POR:
Vasco Mendes de Almeida – Diretor de Tecnologias Avançadas da Minsait em Portugal
A realidade virtual atingiu um ponto onde a maturidade e espectativas estão alinhadas, especialmente em programas de formação, graças à incorporação de elementos lúdicos que se mostraram capazes de reforçar a memória, a segurança, a eficiência e a autoestima dos colaboradores. Os cenários perigosos ou logisticamente complexos são agora substituídos por outros gerados em formato digital. Esta inovação permite aos colaboradores completarem cursos de formação em segurança, evitando custos de deslocação. Construir confiança e desenvolver a memória através de experiências imersivas que se apliquem em ações específicas no mundo real constitui um dos mais importantes contributos da Realidade Virtual.
No presente momento de pandemia, vivido em todo o mundo, é mais um cenário onde a aplicação de formação com recurso à realidade virtual potencia a totalidade de vantagens desta abordagem.
Como exemplo ilustrativo, consideremos uma empresa energética, que partiu da necessidade de implementar um novo protocolo de segurança relativo a procedimentos de sinalização nas centrais elétricas e introduziu uma componente de inovação alinhada com o seu objetivo de transformação da cultura de formação. Graças a esta iniciativa, todos os profissionais da área da geração térmica poderão receber formação sem riscos, com mais motivação e de maneira mais eficiente.
O processo de implementação pode ser sintetizado em quatro passos:
Avaliação tecnológica: o estudo dos requisitos do projeto, garantindo a compatibilidade de qualquer dispositivo e serviço com o ambiente de segurança da empresa, com a sua infraestrutura tecnológica e até com soluções que outros fornecedores tenham proporcionado anteriormente.
Inspeção no local do espaço que se quer recriar: tirar fotos dos locais de operação (centrais energéticas, como o caso acima descrito), assim como de ferramentas e máquinas. Num único dia de trabalho, todo este material é recolhido com fotografias, vídeos e um scanner ligado a um iPad, o que permite elaborar uma nuvem de pontos para dimensionar os espaços e construir um ambiente completo.
Guia do projeto: depois de uma análise prévia do processo de aprendizagem e nível de complexidade das tarefas, são estabelecidos em detalhe os objetivos, cenários e procedimentos, para padronizar operações, eliminar práticas inadequadas e estabelecer uma sequência de ordens de trabalho adequada.
Desenvolvimento técnico: a lógica dos processos é fundida com a componente visual. Todas as informações obtidas nas fases anteriores são transferidas para a equipa de desenvolvimento que constroem o protótipo do projeto em Realidade Virtual.
A realidade virtual vem transformar o modelo de formação tradicional, tornando as sessões de aprendizagem mais ágeis, mais flexíveis, mais motivadoras e sobretudo, mais seguras. A formação dos colaboradores baseada em tecnologias associadas à realidade virtual apresenta um potencial de crescimento muito elevado e com benefícios claramente evidentes, tanto para as empresas como para os seus colaboradores.