• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Junho 6, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Portugueses mais preocupados com a sua alimentação e saúde

Conclusões do Barómetro FOOD 2021

Rita Puga Por Rita Puga
24 de Novembro, 2021
em MERCADO RH
0
Portugueses mais preocupados com a sua alimentação e saúde
14
Partilhas
160
Visualizações

Com o objetivo de conhecer os padrões alimentares da população ativa e as tendências na oferta dos restaurantes, a Edenred, líder global em soluções de benefícios sociais, dinamizou uma nova edição do Barómetro FOOD.

65% dos consumidores portugueses ativos consideram que a pandemia de Covid-19 aumentou a sua consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável. A conclusão é do Barómetro FOOD 2021, estudo realizado no âmbito do “Programa FOOD – Fighting Obesity through Offer and Demand”, lançado em 2009 pelo Grupo Edenred com o apoio da União Europeia e que, em Portugal, tem a Direção-Geral de Saúde como entidade parceira.

Com esta iniciativa de responsabilidade social, a Edenred pretende promover a saúde e o bem-estar da população ativa, através de dois eixos de atuação: por um lado, sensibilizando os colaboradores das empresas para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis durante a jornada de trabalho; por outro lado, impulsionando os restaurantes a adaptarem as suas ementas, para oferecerem refeições nutricionalmente equilibradas.

Uma procura mais consciente

Depois do interregno de um ano, devido à pandemia, o Barómetro FOOD regressou em 2021, concluindo que os portugueses estão mais sensíveis às questões relacionadas com a alimentação e abertos a mudar as suas escolhas alimentares:

  • 89% dos consumidores defenderam que os restaurantes deveriam disponibilizar uma oferta mais saudável. Nesse sentido, os principais elementos apontados foram: a indicação clara das “opções saudáveis” na ementa; mais produtos frescos; informação nutricional clara; mais saladas; e opções vegetarianas e/ou veganas;
  • 53% dos restaurantes consideraram que os clientes iriam notar e apreciar a oferta de uma ementa com refeições mais saudáveis. Na verdade, 31% dos restaurantes que participaram no barómetro alteraram a sua ementa e têm hoje uma oferta de refeições diferente da que tinham antes do confinamento. Do mesmo modo, 33% revelaram que, com o confinamento, mudaram os seus hábitos e fornecedores, para ter produtos mais saudáveis e locais;
  • É ainda de assinalar a crescente familiarização dos restaurantes com as refeições saudáveis, com grande parte a concordar que, em comparação com as outras, são igualmente saborosas, demoram o mesmo tempo a ser cozinhadas e têm igual grau de dificuldade. Já no que diz respeito a custos, 49% dos restaurantes consideraram que é mais dispendioso preparar refeições saudáveis.

O Barómetro FOOD revelou também que o desperdício alimentar é uma preocupação dos portugueses. 97% dos consumidores indicaram que esta é uma questão importante ou muito importante para si, sendo que 75% afirmaram que a crise da Covid-19 aumentou a sua consciência sobre o desperdício alimentar e a necessidade de proteger o meio ambiente. Os restaurantes estão atentos ao problema e 60% já implementaram medidas para limitar o desperdício, bem como a pegada ambiental.

Aposta nas ementas de take-away e delivery

Naquela que tem sido uma época de mudanças comportamentais, e depois de o consumo de refeições no interior dos estabelecimentos ter estado impedido ou limitado, o Barómetro FOOD debruçou-se igualmente sobre a origem das refeições e os locais preferenciais para comer.

Apesar de durante o confinamento alguns consumidores terem preparado as suas refeições em casa, 60% também encomendaram comida. Naqueles que o fizeram, a confiança foi um dos fatores que mais influenciaram a decisão: as encomendas em restaurantes que já conheciam foram a escolha mais comum, embora muitos também tenham aproveitado para explorar as opções de plataformas de delivery ou restaurantes com take-away.

Já com os restaurantes abertos, 42% dos consumidores afirmaram que planeiam continuar a fazer pedidos de delivery e take-away após a pandemia, alternando com a deslocação a restaurantes.

