No setor das TI, em que a procura supera a oferta, o recrutamento e a retenção de recursos humanos são especialmente aguerridos. Iniciativas como formação, mobilidade, progressão de carreira e “mimos” como bolo de aniversário, pequeno-almoço saudável e convívios fortalecem a cultura e diminuem a rotatividade. Que o diga a PrimeIT que, em nove anos, passou de meia dúzia de colaboradores para mais de 500, dos quais cerca de 300 estão em Portugal.
Imagine receber uma notificação para sair do edifício onde trabalha e ir até à rua. Quando chega é surpreendido com uma carrinha cheia de coisas apetitosas para um pequeno-almoço saboroso e nutritivo. Filme? Nem por isso. É algo recorrente para os consultores da PrimeIT, empresa que usa e abusa de iniciativas para mimar e motivar a equipa pois vê nela o centro de todo o sucesso.
A tecnológica portuguesa atua num setor em que o problema não é a taxa de desemprego, mas sim o oposto. As empresas “guerreiam” para conseguir recrutar e cativar os melhores talentos. Com nove anos de existência, a PrimeIT orgulha-se não só de ter atualmente uma taxa de rotatividade baixa, mas também de registar elevas taxas de crescimento – de meia dúzia de colaboradores em 2006 a mais de 500 em 2014, com a meta de terminar 2015 com 650.
O que começou com ações informais “profissionalizou-se com o tempo” e faz hoje parte de uma política estabelecida, concretizada em conjunto pelos departamentos de recursos humanos e marketing. Trata-se de ações que servem de reconhecimento ao bom trabalho prestado e que ao mesmo tempo diminuem a lacuna do outsourcing. Como lembra Joana Leal, Executive Director na PrimeIT, “os consultores passam maioritariamente o seu tempo nos clientes, o que dificulta a ligação à ‘empresa-mãe’. E medidas como o Prime Breakfast (distribuição de pequeno-almoço nas instalações do cliente) ajudam a manter os laços de ligação e a fortalecer a cumplicidade entre colegas.”
Uma outra iniciativa, muito popular e amplamente divulgada, é o Prime Birthday. A PrimeIT faz questão de entregar pessoalmente um bolo de aniversário a cada colaborador e partilhar as fotografias da festa nas redes sociais.
Mas as iniciativas não se ficam por aqui e todas elas são escolhidas “a dedo”. A empresa tem o cuidado de pensar nos consultores e tentar criar ações que fomentem o companheirismo. Um exemplo? O After Work. De dois em dois meses, sempre na última quinta-feira, as equipas em clientes específicos são convidadas a encontrarem-se num determinado local, sem qualquer preocupação. “A empresa vai ter com elas”, refere Gonçalo Mousinho, International Executive Director.
Estas são as que geram mais adesão. E depois… depois há outras mais “tradicionais” mas nem por isso menos desejadas. É o caso do Prime Living, um cartão de benefícios e descontos (ginásio, restaurantes, livros,…), ou os eventos anuais, como o Kick-off (onde são também entregues prémios de reconhecimento em várias categorias), o Jantar de Natal ou o Outdoor, que juntam centenas de funcionários. O que importa é estreitar a relação entre todos.
Quando o percurso profissional faz a diferença
Motivar não é apenas criar ações de convívio. De acordo com Joana Leal, “hoje em dia os profissionais, especialmente os de TI, querem ser desafiados e saber que podem progredir na carreira”. Uma das primeiras medidas neste âmbito foi a criação da Prime Academy. O objetivo é disponibilizar formação técnica, comportamental (soft skills), gestão de projetos e línguas (francês e inglês), que qualquer colaborador pode frequentar em horário pós-laboral. E todos os anos as horas de formação têm aumentado. “Há consultores que, apesar de estarem a trabalhar nos clientes, vão à PrimeIT (quase) todos os dias porque frequentam vários cursos em simultâneo”, salienta Joana Leal.
Uma relação muito próxima com as universidades – Cativar estudantes, garantir o futuro
A aposta na formação e na mobilidade (entre projetos, entre clientes e entre geografias, numa empresa portuguesa) são dois fatores muito valorizados pelos estudantes e recém-licenciados. Nas feiras de emprego, palestras e aulas em que participa ativamente ao longo de todo o ano, a PrimeIT partilha a sua cultura, o seu ADN e a forma como se diferencia da concorrência. “Somos orgulhosamente portugueses”, refere Joana Leal, acrescentando que a PrimeIT faz sempre questão de se identificar como sendo uma empesa nacional com projetos internacionais. O que, combinado com as iniciativas entretanto criadas, tem um resultado muito positivo. A taxa de saída dos colaboradores tem diminuído com o tempo – há mesmo quem tenha saído… e regressado. “Atualmente cerca de 20% dos nossos colaboradores estão na PrimeIT desde o seu início”, afirma Gonçalo Mousinho.
Novo ano, novas ações
A cada ano que passa surgem novas ideias. Entre muitas outras, em 2015 a PrimeIT está a implementar o Prime Ambassador (tem como objetivo dar apoio aos novos colaboradores) e o Prime Sports (tem como objetivo fomentar a atividade física, o desportivismo e um estilo de vida saudável em grupo). “Todos os dias trabalhamos para ter colaboradores felizes, a fazer projetos aliciantes, a evoluir pessoal e profissionalmente e com um gosto enorme por fazerem parte deste projeto e desta equipa”, conclui Joana Leal.





