ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

IA vira o mundo do trabalho do avesso. Tecnologia já decide quem entra, cresce e lidera numa das Big Four

A evolução da inteligência artificial (IA) está a levar as organizações a rever modelos tradicionais de carreira, com impacto direto na progressão profissional e na gestão de desempenho.

Ana Rita Rebelo Por Ana Rita Rebelo
15 de Abril, 2026
em DESTAQUE DA SEMANA, TENDÊNCIAS RH
0
Produtividade com IA? Automatizar não chega: o bloqueio está no modelo de talento
15
Partilhas
168
Visualizações

A

IA está a transformar o ciclo de vida dos colaboradores, da atração de talento à progressão de carreira, levando empresas como a EY a repensar modelos tradicionais de gestão de pessoas. A conclusão surge de uma análise partilhada por Ginnie Carlier, Chief Talent and Culture Officer da EY Americas, que aponta para uma mudança estrutural na forma como o desempenho e o potencial são avaliados.

“A IA está, sem dúvida, a mudar a forma como o trabalho é realizado”, afirmou a responsável, em entrevista ao Business Insider. “A pirâmide organizacional tradicional está a dar lugar a portfólios de carreira mais flexíveis, onde o impacto importa mais do que o cargo ou a antiguidade.”

Esta transformação estende-se também ao papel da liderança. “Os papéis dos gestores estão a evoluir rapidamente”, acrescenta. “São cada vez mais responsáveis por criar um ambiente psicologicamente seguro onde as pessoas possam experimentar, falhar e aprender com a IA; por orientar e desenvolver outros; e por liderar equipas compostas por humanos e agentes.”

Do percurso linear à carreira flexível

Durante décadas, os modelos de carreira assentaram numa progressão linear. No entanto, segundo Ginnie Carlier, a IA está a tornar os fluxos de trabalho mais dinâmicos e os papéis mais fluidos, uma vez que “as contribuições que mais importam cruzam cada vez mais competências, experiências e resultados, em vez de descrições de funções estáticas”.

Face a este cenário, a EY está a introduzir novos critérios de avaliação de desempenho e de potencial de promoção. Tradicionalmente, as promoções baseavam-se nas necessidades do negócio e na capacidade de um colaborador desempenhar funções de nível superior, indicou a responsável ao Business Insider. As mudanças em curso fazem parte da transição para uma organização mais orientada por competências.

“Já estamos a testar percursos de carreira mais flexíveis e individualizados, incluindo promoções ágeis e uma utilização alargada de avaliações de competências, para melhor alinhar as pessoas com as funções e refletir quando alguém está preparado para assumir maior responsabilidade ou impacto”, explica Ginnie Carlier.

Com a evolução tecnológica, também as competências valorizadas estão a mudar. Tarefas como análise repetitiva, pesquisa manual ou produção de apresentações perdem centralidade, dando lugar à interpretação de dados, ao julgamento crítico sobre outputs de IA e à capacidade de construir narrativas com impacto.

Recrutamento e diversidade em transformação

A IA está igualmente a alterar os critérios de entrada nas organizações. A EY passou a exigir que todos os candidatos em início de carreira realizem avaliações baseadas em competências, ajustando o modelo de recrutamento para identificar perfis capazes de evoluir com a tecnologia.

Entre as iniciativas em destaque está o programa 360 Careers, lançado no verão de 2024, que permite a rotação de profissionais em início de carreira por diferentes áreas do negócio, promovendo o desenvolvimento de competências diversificadas. O programa integra um investimento mais amplo de mil milhões de dólares em talento e tecnologia, que inclui aumentos salariais para perfis juniores, plataformas de auditoria e fiscalidade com IA, reforço do apoio a estudantes e benefícios de bem-estar.

Como resultado, a empresa está a alargar o universo de recrutamento. Há duas décadas, a EY era composta quase exclusivamente por profissionais de contabilidade. Atualmente, integra engenheiros, criativos e especialistas em tecnologia, incluindo candidatos sem formação superior, profissionais neurodiversos e perfis altamente especializados.

Numa publicação feita no LinkedIn, em janeiro, Ginnie Carlier sublinhou o alcance e a imprevisibilidade deste fenómeno: “O que sabemos é que a transformação da força de trabalho está a mudar a forma da nossa força de trabalho e as competências de que vamos precisar para ter sucesso. Por sua vez, precisamos de mudar completamente a experiência do colaborador – desde os processos e procedimentos de talento sobre como contratamos e desenvolvemos as nossas pessoas, até à forma como as alocamos ao trabalho e gerimos o seu desempenho e trajetória de carreira”.

Tendência no setor?

A EY não está sozinha nesta transformação. Também a Boston Consulting Group (BCG) está a integrar a IA como requisito básico no desempenho profissional. “Não há uma caixa nos nossos formulários que diga: ‘Está a usar IA?’ É uma expectativa”, afirmou Alicia Pittman, responsável global da área de pessoas da consultora, ao Business Insider.

Atualmente, cerca de 90% dos 33 mil colaboradores da BCG utilizam IA, sendo que aproximadamente metade o faz diariamente. Ainda assim, a avaliação mantém-se centrada na capacidade de interpretar os insights gerados e convertê-los em decisões para os clientes.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre avaliação de desempenhobig fourcarreirasCompetênciascultura organizacionalDesenvolvimento de talentoEYfuturo do trabalhoGestão de talentoIAInteligência ArtificialliderançaMercado de trabalhoPromoçõesrecrutamentorecursos humanosTransformação digital
Notícia anterior

Nova Head of People & Culture na Estoril Living chega com experiência de peso

Notícia seguinte

Entrevista a José Luís Carvalho. Stress elevado, recursos escassos: a gestão de talento em cuidados intensivos na CUF

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

A IA está a mudar o trabalho. Mas não como muitos temiam

23 de Julho, 2026
Porque é que o assédio no trabalho raramente acaba em sanção em Portugal?

ACT recebeu quase 3500 denúncias de assédio em 2025. Mas poucas deram origem a sanções

23 de Julho, 2026
Pacto de não concorrência. Das regras aos limites, o que diz o Código do Trabalho

Há profissionais que continuam a valer ouro, mesmo com as empresas a contratar menos. Falamos de si?

22 de Julho, 2026
Taxa de desemprego encolhe para 5,9% no 2.º trimestre do ano

Há um sinal no mercado de trabalho que se repete há cinco meses

21 de Julho, 2026
iiRH lança barómetro nacional de employer branding e procura a visão dos profissionais de RH

iiRH lança barómetro nacional de employer branding e procura a visão dos profissionais de RH

21 de Julho, 2026
Férias à vista? Aprenda a transformar a sua mensagem de out-of-office num postal criado por IA

Férias à vista? Aprenda a transformar a sua mensagem de out-of-office num postal criado por IA

17 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Entrevista a José Luís Carvalho. Stress elevado, recursos escassos: a gestão de talento em cuidados intensivos na CUF

Entrevista a José Luís Carvalho. Stress elevado, recursos escassos: a gestão de talento em cuidados intensivos na CUF

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

16 de Março, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');