reforçar a resiliência (família, amigos, colegas e mentores);
  2. Ver atrasos como temporários: Evitar ver crises como inultrapassáveis e manter uma visão a longo prazo. Não existe forma de alterar o facto que eventos altamente stressantes vão acontecer, mas existe uma forma de mudar a interpretação e a resposta a estes eventos. Tente olhar além do presente para como a circunstâncias futuras podem ser melhores.
  3. Abraçar a mudança: Aceitar a mudança (e a necessidade de adaptar a ela) faz parte da nossa vida diária. Alguns objetivos podem não ser atingidos por causa de situações adversas. Aceitar as circunstâncias que não podem ser mudadas pode ajudar no enfoque nas que podem ser mudadas.
  4. Ter objetivos realistas: Focar em pequenos passos e em objetivos realistas que podem ser realizáveis regularmente. Pode ajudar a atingir os objetivos. Em vez de focar em tarefas que podem parecer inalcançáveis, é melhor perguntar: “Qual é que é a única coisa que eu posso atingir hoje que me pode ajudar a chegar à direção que pretendo?”
  5. Tomar ações: Tomar ações decisivas em vez de desejar que os problemas se dissipem.
  6. Ser flexível: Comece por aprender a arranjar compromissos com os seus colegas. Quanto mais cedo for aprendido que a sua maneira não é a única maneira, mais cedo se pode avançar por uma crise stressante.
  7. Procurar oportunidades para descoberta pessoal: As pessoas muitas vezes aprendem sobre si próprias através da perda. Experienciar tragédia e dificuldades trazem melhores relações, um melhor sentido de força, um aumento do valor próprio, uma espiritualidade mais desenvolvida e uma apreciação da vida.
  8. Nutrir uma atitude de gratidão: Ter uma visão positiva de nós próprios permite ter confiança nos instintos. Antes de dormir, faça uma lista mental de tudo a que está agradecido. Gratidão é uma das bases para se sentir feliz e aliviar o stress.
  9. Manter uma perspetiva: Mesmo quando experienciando eventos adversos, tente considerar a situação stressante num contexto abrangente e continue a ter uma perspetiva a longo-prazo. Evite criar monstros de certos eventos.
  10. Tome cuidado de si próprio: Preste atenção às suas necessidades e aos seus sentimentos. Participe em atividade que gosta e arranje tempo para relaxar e exercitar regularmente. Tomar cuidado de si próprio ajuda a manter o corpo e a mente preparada para lidar com situações que exigem resiliência. Estas atividades ajudam não só no relaxar após um dia stressante, mas também ajudam a pessoa a sentir-se mais resistente no futuro.

Referências

Estudo da Harvard Business Review: https://hbr.org/2016/06/resilience-is-about-how-you-recharge-not-how-you-endure?utm_medium=social&utm_campaign=hbr&utm_source=LinkedIn&tpcc=orgsocial_edit;

Dez dicas para melhor recuperar a resiliência – Zurich: https://hbr.org/2016/06/resilience-is-about-how-you-recharge-not-how-you-endure?utm_medium=social&utm_campaign=hbr&utm_source=LinkedIn&tpcc=orgsocial_edit;

 


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre equilíbrio emocionalfalta de descansoHarvard Business Reviewpsicologia
Notícia anterior

Atualidade Laboral: Acordo de revogação do contrato de trabalho e acesso ao subsídio de desemprego

Notícia seguinte

Maximino Gouveia, Cognizant: “Tivemos que adaptar os processos de seleção aos novos ambientes em que os candidatos se movem”

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
“O líder também tem que ser cuidado”: Conceição Carvalho (novobanco) no podcast “Pessoas & Talento”

“O líder também tem que ser cuidado”: Conceição Carvalho (novobanco) no podcast “Pessoas & Talento”

10 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Cognizant

Maximino Gouveia, Cognizant: "Tivemos que adaptar os processos de seleção aos novos ambientes em que os candidatos se movem"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');