Nascidos já em plena era digital, há uma geração que trata as redes sociais por tu, dominando na perfeição a internet. Sempre que a dúvida se instala é no telemóvel e no computador que obtêm as respostas, tendo o “Dr. Google” como referência. A chamada Geração Z – nascida entre 1995 e 2010 – foi analisada num estudo de mercado realizado pela Milenar, agência de influenciadores, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que agora revela as conclusões obtidas num report de tendências sobre os perfis e traços de comportamento identificados.
Algumas conclusões:
- 87% das crianças e jovens ligam-se diariamente à internet para utilizar as redes sociais, enviar e receber emails, comunicar em tempo real e jogar
- 79% usa as redes sociais para manter contacto com os amigos
- Cerca de 18% afirma descobrir marcas através de celebridades e pessoas conhecidas
- 76% utiliza as redes sociais nos transportes públicos
- 79% utiliza as redes sociais ao acordar, 89% antes de dormir, 88% em pausas e 52% no trabalho ou nas aulas
Como redes sociais mais utilizadas para a procura de produtos e marcas, destaca-se com:
71% o Instagram
31% o Youtube
31% o Facebook
Como grandes conclusões, podemos assumir que a Geração Z é mais suscetível a comprar um produto se este for recomendado pelo seu influenciador favorito, considerando que as marcas devem adotar uma comunicação mais eficaz, transmitindo as qualidades emocionais do produto. São também mais fiéis às marcas, embora rompam com os modelos de consumo tradicionais e são mais exigentes.
Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui: Report Tendências digitais geração Z