ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Agosto 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

O que a pandemia não mudou – Competências à prova de futuro

Durante a pandemia, fui convidada para uma conversa sobre competências no trabalho em que se perguntava quais as competências exigidas por este novo contexto. Mas será que essas competências são verdadeiramente novidade?

IIRH Por IIRH
17 de Abril, 2023
em ARTIGOS TÉCNICOS, DESTAQUES
0
Salesforce
39
Partilhas
437
Visualizações

 


Autora:
Maria João Santos, Head of Careers & Talent na Católica Lisbon School of Business & Economics, Universidade Católica Portuguesa

 


Antes da Covid-19, o mundo já era altamente complexo e interligado, com um ritmo de mudança alucinante potenciado pela tecnologia. Quando questionados por diferentes organizações, colaboradores (BCG, 2019) e empregadores (WEF, 2016) por todo o mundo já reconheciam o impacto da globalização e da tecnologia no emprego e nas competências “à prova de futuro”.

Apesar de diferenças por funções ou geografia, no geral, as pessoas acreditavam que as competências cruciais seriam comunicação, analíticas, de liderança, solução de problemas, adaptabilidade, criatividade, colaboração, inovação e pensamento crítico (BCG, 2019). Não muito diferente do top de competências antecipado pelos responsáveis dos recursos humanos e estratégia para 2020 que o WEF publicou no seu primeiro Future of Jobs Report: solução de problemas, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, coordenação com outros, inteligência emocional, capacidade de decisão, orientação para o serviço, negociação e flexibilidade cognitiva. Ou seja, todos os atores reconheciam a importância das competências humanas mais difíceis de replicar pelas máquinas.

Solução de problemas e inteligência emocional

O terceiro relatório no final do primeiro ano de pandemia (WEF, 2020) volta a realçar as competências de solução de problemas, incluindo pensamento analítico e crítico, iniciativa, inovação e criatividade. Mas também foca nas dimensões específicas da gestão da relação – trabalho de equipa, influência, liderança -, e da gestão pessoal – resiliência e flexibilidade, ambas parte da inteligência emocional, acrescentando ainda a aprendizagem ativa.
E, naturalmente, as competências de uso, controlo, desenho e monitorização da tecnologia ganham lugar próprio e de destaque.

Competências digitais

A McKinsey (2021) entretanto definiu o que considera serem as competências base para todas as pessoas, independentemente da função ou do setor, que garantem a sua empregabilidade futura e a que chamou DELTAs, por incluírem competências e atitudes. Estes dividem-se em quatro categorias: cognitivos – pensamento crítico, comunicação, planeamento e flexibilidade mental -; interpessoais – mobilização, relação e trabalho de equipa -; liderança pessoal – auto-consciência e gestão pessoal, empreendedorismo e resultados -; e digitais – fluência e cidadania digital, utilização e desenvolvimento de programas, compreensão digital. Têm também impacto na satisfação e na remuneração.

Diferentes autores e organizações organizam as competências de forma diferente. Mas as exigências para indivíduos e organizações previstas em 2016 ou no ano de 2023 não são assim tão diferentes. A pandemia acelerou drasticamente a mudança que já se vivia, isolando algumas variáveis, como se duma experiência em laboratório se tratasse. E a necessidade destas competências tornou-se mais evidente para todos, porque, de repente, a dependência das tecnologias era mais geral, o desconhecido estava instalado e a autonomia era maior.

Liderança pessoal

Claramente a literacia digital já não é uma necessidade só de alguns e passou, como se previa, a fazer parte das competências base. As organizações continuam a precisar de colaboradores com flexibilidade para rapidamente se adaptarem, capacidade para aprenderem o que ainda não se sabe que vai chegar, e resiliência para ultrapassarem as adversidades potenciadas pela globalização, reemergindo mais fortes. O desafio aqui é: como se desenvolvem estas competências? 

Responsabilidade pessoal e corporativa

As competências cognitivas ou de solução de problemas, com foco no pensamento disruptivo, são as que permitirão complementar as máquinas desta quarta revolução industrial. E, enquanto o sistema educativo não sofre a transformação obrigatória para ensinar crianças e jovens a pensar e questionar, mais que replicar, são as organizações que podem mais rapidamente dar esse espaço para as desenvolver e os indivíduos conquistá-lo e merecê-lo. Ou seja, as pessoas devem assumir as suas responsabilidades no processo de desenvolvimento individual, na gestão de si mesmos e da relação com os outros, e as organizações o seu papel no processo de desenvolvimento coletivo.

Por isso, esta função de desenvolvimento assume um papel fundamental que não pode ficar só pelo competitivo panorama do talento tecnológico ou pelo talento atual, mas deve ser transversal a todas as funções, assim como ao talento que há de vir e ao que está de saída. Pois só assim, se garantem a empregabilidade e, consequentemente, os mercados e a economia no futuro. 

Referências Boston Consulting Group (BCG) & The Network. (2019). Decoding Global Trends In Upskilling  And Reskilling: What 366,000 People In 197 Countries Tell Us About Their Willingness And Preferences For Learning. https://www.bcg.com/publications/2019/decoding-global-trends-upskilling-reskilling McKinsey & Company. (2021). Defining the skills citizens will need in the future world of work. https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/public%20and%20social%20sector/our%20insights/defining%20the%20skills%20citizens%20will%20need%20in%20the%20future%20world%20of%20work/defining-the-skills-citizens-will-need-in-the-future-of-work-final.pdf World Economic Forum (WEF). (2016). The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution. https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf World Economic Forum (WEF). (2020). The Future of Jobs Report 2020. https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CompetênciasdesenvolvimentoEmpresasliderança
Notícia anterior

Randstad quer ajudar mais de 2 mil jovens a encontrar emprego

Notícia seguinte

O teletrabalho em regime full remote e a sua cessação

Recomendamos

Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
full remote

O teletrabalho em regime full remote e a sua cessação

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');