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OPINIÃO: Salário à mostra num anúncio de emprego. Porque não?

IIRH Por IIRH
7 de Dezembro, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO
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OPINIÃO: Salário à mostra num anúncio de emprego. Porque não?
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Autor: Eduardo Marques Lopes, Diretor do Departamento de Marketing e Comunicação da Multipessoal em Portugal.


Dar a conhecer ou não o salário num anúncio de emprego é cada vez mais um tema em discussão no mercado do trabalho.

O LinkedIn Salary, por exemplo, é uma ferramenta que ainda não está disponível em Portugal, mas que permite aos candidatos analisar o salário de cargos específicos e entender que outros fatores influenciam os benefícios associados a cada oportunidade, como a localização, setor e dimensão da empresa, bem como os anos de experiência e o nível de educação exigidos.

Outra ferramenta desenvolvida por esta plataforma é o Salary Insights, que mostra ao candidato uma estimativa do salário que se pode esperar para determinada função. Neste caso, as empresas podem apresentar um intervalo salarial esperado para aquela oferta de emprego, mas se não o fizerem o LinkedIn irá mostrar um salário estimado se tiver informações suficientes para o fazer.

A transparência sempre foi um fator determinante na apresentação de uma oportunidade de emprego, e equiparar desde logo o intervalo salarial definido para a função com a expectativa do candidato certamente que poupa tempo a ambas as partes na medida em que este alinhamento é um fator crítico para dar continuidade ou não a um processo de recrutamento.

Ora cabe à empresa optar por “mostrar todas as cartas” logo no anúncio de emprego ou esperar pelo momento da entrevista.

Sabemos também que a falta de informação nos anúncios de emprego é uma das principais preocupações na procura de emprego e para as novas gerações este fator tem um peso ainda maior. A apresentação de um intervalo salarial é, por isso, cada vez mais comum no mercado de trabalho e existindo uma guerra pelo talento cada vez mais competitiva, torna-se fundamental que as empresas apresentem oportunidades de emprego que sejam atrativas tanto na forma como no conteúdo.

As organizações devem, por isso, considerar uma estratégia de captação de candidatos que passe quer pela escolha dos canais e formatos em que os anúncios são apresentados quer pela própria apresentação da oportunidade, considerando não só o salário e um pacote de benefícios personalizado, mas também um desafio profissional apelativo e alinhado com o nível de responsabilidade exigido.

Mais sobre Anúncio de empregoEstimativa do salárioestratégia de captação de candidatosGuerra pelo talentoIntervalo salarialLinkedInLinkedIn SalaryopiniãoProcesso de recrutamentoSaláriosSalary Insights
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