Assim, 87% dos consumidores esperam que os restaurantes apostem na sua oferta de take-away e delivery. Estes serviços já são disponibilizados pela maioria dos restaurantes e, se antes da pandemia, 36% já tinham opções para fora, com o confinamento mais 52% passaram a servir refeições para levar ou entregar.

O Programa FOOD

O Barómetro FOOD é realizado em onze países europeus e é o ponto de partida para o plano de ação do Programa FOOD. Todos os anos, a Edenred, em conjunto com as entidades parceiras locais, dinamiza iniciativas que visam a promoção e adoção de uma alimentação equilibrada junto da população ativa, diretamente ou através das entidades empregadoras, e dos restaurantes.

As conclusões do Barómetro FOOD 2021 em Portugal baseiam-se em 6257 respostas de utilizadores do Cartão Euroticket Refeição, consumidores incluídos na população ativa, e de responsáveis de restaurantes pertencentes à rede de aceitação do Euroticket Refeição.

Filipa Martins, Diretora-Geral da Edenred Portugal, afirma: “Ser a companheira diária das pessoas no trabalho é um desígnio que pauta toda a atuação da Edenred. Estamos verdadeiramente empenhados em contribuir de forma ativa para o bem-estar das pessoas, fazer uma diferença positiva nas suas vidas e acrescentar valor a toda a comunidade. A promoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis sempre foi um dos nossos principais compromissos, na medida em que a adoção generalizada de uma alimentação equilibrada conduz a ganhos consideráveis no que respeita ao bem-estar social da população ativa. O contexto atual da pandemia apenas veio acelerar ainda mais esta tendência de valorização da saúde e benefícios a ela associados, tanto por consumidores como pelo mercado, no âmbito do trabalho presencial ou remoto”.

Mais informações sobre o Programa FOOD disponíveis aqui e sobre o Barómetro FOOD aqui!

Mais sobre Barómetro FOODCartão Euroticket RefeiçãoEdenredEdenred PortugalEuroticket Refeição®filipa martinsGrupo EdenredPlataformas de deliveryPrograma FOODPrograma FOOD – Fighting Obesity through Offer and DemandRestaurantes take-away
Notícia anterior

Projeto financiado pelo Conselho da Europa cria guia de auxilio às organizações na contratação de pessoas migrantes

Notícia seguinte

CRÓNICA: To WhatsApp or not to WhatsApp?

Notícia seguinte
CRÓNICA: Mi Casa es su Business?

CRÓNICA: To WhatsApp or not to WhatsApp?

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Suite HR da Talentia continua a evoluir para melhorar a experiência do colaborador

Talentia Software assina parceria com a LIDERTEAM para oferecer a sua solução HCM

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

A Talentia Software assina parceria com a...

e-mails pessoais

Pode uma empresa ler os e-mails pessoais do trabalhador, se ele os envia do computador de serviço?

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

Com a proteção de dados pessoais cada...

Urban Sports Club e BMW estabelecem parceria que oferece subscrição aos colaboradores

Urban Sports Club e BMW estabelecem parceria que oferece subscrição aos colaboradores

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

Em comunicado, a Urban Sports Club fechou...

ARTIGO: ESG – Um guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental nas Empresas

ARTIGO: ESG – Um guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental nas Empresas

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

Autor: Jéssica Alves, psicóloga Team 24 Numa...

upskilling

ManpowerGroup identifica três razões para os líderes investirem em upskilling

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

A ManpowerGroup identifica que, nos últimos anos,...

ChatGPT

ChatGPT na formação empresarial? Esta empresa já o faz

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

A GoodHabitz, multinacional holandesa que e-learning corporativo,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

27 Jun

Seminário de apresentação do projeto de norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional e dinamização da resposta ao inquérito público do IPQ

Terça-feira, Egas Moniz School of Health & Science
EVENT DETAIL
29 - 30 Jun

Formação: People Analytics

Quinta-feira
EVENT DETAIL
10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist