A pandemia veio mudar os modelos e procedimentos de trabalho. Vieram as férias e agora muitas organizações preparam-se para regressar ao escritório ou manter-se em teletrabalho. Seja qual for o caso, não se esqueça que as pessoas são o ativo mais importante da sua organização.
Quer seja o responsável pelo departamento de recursos humanos de uma grande empresa ou o gestor de uma PME, provavelmente já pensou mais de uma vez sobre como melhor gerir a sua equipa para alcançarem bons resultados e serem produtivos. Apesar de existirem muitos métodos eficazes para gerir os RH, diz a Seresco, que as disciplinas de capital humano estão a mudar constantemente, o que torna esta área o cenário perfeito para aplicar metodologias, da teoria à prática.
A empresa, epecialista em processamento salarial e outsourcing de RH, divulga seis regras base para ajudar as empresas a otimizarem a eficiência das suas equipas para a reentrada.
Ambiente colaborativo.
Não é novo, mas é a realidade e um dos pontos mais importantes a reter. Promover um ambiente em que os colaboradores são incentivados a trabalhar em equipa realmente fá-los sentir parte de um grupo e não meros funcionários contratados. Como parte de uma equipa, têm esse sentimento de propriedade sobre o trabalho e estão mais motivados a inovar e criar. É um estilo de gestão ‘não intervencionista’ que permite que alguns colaboradores façam o melhor trabalho possível com toda a envolvência
Desenvolvimento de planos e ações de formação especializadas.
A formação deixou de ser um conceito novo em gestão de pessoas, para passar a ser uma importante oportunidade nos RH, de reskilling e upskilling. Muitas empresas oferecem hoje cursos sobre tendências que têm pouco ou nada a ver com o seu trabalho, ou com áreas especificas e especializados. A promoção de um ambiente criativo no local de trabalho incentivará os colaboradores a pensarem além do que era comum para eles até agora, a ponderarem novas funções e oportunidades, benéficas para ambas partes.
Promoção de uma comunicação clara.
Num ambiente de trabalho ideal, os canais de comunicação são abertos e as pessoas podem transmitir claramente as suas ideias e mensagens. Todos sabemos que, na prática, esse nem sempre é o caso. Ao estabelecer protocolos para as pessoas comunicarem e fortalecer as melhores práticas de comunicação, a empresa pode ser mais eficiente e produtiva.
Sistema de compensação do sucesso e dos resultados positivos.
A psicologia mostrou que as pessoas respondem melhor à motivação do que às ameaças. Portanto, os responsáveis de recursos humanos precisam ponderar nas diversas formas de incentivar a produtividade e o pensamento inovador. A empresa deve incentivar e recompensar o trabalho árduo, em vez de procurar uma política de punição para quem produz menos.
Promoção da gestão que lidera pelo exemplo.
Há uma frase que diz ‘quando o gato sai, os ratos dão uma festa’. Isso pode ser aplicado ao local de trabalho. É difícil para a equipa justificar trabalho árduo quando o seu superior não está presente. Não há motivação maior do que um supervisor que se torna um líder e desenvolve a lealdade daqueles que coordena, pois ele será um exemplo para toda a equipa seguir.
Criação de uma equipa diversificada.
Apesar de cada empresa ter uma certa cultura ou programa em que deseja que os funcionários participem, às vezes as ideias mais inovadoras vêm de uma ‘ovelha negra’.