ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Setembro 12, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Patrícia Chambel, DHL Express Portugal: “Quando cada equipa faz ‘à sua maneira’, algo precisa de ser corrigido”

A distância entre o que se define e o que se executa continua a ser um dos principais desafios da transformação em recursos humanos (RH), sobretudo em contextos altamente operacionais, como constata a HR Director da DHL Express Portugal.

Ana Rita Rebelo Por Ana Rita Rebelo
29 de Abril, 2026
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Patrícia Chambel, DHL Express Portugal: “Quando cada equipa faz ‘à sua maneira’, algo precisa de ser corrigido”
36
Partilhas
402
Visualizações

A

estratégia raramente falha no papel. O desafio começa quando tem de sobreviver ao ritmo da operação. E é aqui – entre intenção e prática – que muitos projetos de transformação em RH se perdem.

Como explica Patrícia Chambel, HR Director da DHL Express Portugal, à RHmagazine, “numa empresa logística, altamente operacional e com equipas distribuídas, o maior risco surge sempre na passagem do papel para o terreno”. Mesmo quando “a ambição estratégica pode estar muito bem definida”, a realidade “enfrenta a pressão diária, a necessidade de foco no serviço e realidades locais distintas”. É nesse contexto que surgem os primeiros sinais de falha. “Quando vemos que a ferramenta é usada, mas sem discussão crítica, ou quando há participação formal, mas sem verdadeira apropriação, percebemos que o plano está a ser cumprido, mas a mudança ainda não ganhou vida.”

Por isso, “antes da tecnologia, temos de ter clareza”, defende a responsável, lembrando que sem “processos simplificados, responsabilidades bem definidas e um modelo operativo transparente”, a transformação dificilmente passa do papel.

Onde identifica maior risco de desalinhamento entre a ambição estratégica e a execução no terreno?

Numa empresa logística, altamente operacional e com equipas distribuídas, o maior risco surge sempre na passagem do papel para o terreno. A ambição estratégica pode estar muito bem definida, mas, quando chega às diferentes instalações, enfrenta a pressão diária, a necessidade de foco no serviço e realidades locais distintas.

Geralmente, os desvios acontecem porque há complexidade acumulada nos processos, diferentes níveis de maturidade das equipas e muito pouco espaço para absorver novidade quando a operação é exigente.

Como evita que os projetos de RH sejam absorvidos pela urgência operacional?

Na DHL, a operação tende a absorver tudo, porque vive num ritmo intenso. Por isso, temos de garantir três âncoras: patrocínio firme da liderança de topo, que mantém o tema vivo mesmo nos momentos de maior pressão; integração do projeto nas rotinas de gestão existentes, para não ser encarado como algo paralelo ou “extra trabalho”; e foco em comportamentos, não apenas em tarefas cumpridas.

Os sinais de alerta são claros: quando vemos que a ferramenta é usada, mas sem discussão crítica, ou quando há participação formal, mas sem verdadeira apropriação, percebemos que o plano está a ser cumprido, mas a mudança ainda não ganhou vida.

“A maturidade estratégica traduz-se na capacidade de garantir que cada transformação é sustentável, consistente e alinhada com o negócio e não apenas uma iniciativa bem-intencionada.”

Que trabalho prévio considera essencial antes de introduzir novas plataformas ou automação?

Antes da tecnologia, temos de ter clareza. Processos simplificados, responsabilidades bem definidas e um modelo operativo transparente dão segurança às equipas. Sem essa base, surgem dúvidas, hesitações e a sensação de que a mudança veio complicar, mesmo quando a ferramenta é boa.

E quais as dificuldades que encontra na mobilização das chefias intermédias?

As chefias intermédias são as grandes tradutoras da estratégia, mas também as mais pressionadas pela operação. As suas dificuldades são, sobretudo, duas: falta de tempo e pouca confiança inicial em alguns modelos, especialmente os mais conceptuais. As resistências mais frequentes são silenciosas: quando o líder aplica o processo de forma mecânica, ou quando adia a implementação à espera de um “momento mais calmo”, algo difícil de acontecer num ambiente tão operacional.

Como está organizada a governance dos projetos de transformação em RH?

Trabalhamos com três níveis de governance: a liderança executiva, que define prioridades e assegura alinhamento com a estrutura internacional; a equipa de RH, responsável pelo desenho e adaptação ao contexto local; e as funções, que testam a exequibilidade real, envolvidas desde o início nessa validação. Em contextos de múltiplas prioridades, quando estas três vozes trabalham em uníssono, a mudança flui.

Quais os indicadores que utilizam para medir impacto e não apenas atividade?

Para avaliar o impacto real dos projetos de transformação em RH, olhamos, sobretudo, para métricas que ligam diretamente pessoas e negócio: redução de turnover e absentismo, produtividade, tempo e qualidade de integração e impacto na qualidade de serviço. Complementamos com indicadores de mudança comportamental – como o nível de engagement, a capacidade das chefias em aplicar os novos modelos e a consistência entre as diferentes áreas. No fundo, o que procuramos medir é se a transformação está a gerar valor tangível e mudanças sustentáveis na forma como trabalhamos.

Que sinais internos mostram que um projeto pode falhar, mesmo quando os marcos estão a ser cumpridos?

Quando as chefias perdem ligação ao tema, quando cada equipa faz “à sua maneira”, quando os dados não batem certo ou quando deixa de haver conversa espontânea sobre o assunto, algo precisa de ser corrigido.

Que decisões exigem maior maturidade estratégica da função de RH?

As decisões que exigem maior maturidade estratégica em RH são aquelas que obrigam a equilibrar a pressão do curto prazo com a construção sustentável do futuro. Implica priorizar iniciativas que realmente criam valor, avaliar se a organização está preparada para a mudança, simplificar processos antes de transformar e investir seriamente na capacitação das chefias intermédias. Também exige coragem para manter coerência organizacional, medir impacto antes de escalar qualquer solução e tomar decisões éticas e estruturantes, mesmo quando não são as mais fáceis. No fundo, a maturidade estratégica traduz-se na capacidade de garantir que cada transformação é sustentável, consistente e alinhada com o negócio e não apenas uma iniciativa bem-intencionada.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Change Managementcultura organizacionaldesempenhoDHLEstratégiaexecuçãoGestão de MudançaliderançaOperaçõesprojetos de rhrecursos humanosRHTransformação organizacional
Notícia anterior

Opinião Marta Lopes Ferreira. Reinventar a formação executiva para responder aos desafios atuais

Notícia seguinte

Do idadismo ao bem-estar, Talent Summit 2026 volta a reunir líderes de RH para discutir os desafios da gestão de talento

Recomendamos

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
“O líder também tem que ser cuidado”: Conceição Carvalho (novobanco) no podcast “Pessoas & Talento”

“O líder também tem que ser cuidado”: Conceição Carvalho (novobanco) no podcast “Pessoas & Talento”

10 de Setembro, 2026
JPS Kohli, SkillUp: “Continua a existir um desfasamento entre intenção e execução” na requalificação profissional

JPS Kohli, SkillUp: “Continua a existir um desfasamento entre intenção e execução” na requalificação profissional

10 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Marque na agenda: Exponor UP chega em novembro com foco no upskilling e reskilling

Do idadismo ao bem-estar, Talent Summit 2026 volta a reunir líderes de RH para discutir os desafios da gestão de talento

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');