Com o objetivo de continuar a apoiar o desenvolvimento de organizações sociais através da melhoria de competências e conhecimentos de gestão estratégica, a Nova SBE lança a 4.ª edição do programa “Liderança Social para Gestores”. Este programa, integrado na Iniciativa para a Equidade Social – uma parceria da Nova SBE com a Fundação “la Caixa” e o BPI – visa dotar os profissionais do setor privado de conhecimentos e network necessários para colocarem a sua experiência ao dispor do setor da economia social.
São cada vez mais os profissionais que, quer a título individual, quer através da responsabilidade social corporativa das empresas, entendem a importância e a premência de disponibilizar parte do seu tempo e das suas competências, para dar o seu contributo à comunidade.
Ao longo do programa, os participantes têm a oportunidade de agir e disponibilizar o seu know-how como mais-valia para o impacto das organizações sociais para as quais escolheram contribuir.
Esta formação destina-se a profissionais com mais de 15 anos de experiência em funções de gestão ou com experiência de middle management, que tenham capacidade de liderança de equipas e visão de organização estratégica, motivados por partilhar competências técnicas, soft skills e tempo.
A formação “Liderança Social para Gestores” aborda temas como o contexto e especificidades do setor, modelos de governance, regimes fiscais e legais, relatórios e medição de impacto e modelos de negócio.
Com início a 21 de março, o programa proporciona aos participantes a possibilidade de adquirirem uma experiência transversal. Com uma abordagem hands-on, durante os três dias de formação intensiva, os participantes serão postos à prova, sendo divididos em grupos de trabalho com os colegas e várias organizações sociais.
No final do programa, um processo de matchmaking identificará as competências dos participantes e as necessidades das organizações criando a oportunidade para que cada um contribua para uma causa com a qual se identifique. Os participantes poderão contar ainda com acompanhamento personalizado durante as sessões e apoio pós-programa, para procurarem oportunidades em funções não executivas em organizações sociais.
Após o programa, os executivos ganham uma base de conhecimento específica do setor social, dotando-os do contexto necessário para que possam iniciar a sua contribuição.
De acordo com Paulo Carvalho, Consultor e Voluntário no projeto Café Joyeux da Associação VilaComVida “o objetivo da participação neste programa esteve relacionado com a vontade pessoal de ter contato com o setor social. A curiosidade e a vontade de estar ligado a uma destas organizações de forma mais ativa era um objetivo efetivo, bem como entender o funcionamento das mesmas e suas necessidades”.
“Voluntariado, com maior ou menor intervenção, ou a responsabilidade de conselheiro não executivo são sempre possibilidades ao alcance de gestores com experiência profissional, independentemente do setor, e que podem fazer a diferença no apoio à gestão destas organizações”, afirma Paulo Carvalho, sublinhando que “a liderança e gestão são uma necessidade assumida pelas várias organizações, que pode ser colmatada com esta ajuda voluntária, permitindo a sua adaptação ao mercado em que estão inseridas. “
“Considero que a participação neste programa é muito gratificante para gestores com experiência e que pretendam em determinado momento da sua vida, dar apoio a organizações de solidariedade social na figura de conselheiros não executivos, ou de voluntariado com maior intervenção, tão necessária no contexto atual”, salienta Paulo Carvalho.
As inscrições para o programa “Liderança Social para Gestores” estão abertas e são limitadas às vagas disponíveis.
Das anteriores três edições, que contaram com a participação de mais de 65 profissionais de topo, 75% destes participantes estarão integrados em Conselhos Consultivos em mais de 12 organizações sociais até ao final de janeiro de 2022.