Com a retoma da economia esperada para 2022, as contratações devem aumentar nos próximos meses. Conheça as principais habilidades mais procuradas pelos empregadores no próximo ano.
A Robert Walters, consultoria global de recrutamento que acaba de lançar sua Pesquisa Salarial 2022, e apresenta as principais habilidades procuradas pelos empregadores em 2022.
“De uma perspetiva geral, podemos dizer que as soft skills mais procuradas são: comunicação, trabalho em equipa e resiliência“, comenta François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal.
Porém, existem outros conjuntos de soft skills que serão extremamente importantes em 2022
Resiliência
A habilidade mais requisitada no momento. A pandemia global apresentou uma miríade de desafios complicados, então os empregadores estão a procurar por pessoas que possam dar o seu melhor para se adaptar a diferentes situações e lidar com contratempos com uma atitude calculada e calma. Embora a resiliência possa parecer uma qualidade intangível, ser capaz de identificar e falar sobre sua capacidade de se recuperar de situações e se adaptar é muito valioso ao entrar no mercado de trabalho.
Confiança a usar tecnologia
A literacia tecnológica sempre foi valorizada, mas com um número crescente de equipas em teletrabalho, nunca foi tão importante.
“Para se manterem relevantes, empresas de todos os setores estão a procurar profissionais com experiência em tecnologia”, comenta François. “Familiaridade com ferramentas como vídeo-conferência, plataformas de colaboração, partilha e armazenamento de ficheiros, e-learning e a capacidade de organizar e realizar eventos virtuais agora são essenciais para muitos”, acrescenta.
Agilidade
Se aprendemos alguma coisa em 2020, foi que o mundo pode mudar da noite para o dia. Apenas as empresas adaptáveis e ágeis foram capazes de sobreviver, e isso é uma prova da agilidade das equipas.
“Os responsáveis pelo recrutamento procuram colaboradores que possam ser produtivos num ambiente sem necessariamente ter um plano, roteiro ou processo escrito a seguir”, explica François.
Sobre as hard skills, François destaca algumas opções de cada área:
Finanças & Contabilidade
- Recuperação de negócio: para melhorar os fluxos de caixa, e a exposição ao risco e fortalecer os seus processos internos assim como para minimizar a probabilidade de perdas.
- Ferramentas ERP e BI: para melhorar a eficiência dos processos baseados na Cloud. Experiência com SAP, PowerBI ou Navision será uma grande vantagem.
- Capital Structure: para reestruturar a dívida e diversificar fontes de financiamento.
Engenharia & Operações
Tecnologia & Digital
“Além de todas as mencionadas acima, Inglês avançado, habilidades de comunicação e trabalho em equipe é esperado para todas as divisões”, finaliza François.