Isabel Reis
Dell EMC Enterprise General Manager for Spain & Portugal
A Dell Technologies, com presença a nível mundial, tem a necessidade de estar atenta às mudanças no mercado de trabalho para que possa evoluir e ajudar a evoluir todos os seus parceiros no mercado. Como forma de nos preparamos para o futuro e para as próximas gerações que estão prestes a entrar no mercado de trabalho optámos por realizar um estudo sobre a Geração Z, a próxima geração que entrará no mercado de trabalho.
A Geração Z é uma geração de pessoas nascidas, em média, entre os anos de 1994 e 2010, que corresponde à idealização e nascimento da World Wide Web, e que cresceram no “boom” da criação de aparelhos tecnológicos modernos. Esta geração é conhecida por ter nascido e crescido rodeada por várias opções digitais, como canais de televisão, internet, vídeo jogos e smartphones. A realidade é que o futuro está prestes a chegar, a geração Z representará 20% da mão-de-obra já em 2020, como tal as organizações precisam de se preparar para receber estes nativos digitais e para se adaptarem aos seus anseios.
A Dell Technologies entrevistou mais de 12 mil estudantes, de liceu e faculdade, por todo o mundo para perceber quais os seus pontos de vista sobre a sua carreira profissional futura e a relação com a tecnologia. Os jovens da Geração Z mostraram-se ansiosos por desenvolverem carreiras na área da tecnologia e para compartilharem os seus conhecimentos, trazem ainda mais-valias para o setor das TI como a sua enorme preocupação sobre a segurança dos dados. Simultaneamente trazem desafios como o facto da Geração Z se preocupar mais do que apenas com o seu ordenado e com o ambiente vivido na empresa, uma vez que por muito surpreendente que seja estes jovens valorizam muito mais a interação humana do que a comunicação via tecnologia.
A tecnologia vai ser o grande pólo de atração dos candidatos a emprego da Geração Z, 91% dos inquiridos afirma que a tecnologia oferecida por um empregador seria um fator na escolha entre ofertas de emprego semelhantes. Estes dados são um claro sinal de que o tecido da mão-de-obra está a modificar-se e que as empresas devem iniciar a sua transformação digital o quanto antes para que estejam preparadas para receber a Geração Z e todas as alterações que esta acarreta no tecido empresarial.
Cerca de metade dos jovens da Geração Z consultados para este estudo afirmam que procuram no futuro trabalhar para uma empresa que tenha um propósito para além do negócio principal e que simultaneamente ofereça aos colaboradores a oportunidade de aprender novas skills e ter novas experiências. A entrada da Geração Z no mercado de trabalho vem impulsionar as empresas não apenas para iniciarem a sua transformação digital, mas também para alterarem os seus valores e missão de forma a adaptarem-se aos princípios desta nova geração.