A Tiger começou em 1995 em Copenhaga. Atualmente tem uma cadeia de mais de 450 lojas em 27 países.
Em novembro de 2012 abriu a primeira loja em Portugal situada na baixa lisboeta. Neste momento, já existem 13 lojas no país.
A missão da Tiger é oferecer aos nossos clientes artigos de design num ambiente divertido e agradável, a preços muito acessíveis.
Os recursos humanos da Tiger são um exemplo de felicidade no trabalho e neste sentido fomos falar com o diretor, Paulo Borges, que trouxe a marca para Portugal, em plena crise financeira.
Curiosidades:
– emprega 160 pessoas
– em 2014 facturou 6,2 milhões de euros
– está prevista a abertura de mais 6 lojas, terminando o ano com 18 lojas
ENTREVISTA A:
Paulo Borges – diretor geral da Tiger Portugal
Explique-nos um pouco o conceito da Tiger?
Ao entrar numa loja Tiger corre o sério risco de não conseguir sair de lá com as mãos a abanar! Só tem que pegar num dos cestos colocados na entrada e começar a percorrer um labirinto que percorre as mais variadas categorias até desembocar na zona de alimentação e chegar à caixa.
Artigos como carrinhos de compras com padrão de morangos, uma bóia tubarão, um caderno com a tabela periódica na capa, telas para pintar, artigos de casa de banho, chás e especiarias com mais de 50 variedades, aquele prato com pedestal para bolos que sempre desejou…ou seja muitas coisas, mais de 1.500 referências em lojas de 120 a 300 metros espalhadas de Norte a Sul do País. 80% dos artigos são vendidos a menos de 5€ e não há nada que custe mais de 30€. O design e a cor são a essência da Tiger, marca dinamarquesa fundada em 1995 por Lennart Lajboschitz.
Porquê a aposta no mercado português?
Porque não? O consumidor Português é um consumidor exigente que sabe o que quer, quer qualidade, quer design, quer comprar artigos únicos e relevantes num ambiente “premium” com uma música muito animada e uma equipa super divertida, ou seja, quer comprar na Tiger!
Quantos colaboradores tem a Tiger?
Neste momento temos uma equipa de aproximadamente 175 colaboradores, mas vamos crescer até ao final do ano. Estimamos recrutar mais 60 pessoas.
Quais os requisitos essenciais para trabalhar na Tiger?
Ser um Tigre! Astuto, Ágil, Feroz, Forte e com um apetite insaciável de fazer mais e melhor!
Mas acima de tudo com capacidade de fazê-lo enquanto se diverte, já que valorizamos muito a experiência que os nossos colaboradores têm enquanto trabalham e a mesma se reflete no serviço/experiência dada aos nossos clientes.
Qual o segredo para manter os seus colaboradores motivados?
Fundamentalmente queremos ter equipas que cresçam com a Marca! Trabalhar áreas como formação, avaliação de desempenho e planos de carreira são fundamentais para que todos entendam o que se pretende de cada um, a sua performance e até onde podem chegar.
Vamos abrir 18 lojas em 3 anos e vamos abrir mais 25 a 30 nos 3 próximos anos, como não estar motivado?
Qual a politica de benefícios que utilizam para os colaboradores da organização?
Ainda somos muito recentes e a política de benefícios tem vindo a crescer de ano para ano, o nosso único limite é a nossa imaginação…
Além da política salarial praticada, temos descontos de colaborador, prémios de vendas, seguro de saúde, flexibilidade de horário, ações de “team building”, horário de verão etc…
Acima de tudo o maior benefício que podemos dar para alguém que trabalha na Tiger é participar no crescimento de uma grande empresa e divertir-se enquanto o faz…
Sente que existe “stress no trabalho” principalmente na área de assistente de loja? O que fazem para combater esta problemática?
Nas nossas lojas o ritmo é muito elevado…chega a ser mesmo alucinante, evidentemente existe pressão mas acho que nas nossas lojas “stress” não creio que exista… e se existe o melhor remédio é ir jogar um pouco para a porta da loja “click clack” com um colega, colocar uma peruca e uma buzina e brincar com os clientes, dançar etc… na Tiger só não vale uma coisa estar aborrecido.
Ao final “Tiger é diversão”!
Quais as situações mais adversas que encontraram nos últimos 3 anos?
Várias, mas todas elas nos ajudam a crescer, todos os dias! Ainda assim se tivesse que apontar uma eu diria que recrutar equipas à velocidade que crescemos, ter a capacidade de fazer formação, acompanhamento e planos de carreira é um desafio!
Acredito que exista a ideia que com uma % de desemprego tão alta seja fácil encontrar colaboradores, mas encontrar bons profissionais com um perfil Tiger é muito difícil.
Que iniciativas vão promover a curto prazo?
Continuar a crescer…. Fazer crescer o número de lojas. Fazer crescer o nosso departamento de RH para que possa sustentar o nosso plano de crescimento e melhoria continua. O segredo do nosso sucesso tem que ser o sucesso das nossas equipas.
Neste momento estamos a amadurecer uma nova ideia que será posta em prática muito em breve, um programa de escola de gerentes, a ideia é recrutar colaboradores para as nossas equipas de gestão com 3 a 6 meses de distância, de forma a podermos formar em sala e em loja com tempo e com qualidade.
Muitas outras iniciativas estão na mesa, mas é natural, é o processo de evolução de uma Start Up!